28/04/2014

Produtividade



  Produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos 
elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos 
necessários.
  Produtividade não é somente maior quantidade. É preciso avaliar a qualidade do serviço.
  Por exemplo: um digitador produzia a emissão de 10 relatórios por dia. Com formação específica, passou a produzir 15 
relatórios por dia, com a mesma qualidade. Isto significa que houve um ganho de produtividade de 50%.
  A produtividade pode ser sempre melhorada através da criatividade, da formação e da melhoria contínua. É o máximo 
da produção que a qualidade permite.

O desperdício é o maior inimigo da produtividade. Ele aumenta os custos e diminui a competitividade. 
 - Desperdícios Aparentes: São desperdícios tradicionais, facilmente identificáveis: luz, água, lixo, sucata...
 - Desperdícios Ocultos: São os desperdícios existentes nos processos de trabalho com os quais nos acostumamos, não percebendo-os como anormais. 

Veja com combater os desperdícios:
 - Observe bem o processo de trabalho, desenhe as seqüências das operações através de Espinhas de Peixe ou Fluxogramas.
 - Localize os pontos de perdas.


  Para conseguir melhor produtividade, é importante:
 - Ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas. 
(ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança);
 - Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de 
habilidades e atualização tecnológica);
 - Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse 
do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo);
 - Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior auto-estima e confiança 
em sua capacidade.

  As vantagens da qualidade e da produtividade:
 - para o cliente
  - Recebe os serviços dentro dos prazos, nas especificações corretas e com preço adequado, conforme combinado;
 - Pode sugerir melhorias para a empresa, adequando, cada vez mais, o serviço às suas necessidades.

 - para a empresa
 - Cria sistemas que permitem a produção padrão dos seus serviços, atendendo ao cliente de forma organizada e 
controlada;
 - Ganha fama, mais clientes e mais solidez no mercado.

 - para o profissional
 - Trabalho confiável, seguro e em ambiente saudável;
 - As atividades são realizadas por todos de forma integrada e sob controle;
 - Desenvolvimento individual dos funcionários.

 - para o país
 - Empresas sólidas, lucrativas e competitivas, preparadas para a concorrência internacional e geradoras de novos 
postos de trabalho.


Estratégia da Qualidade
Estratégia da Produtividade
  • Ouvir o cliente
  • Atender ao cliente com presteza
  • Seguir padrões
  • Acompanhar e melhorar sempre o desempenho
  • Solucionar rapidamente os problemas
  • Controlar custos
  • Combater desperdícios
  • Organizar o trabalho
  • Utilizar a criatividade para melhoria contínua
  • Produzir mais com os mesmos recursos
  • Trabalhar em equipa
  • 
      A  produtividade das empresas tem vindo a crescer nos últimos tempos devido a grande concorrência e a necessidade de 
    fazer sempre melhor. Mas a produtividade basea-se essecialmente na melhoria do sistema produtivo e dos seus outputs sem 
    acrescer nada ao seu custo. Medir a produtividade de uma empresa é saber até que ponto ela é eficiente na utilização dos 
    seus recursos.
    
      Naturalmente a medição da produtividade é algo de bastante complicado já que é sensível a múltliplas variações do sitema. 
    No entanto é foram estabelecidos alguns rácios que permitem visualizar de forma bastante razoavel o comportamento de uma 
    empresa no mercado e sobretudo na sua área de funcionamento.
    
      Eis alguns rácios que permitem entender como se mede a produtividade.
    
    Produtividade = output/imput
    Produtividade total = output total/imput total
    "Multifactor productivity" = total output/subset of imputs
    "Parcial-factor productivity" = total output/single imput
    Produtividade do trabalho = Número de horas de trabalho/Produção em quantidades
    Produtividade do capital = Vendas/Activo
    
    
      Isto tudo sugere naturalmente que as empresas tentam contantemente melhorar a sua produtividade daí a idea de envolver 
    as pessoas que fazem parte de um sistema na sua produtividade e benefícios resultantes atraveis de incentivos.
    (AD)

    Nenhum comentário:

    Arquivo do blog