24/12/2010

Logística Empresarial

INTRODUÇAO
Neste trabalho apresentaremos algumas conceitos sobre logística que conseguimos identificar em textos lidos e alguns exemplos de autores que escrevem sobre o assunto referentes a logística. Também apresentaremos em anexo alguns gráficos que representam alguns dos assuntos abordados neste trabalho.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final assim como dos fluxos de informação, que locam os produtos e, movimento com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Ela tem a finalidade de assegurar a disponibilidade do produto correto, na quantidade correta, na hora, lugar e consumidor certo.
É o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados, através da organização de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
Podemos então observar que a logística oferece os seguintes benefícios:
Distribuição mais rápida.
Menores custos de distribuição.
Menores volumes e custos de estoque
Menos perda de produtos / avarias.
Reações mais rápidas às mudanças na demanda.
Melhor serviço ao cliente.
E outros.
Hoje vem crescendo muito a venda das empresas Ponto.com, então a logística é fundamental para este segmento, como exemplo podemos citar as Lojas Americanas . sabemos que no comercio eletrónico não basta ter uma bom site, um bom produto e um bom preço. Sem duvida a entrega tem que ser excelente, com local e horário certo
ATIVIDADES PRIMARIAS
As atividades primarias são a de transporte, manutenção de estoques. Processamento de pedido, são aquelas que ajudam diretamente na criação, desenho, comercialização e entrega do bem ou serviço.
Transportes
O transporte é a atividade logística mais importante simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma empresa moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma.
Não é incomum denominar tais eventos de desastres nacionais. Os mercados não podem ser atendidos e produtos permanecem no canal de distribuição para deteriorarem-se ou tornarem-se obsoletos.
Desta forma, transporte refere-se aos vários métodos para se movimentar produtos. Algumas alternativas de populares são os modos rodoviário, ferroviário e aeroviário. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.
Manutenção de estoques
Para se atingir um grau razoável de disponibilidade de produto, é necessário manter estoques, que agem como "amortecedores" entre a oferta e a demanda.
O uso extensivo de estoques resulta no fato de que, em média, eles são responsáveis por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística.
Enquanto o transporte adicional valor de "lugar" ao produto, o estoque agrega valor de "tempo". Para agregar este valor dinâmico, o estoque deve ser posicionado próximo aos consumidores ou aos pontos de manufatura.
Processamento de pedidos
Os custos de processamento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transportes ou de manutenção de estoques.
Contudo, processamento de pedidos é uma atividade de logística primária. Sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também a atividade primária que inicializa movimentação de produtos e a entrega de serviços.
ATIVIDADES DE SUPORTE
As atividades de suporte são: armazenar, manuseio de materiais, embalagem de proteção, aquisição, programação, manutenção de informações, são as atividades que, apoiam as atividades primárias e também a elas mesmas, provendo inputs de produção, recursos humanos e alguns tipos de tecnologia para o desenvolvimento das outras atividades.
Armazenagem
Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baias de atracação e configuração do armazém.
Manuseio de materiais
Está associada com a armazenagem e também apóia a manutenção de estoques. É uma atividade que diz respeito à movimentação do produto no local de estocagem – por exemplo, a transferência de mercadorias do ponto de recebimento no depósito até o local de armazenagem e deste até o ponto de despacho.
Embalagem de proteção
Um dos objetivos da logística é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.
Bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantir movimentação sem quebras. Além disso, dimensões adequadas de empacotamento encorajam manuseio e armazenagem eficientes.
Obtenção
É a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras e da forma pela qual o produto é comprado.
É importante para a logística, pois as decisões de compra têm dimensões geográficas e temporais que afetam os custos logísticos. A obtenção não deve ser confundida com a função de compras. Compras inclui muitos dos detalhes de procedimento , que não são especificamente relacionados com a tarefa logística
Programação do produto
Enquanto a obtenção trata do suprimento de empresas de manufatura, a programação de produto lida com a distribuição. Refere-se primariamente às quantidades agregadas que devem ser produzidas e quando e onde devem ser fabricadas. Não diz respeito à programação detalhada da produção, executada diariamente pelos programadores de produção.
Manutenção de informação
Nenhuma função logística dentro de uma firma poderia operar eficientemente sem as necessárias informações de custo e desempenho. Tais informações são essenciais para correto planejamento e controle logístico.
Manter uma base de dados com informações importantes – por exemplo, localização dos clientes, volumes de vendas, padrões de entregas e níveis dos estoques – apóia a administração eficiente e efetiva das atividades primárias e de apoio.
DISTRIBUIÇÃO FISICA
No lado da demanda da empresa, produtos e serviços devem ser transferidos ou movidos para o cliente. No caso de empresas de manufatura, isso envolve o transporte físico de bens desde a empresa de manufatura até o cliente. No caso de serviços de alto contato com o cliente, o serviço é criado na presença do cliente.
Os modos de transportes disponíveis para o gerente de distribuição física são:
Rodovia;
Ferrovia;
Hidrovia;
Via aérea;
Dutos.
Nem todos os modos de transporte serão adequados para todos os tipos de produtos disponíveis Entretanto, o modo de transporte é normalmente escolhido com base na importância relativa de:
Velocidade de entrega;
Confiabilidade de entrega;
Possível deterioração da qualidade;
Custos de transportes;
Flexibilidade de rota.
As decisões de tamanho de lote e tamanhos de pedidos serão afetadas pelas capacidades de carregamento de cada modo de transporte.
SUPRIMENTOS
Significa administrar planejar e controlar diversos fatores a fim de produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer rapidamente o cliente, criando um diferencial com a concorrência, minimizar os custos financeiros e operacionais pelo uso de menos capital de giro, diminuindo desperdícios e evitando esperas e armazenamento inúteis
1º - A cadeia de suprimentos deve ser vista como entidade única.
2º - Derivando-se da primeira, requer tomada de decisão estratégica, o suprimento é compartilhado por praticamente todas as funções da cadeia, com impacto direto sobre os custos e participação de mercado.
3º - Os estoques são utilizados como mecanismo de balanceamento, como último recurso.
4º - A mudança do interface para a integração.
CONCLUSÃO
Em definição, Logística Integrada é um sistema com visão ampla de gerenciamento da cadeia de suprimentos, do fornecimento de matérias-primas até a distribuição de produtos acabados. Requer o gerenciamento de todas as funções que tornam a cadeia de suprimentos uma entidade única, ao invés do gerenciamento de funções individuais separadamente.
A logística deve ser vista de forma globalizada, onde as matérias primas são compradas em qualquer local do globo, são transformadas nas melhores empresas e vendidas onde existe mercado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo : Atlas, 1993.

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