13/04/2014

Bom Atendimento, a Alma de um Negócio



por: Ronaldo da Silva Rodrigues

Um bom atendimento gera um bom negócio?
Sem dúvidas nem uma um bom atendimento é a alma do negocio, contrariando algumas teorias existentes no mercado.

Não existe nenhuma fórmula exata para que um cliente insatisfeito seja reconquistado. Cada cliente tem suas características e alcançar o sucesso na reconquista depende muito mais da vontade dele do que dos seus esforços, a postura correta de um profissional é de extrema importância para que se possa passar ao cliente uma imagem de credibilidade.

Pensar na questão do atendimento é de fundamental importância por diversos motivos, seja ele de que natureza for. Em primeiro lugar, as empresas de diversos setores precisam vender, seja bens palpáveis ou não e fazem isso, na maioria das vezes, por meio de seu pessoal. De outro lado, para quem é funcionário, saber atender é imprescindível – pois não há empresa que não queira um bom colaborador. Quem vende bem sempre terá espaço no mercado de trabalho.

Podemos definir - o bom atendimento como o segredo para abrir a caixa de pandora ou popularmente o “pulo do gato”.

Não há como atendermos um cliente com eficiência se não soubermos o que ele busca suas necessidades e seus anseios. Por isso, é importante que, em cada atendimento, todos estejam conscientes das motivações que levaram o cliente a escolher onde você esta. Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência. Atender é mais que servir, posso até afirmar que é uma troca. Por isso é importante que contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A inter-relação entre os setores é um dos fatores mais importantes, se não o mais importante na avaliação da qualidade no atendimento ao cliente.

É preciso ter em mente que é fundamental ter e fazer parte de uma equipe super treinada e motivada, é preciso que os colaboradores estejam comprometidos 100% com o atendimento. Aconselho que sejam escolhidos à dedo pois uma escolha errada pode ser irreversível. Sorrisos, postura positiva, comunicação, diplomacia, gostar de servir, gostar de gente é umas das principais características, boa aparência no sentido de estar de bem com o corpo e animo, são quesitos básicos para se manter uma linha de frente.

O atendimento se resume em:
-ser atento e um bom ouvinte e saber opinar respeitando a inteligência do cliente;
-ser atento para atender quando for solicitado;
-ser solicito para atender;
-saber resolver situações básicas que envolvam o atendimento ou seu setor;
-facilitar as próximas etapas de seu atendimento;
-mostrar ao cliente os prós e contras;
-saber cumprir ordem ou delegadas.

Conhecer o seu cliente e compreender realmente o que ele precisa também é um grande passo para torna-lo parte da empresa. Experiências positivas são levadas adiante, e o cliente acaba se tornando um “vendedor” de suas ideias.

Não adianta investir em propaganda se você ou sua equipe não conseguem atender bem o cliente.

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