03/02/2014

O método brainstorming

De autoria de Alex Osborn, foi, e é, por este e por seus seguidores, muito utilizada nos Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. 

Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante. 

É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwriting, que se constitui na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a chegada da solução efetiva. 

Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, Internet e outras situações mais técnicas.
Como funciona o brainstorm?
brainstorm é dividido em duas partes: a produção das sugestões e a avaliação das ideias sugeridas. Algumas regras devem ser seguidas em uma sessão de brainstorming, como, por exemplo, durante o brainstorm é proibido debater e criticar as ideias sugeridas pelos participantes. Isso serve para evitar que tais atitudes causem inibições e os participantes deixem de dizer tudo o que pensam, uma vez que quanto mais ideias forem apresentadas, melhor para a sessão. Outras regras ditam que nenhuma ideia deve ser desprezada e também deve haver igualdade de oportunidade entre todos os participantes para exporem suas sugestões.
Vantagens do brainstorm
1.  brainstorm permite maior interatividade, oferecendo as pessoas a interagirem umas com as outras, uma vez que é uma técnica utilizada essencialmente em grupo.
2.  A técnica de brainstorm que as pessoas exponham seus pensamentos de onde podem surgir ideias inovadoras e que de outra forma nunca seriam apresentadas.
3.  Os colaboradores se sentem mais valorizados, uma vez que a empresa se preocupou em ouvi-los. Isso aumenta a motivação, principalmente quando uma ou várias das ideias apresentadas são implementadas na empresa e dão bons resultados.
4.  Como as ideias vêm de pessoas que realmente conhecem a empresa, as possibilidades de essas ideias resolverem os problemas apresentados são grandes.
5.  Ajuda no ambiente geral da empresa, principalmente em relação ao espírito de equipe. Isso estreita as relações entre os participantes.
6.  O brainstorm melhora a comunicação entre as pessoas, uma vez que elas, dia a dia, vão perdendo o receio de que suas ideias sejam rejeitadas.
7.  A relação entre os gerentes e a equipe é fortalecida.
8.  O brainstorm incentiva as pessoas a desenvolverem melhores suas capacidades, uma vez que é estimulado que cada um ofereça o melhor de si nessas reuniões.
Lições básicas sobre Brainstorming
§  Gere inicialmente o maior número possível de ideias: Linus Pauling já dizia “A melhor forma de ter uma boa ideia é ter várias ideias.”. No total geramos mais de 100 possíveis soluções para o problema e isso facilitou muito o processo de encontrar uma ideia boa no meio delas.
§  No começo não descarte ideias esdrúxulas: Uma das ideias que surgiu foi contratar um porteiro para acompanhar o deficiente, o que é totalmente inviável. Mesmo assim, essa ideia serviu de base para mostrar que uma boa solução seria a porta ser destravada à distância, sem necessidade de colocar a chave na fechadura.
§  Concentre seu esforço nas melhores ideias: Depois que percebemos que o acionamento à distância tinha um grande valor, focamos nesse ponto. A necessidade de um motor para abertura automática foi descartada logo que começamos a cruzar as ideias com o foco do projeto. Isso nos poupou um bom tempo de análise.
§  Mantenha o controle: Por mais que seja estimulada a freneticidade inicial, a equipe precisa saber quando já tem ideias o suficiente e dar prosseguimento ao processo. Essas versões que surgirão no Brainstorming ainda serão refinadas, ideias “suficientemente boas” são o que você precisa por agora.
(AD)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog