24/12/2010

Projeto de Pesquisa - Conceito

Projeto de Pesquisa - Conceito
I.- Projeto de pesquisa
I.I- Conceito
Todo trabalho a ser desenvolvido exige um planejamento, principalmente quando gera algum tipo de custo com tempo, dinheiro, sacrifício do convívio familiar, do lazer e preocupações de qualquer forma.
Todo trabalho cientifico parte da elaboração de um projeto de pesquisa; já é um trabalho científico, pois é realizada uma pesquisa preliminar.
As diversas fontes de financiamento do trabalho científico e a aprovação para admissão nos cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado, livre-docência) têm como exigência à apresentação de um projeto detalhado, bem elaborado e consistente, para aumentar as chances de aprovação.
No projeto de pesquisa, o pesquisador pode sentir as reais possibilidades de execução ou não, considerando a disponibilidade de tempo, material bibliográfico e outros recursos necessários; nada impede que o projeto seja utilizado no futuro, quando as condições forem mais favoráveis.
II. Estrutura de um projeto de pesquisa
Embora possa sofrer algumas modificações em função da área de pesquisa e dos critérios do orientador, a estrutura apresentada a seguir serve de base para qualquer trabalho científico.
a) Tema
b) Justificativa do tema
c) Objetivo geral
d) Objetivo específico
e) Formulação do problema da pesquisa
f) Formulação da hipótese da pesquisa
g) Metodologia da pesquisa
h) Definição dos termos da pesquisa
i) Bibliografia
j) Cronograma
k) Custos
A) Tema
O tema pode ser escolhido pelo aluno, no qual tenha maior interesse para enriquecimento do saber. Levando-se em considerações os objetivos do trabalho, amplos ou restritos, e as disponibilidades de recursos materiais e humanos.
B) Justificativa do tema
É necessário a demonstração do estágio atual do tema. É pesquisado a partir da apresentação de vários autores, citando o avanços ocorridos, assim como o estágio em que se encontra o tema.
Apresenta-se também a contribuição e o provável avanço que ocorrera com o desenvolvimento da pesquisa, seja no campo teórico ou pratico. Essa justificativa pode ser também no sentido de ordem pessoal, o conhecimento adquirido durante a pesquisa, o qual será de muita importância no desenvolvimento profissional. Muitas vezes determinadas pesquisas servem para confirmar determinadas realidades, ou encontrar soluções para problema existente dia-a-dia das pessoas ou de comunidades.
C) Objetivo geral
É importante que o pesquisador utilize, na definição do seu objetivo geral, uma linguagem clara e precisa e perfeitamente adequada àquela que deveria ser avaliar a viabilidade da execução do trabalho. Deve-se dar uma visão geral do assunto da pesquisa, mostrando sua importância, tendo em vista o conhecimento geral do mesmo e a temática proposta.
D) Objetivo específico
Define o ponto central do trabalho, ressaltando a idéia específica a ser desenvolvida. Tem sua delimitação perfeitamente definida, a qual vai permitir o avanço da pesquisa na sua devida profundidade, pois as generalizações são fatores que acabam impedindo a execução de trabalhos produtivos.
E) Formulação do problema da pesquisa
Onde determina o objetivo do trabalho para dar respostas a determinados problemas. Essa é a razão de ser um trabalho científico.
F) Formulação da hipótese da pesquisa
Provável solução do problema proposto. É em função da hipótese ou hipóteses estabelecidas, que se estrutura todo o caminho a ser percorrido pelo pesquisador. Pode ocorrer no transcorrer do trabalho que essas hipóteses não se confirmem, e o pesquisador deverá aceitar essa realidade cientificamente comprovada e tentar estabelecer outras hipóteses de trabalho, que poderão se confirmar ou não. Além de provar a importância dessas hipóteses, deve-se ressaltar o quanto é importante a perseverança do cientista em busca da verdade.
G) Metodologia da pesquisa
O método nada mais é do que o caminho a ser percorrido para atingir-se o objetivo proposto. Há métodos gerais; aplicados a toda espécie de pesquisa e métodos específicos, cuja utilização vai depender da temática proposta ou do trabalho desenvolvido.
H) Definição dos termos da pesquisa
Define os termos que tem duplo sentido. É importante estar sempre atento ao significado das palavras, não só na proposta de trabalho, mas também na elaboração do texto final. Uma palavra pode ter diversos significados em função de sua utilização no contexto.
I) Bibliografia
Relação em forma de fichário todas as fontes utilizadas, que servirão de base para a formação do trabalho. As fontes utilizadas podem ser livros, jornais, revistas, periódicos, boletins, ensaios, filmes, entrevistas, seminários e outras formas de pesquisa.
J) Cronograma
São as etapas da pesquisa, onde são necessários períodos para sua execução. Envolve datas e etapas de apresentação parcial do relatório com os resultados daquele momento da pesquisa. As datas são estabelecidas para execução das etapas, podendo menores ou maiores dependendo da características da pesquisa.
L) Custos
A necessidade de um cálculo preciso, sempre que possível, dos gastos a serem efetuados, pois leva-se em relação a relação custo/beneficio , ou seja, o financiador quer saber o resultado a ser obtido vai compensar a valor desembolsado. É calculado em 3 etapas, separando o material de uso pessoal e gastos com o pessoal, depois calcula-se as despesas finais.

III - Conclusão
O projeto de pesquisa é um trabalho elaborado para o aperfeiçoamento do pesquisador, com o intuito de ingressar em algum financiamento ou curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado. Sobre seu tema, o pesquisador deve justificar suas hipóteses , determinar seu objetivo, formulando o trabalho de uma forma específica.

Referências bibliográficas
SANTOS, João Almeida - Metodologia científica : Projeto de pesquisa. São Paulo: Futura, 1998, paginas 208 à 218.
VERA, Armando Asti - Metodologia da pesquisa científica: Projeto de pesquisa. Porto alegre: Globo, 1978, paginas 125 à 131.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog