01/02/2014

Livro: treinanDo a Emoção Para Ser Feliz (Autor: AUGUSTO JORGE CURY)




TREINANDO A EMOÇÃO PARA SER FELIZ


O mundo moderno se tornou uma fábrica de stress. Os piores inimigos do homem estão dentro dele. As ideias negativas, as preocupações com a existência, a paranoia da estética, os pensamentos antecipatórios tem assaltado a emoção humana e roubado a tranquilidade e o encanto pela vida.
Para alguns, a felicidade é uma miragem no deserto, impossível de ser alcançada. Mas neste livro você aprenderá uma série de técnicas e procedimentos para treinar a sua emoção para contemplar o belo, proteger-se das tensões sociais, superar seus conflitos e amar intensamente a vida. 


 Você é insubstituível: um ser único no universo

Tome cuidado! Não se submeta à ditadura dos padrões de estética e do consumismo. Desconfie do “belo” preconizado pela sociedade. Você pode ser belíssimo, mesmo que esteja longe dos padrões de beleza. A paranóia da estética tem envelhecido precocemente a emoção. Tem produzido velhos no corpo de jovens.
Não seja escravo dos seus fracassos, das suas tentativas mal sucedidas de mudar seu estilo de vida, do seu perfeccionismo, das suas preocupações e muito menos dos pensamentos antecipatórios. Nas sociedades livres, muitos homens estão vivendo no mais profundo cárcere, o cárcere da emoção. Liberte-se, aquiete seus pensamentos, seu maior compromisso é viver feliz.

Sempre recorde que as coisas mais belas estão presentes nas coisas mais simples. A miséria sempre foi manchete e a alegria sempre ficou no rodapé. Temos milhões de motivos para sermos alegres, mas frequentemente damos mais importância para aquilo que nos aborrece.
Não se preocupe excessivamente com a sua imagem social. Procure dar o melhor de si, mas não gravite jamais em torno do que os outros pensam e falam de você.
Não critique excessivamente o mundo a sua volta. Toda reclamação, crítica excessiva e negativismo são registrados automaticamente em sua memória, expandindo zonas doentias em seu inconsciente. Cuide do que você arquiva, que estará cuidando da sua emoção.
Treine trabalhar com prazer. Conquiste as pessoas difíceis, autoritárias, complicadas. Transforme-as em seus amigos. Observe se os defeitos que você vê nos outros também não estão em você. Não espere que os outros mudem com você, mude você com eles. Não espere que a situação mude, mude a situação.
O pior observador é aquele que não consegue sair da sua poltrona, que exalta, ainda que sutilmente, a sua conta bancária, os seus diplomas e o seu status e não exalta a vida que pulsa dentro de si. Pensa excessivamente, raramente se desliga. O pensamento acelerado expande a tristeza e a fadiga.
A vida é o maior espetáculo do mundo, obra-prima do autor da existência!
Descubra que há uma força no seu espírito maior do que imagina. Quando as lagrimas, que você nunca teve coragem de chorar, escorrerem silenciosamente em sua face e você sentir que não tem mais força para continuar sua jornada, não se desespere. Pare! Tenha coragem de ser um pequeno aprendiz. Retome alguns caminhos, abra novos atalhos e aprenda a mais básica e legítima lição de treinamento da emoção: recomeçar tudo de novo, tantas vezes quantas forem necessárias.
Ambicione ser feliz! Sonhe em ser feliz! Persista em ser feliz!
Que você nunca desista dos outros. Que lhes dê todas as chances necessárias. Que possa ajudá-los a corrigir as rotas de suas vidas, mas, se eles tiverem dificuldades para caminhar, não os condene. Se eles não quiserem ser ajudados, aprenda a controlar a sua ansiedade e poupar energia; respeite-os e espere até que eles peçam ajuda.
Que você jamais desista da vida e nem se auto-abandone, mesmo se o mundo desabar sobre você e ninguém o compreender.
Que você aprenda a erguer os olhos e enxergar continuamente o mistério e o encanto da existência.
Que você possa se levantar todas as vezes que tropeçar e continuar sem recuar.
Que você fique fascinado em descobrir que, para o Autor da vida, você é um ser insubstituível, ímpar, exclusivo. Que vocês sejam grandes e inseparáveis amigos.
Que você nunca se sinta mais um número na multidão. Que jamais duvide de que, embora tenha defeitos, dificuldades e momentos de insegurança, o universo não seria o mesmo sem você.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog