19/05/2011

Motivação do Ser Humano



A Motivação é um dos grandes segredos de qualquer planejamento em uma organização buscando a melhoria e o aumento de produtividade. Por melhor que seja o plano, independentemente de quanto foi investido em máquinas, processos e treinamento, é o ser humano motivado que irá operacionalizá-lo. Pode-se dizer que um grupo desmotivado pode levar planos bem elaborados e com alto investimento financeiro ao fracasso.
Nada se pode fazer para motivar as pessoas, pois elas já são motivadas por si só. A motivação vem de dentro de cada um e ela pode facilitar a criatividade de uma forma que cada um, com seu comportamento e personalidade, utilize-a da melhor forma. No entanto, se por um lado é difícil ou impossível motivar uma pessoa, em contrapartida é muito fácil desmotivá-la.
Às vezes uma palavra, um gesto ou até um olhar podem ocasionar a desmotivação. Além disso, não se pode esquecer que os seres humanos são diferentes uns dos outros, e uma ação que incentiva uma pessoa pode não ter efeitos nenhum sobre outra.
Além disso, salário e prêmios em dinheiro não são fatores que por si só motivem os indivíduos. Eles até ficam alegres com isso, mas o que realmente facilita a motivação é um bom ambiente de trabalho, no qual todos se sintam úteis, respeitados, seguros e com liberdade de expressão, de sentimentos e de sua criatividade.
Segundo VIANNA (1999, p.62), "os seres humanos tendem a motivar-se quando percebem um senso de utilidade nas suas atividades".
Na visão de MASLOW, apud ABRANTES (2001, p.25) a motivação só é alcançada após os indivíduos terem suas necessidades satisfeitas, as quais ele classificou em primárias e secundárias, conforme figura 2.4 a seguir.
Figura 2.4 – Pirâmide da hierarquia das necessidades, segundo Maslow, José Abrantes - Rio de Janeiro, 2001
1 – Fisiológicas ou corporais – é a necessidade de estar livre dos perigos da vida;
2 – Segurança e estabilidade – são as necessidades de garantia do emprego;
3 – Sociais ou de participação – é a vontade de fazer parte de um grupo, sem discriminação;
4 – Estima – é a necessidade de ser reconhecido, e assumindo cargo de chefia;
5 – Auto-realização – é a vontade de sentir prazer no trabalho e de ser útil;
As necessidades primárias estão relacionadas com a sobrevivência e as secundárias com o aspecto psicossocial do ser humano. A teoria de Maslow é baseada na premissa de que uma necessidade superior da pirâmide só se manifesta quando a inferior for satisfeita.
Existem outros pesquisadores que vêm estudando a satisfação e a motivação no trabalho, e um ponto todos parecem concordar: a complexidade de entender o que motiva o ser humano para o trabalho, já que somos todos diferentes. E mesmo uma pessoa é capaz de mudar a sua motivação ao longo do tempo, especialmente em função da idade e do aprendizado contínuo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog