19/05/2011

METODOLOGIA DO PROGRAMA 8S



Através das bases teóricas, abordando as teorias motivacionais, a liderança e o processo de comunicação como sendo aspectos importantes para o desenvolvimento de uma organização, identifica-se que os mesmos fazem parte de um conjunto de ações que devem ser realizadas tanto pelas pessoas quanto pela organização como um todo. Assim sendo, ABRANTES (2001, p. 35) apresenta o Programa, que deve ser implantado nas cinco etapas a seguir.
Primeira etapa – Senso de Determinação e União
Segunda etapa – Senso de Treinamento
Terceira etapa – Sensos de Utilização, Ordenação e Limpeza
Quarta etapa – Sensos de Bem-estar e Autodisciplina
Quinta etapa – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
Na terceira etapa, não exige uma seqüência rigorosa e inflexível na ordem de implantação.
Na quarta etapa, os sensos não são propriamente implantados, sendo uma conseqüência natural dos cinco sensos anteriores. De forma parecida, o senso de Economia e Combate aos Desperdícios será implantado aos poucos, proporcionalmente à conscientização das pessoas.
São importantes a avaliação e o controle de todas as etapas, de forma que o feedback proporcione a melhoria contínua do programa (kaisen).
Kaisen é uma palavra do idioma japonês que traduz o ponto principal da filosofia "TQCista". Significa melhorar continuamente todos os produtos e serviços, descobrindo no dia-a-dia formas de tornar os processos cada vez mais eficientes, mais econômicos e mais confiáveis. É a cultura do aperfeiçoamento contínuo. Não há nada que não possa ser melhorado.
A seguir é apresentada figura 2.6 das cinco etapas do Programa 8S e figura 2.7 do fluxograma para execução dos 8S.
Figura 2.6 - Fluxograma das etapas do programa 8S, José Abrantes – Rio de Janeiro, 2001

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