13/04/2014

Coisas a fazer quando se está desempregado




(Aliás, não diga desempregado, mas “em busca de novos desafios”.) Falando sério, procure exercitar a mente e o corpo. Você se acalmará, terá bons momentos com a família e os amigos e enxergará mais longe.

Por José Amancio

A busca de um novo desafio é sempre um momento difícil, esteja você desempregado ou não. A pessoa passa por uma revisão de seus paradigmas pessoais e profissionais (onde estou, onde quero chegar, o que quero?), cujas respostas não são simples, para dizer o mínimo.

Porém a busca de um novo desafio é também um momento em que grandes oportunidades se apresentam. É hora de:

– avaliar sua performance ao longo dos anos;
– identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados;
– redesenhar sua carreira na mesma área, com um enfoque mais alinhado com a realidade do mercado de trabalho;
– buscar ou desenvolver uma nova carreira em uma área diferente da sua.

Algumas dicas podem ajudar neste momento:

– Motivação pessoal é tudo. Portanto, se você está desempregado, mude a postura – não diga “estou desempregado”. Diga e pense: “estou em busca de novas oportunidades ou disponível”.

– Você não é a única pessoa nesta situação. Em média as pessoas demoram oito meses para obter um novo emprego.

– “Exercite o corpo e a mente agradecerá!”. Use o tempo disponível para se manter em forma com caminhadas e exercícios leves. São atividades meditativas e você se acalmará. Se você for sócio de algum clube, freqüente. Pode ser um bom lugar para novos contatos e amizades.

– Se você tem mais tempo para a vida social, aproveite para visitar amigos e parentes. Leve os filhos à escola. Exercite o seu networking e procure ter bons momentos.

– Avalie seu desempenho nos últimos três empregos ou empreendimentos. Veja as coisas que fez bem, as coisas que fez mal e as coisas que poderia ter feito, mas não fez. Procure aprender com o passado e se preparar para o futuro.

– Veja quais competências você não tem no momento mas que são necessárias em sua área de atuação e procure desenvolvê–las (inglês é fundamental, espanhol é desejável após saber um pouco de inglês).

– Procure na internet alguns treinamentos e cursos de e–learning gratuitos. Procure se atualizar e aumente suas condições de empregabilidade.

– Localize a biblioteca mais próxima. Leia livros gratuitamente e tenha um lugar para ir (ficar em casa direto não é bom).

– Atualize seu currículo e também prepare uma versão dele (ou do plano de negócios) em inglês e espanhol.

– Leia, releia e conheça muito bem o seu currículo ou plano de negócios (caso busque uma oportunidade como consultor independente).

– Treine uma entrevista com todas as possíveis perguntas que um entrevistador (ou potencial investidor) poderia fazer – em português, inglês e espanhol, se for o caso.

– Veja diariamente as vagas e oportunidades disponíveis na internet, em jornais e listas de discussão. Acompanhe as notícias sobre as empresas que estão se expandindo ou mudando para atividades que tenham a ver com seu plano de carreira e seja pró–ativo: envie seu currículo e fale do que gostaria de colaborar para o sucesso da empresa nesta nova atividade ou expansão.

– Além de ler o jornal em busca de novas oportunidades, mantenha–se informado sobre política, economia e outros assuntos que podem ser abordados em entrevistas e avaliações de potencias empreendimentos.

– Tente uma atividade voluntária. Você se manterá ocupado, enriquecerá seu currículo e ainda poderá conhecer novas pessoas.

Enfim, tenha uma rotina sempre repleta de atividades. Lembre–se que todas as coisas se ligam umas nas outras ao final de tudo.

Buscar um novo desafio é uma atividade tão importante e ativa como qualquer outra atividade atual que você desenvolva. Acima de tudo, mantenha o foco no seu objetivo, o sucesso. Procure o sucesso em um aspecto mais amplo (pessoal, familiar, profissional, lazer, forma física).

Esperamos que este artigo possa contribuir na sua busca por um novo desafio ou ajudar a encarar o seu atual desafio de uma maneira diferente. Boa sorte

Nenhum comentário:

Arquivo do blog