24/12/2010

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

No despontar do século, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração . Um americano FREDERICK WINSLOW TAYLOR , e veio desenvolver a chamada Escola da Administração Cientifica , preocupada em aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho operário . O outro era um europeu HENRI FAYOL , que veio a desenvolver a teoria clássica , que se preocupava em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação dos princípios gerais de administração.
Taylor iniciou suas experiência e estudo pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou suas conclusões para administração geral : sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima , e a das partes para o todo. Em 1903 , publicou seu livro denominado "Administração de Oficina" , onde se preocupava com as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meios do Estudo de Tempo e Movimento. Verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível . Taylor assegurava que as industrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:
Vadiagem Sistemática por parte dos operários .
Desconhecimento, pela gerência , das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização .
Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho .
Henri Fayol, o fundador da teoria Clássica da Administração, nasceu em Constantinopla ,preocupando-se com o aumento da eficiência da empresa por meio da sua organização, pela forma e disposição dos órgãos competentes da organização de departamentos e suas inter-relações estruturais. Neste caso temos a corrente Anatômica e fisiologista , que nos da outra forma de abordagem administrativa , que é de cima para baixo, que vem a ser da direção para execução, da organização para as partes competentes os departamentos . expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro "Administração Industrielle et Générale". Fayol empregou seus últimos anos à tarefa de demonstrar que , com previsão cientifica e métodos de gerência, resultados satisfatórios eram inevitáveis . Fayol Poe parte de pressuposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos , a saber:
Funções Técnicas : produção de bens ou serviços da empresa .
Funções Comerciais : compra e venda , permutação .
Funções Financeiras : procura e gerência de capitais .
Funções de Segurança : proteção e preservação de bens e das pessoas .
Funções Contáveis : inventários , registros , balanços , custo e estatísticas .
Funções administrativas : integrações de cúpula das outras cinco funções . (Coordenação e sincronização)

ORIGEM DA ABORDAGEM CLÁSSICA
Remontam às conseqüências gerais pela Revolução Industrial e que poderiam ser resumidas em dois fatos :
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas , ocasionando uma gradativa complexidade na sua administração .
A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações , no sentido de obter o melhor rendimento possível de seus recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam .
No inicio deste século tinha toda uma variedade incrível de empresas , problemas de baixo rendimento da maquina utilizada, desperdício , insatisfação generalizada entre os operários, concorrência intensa , mas com tendência pouco definidas , elevado volume de perdas, decisões mal formuladas , etc...
DISCURSO DE T.G.A ., SOBRE ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E ORIGEM DA ABORDAGEM CLÁSSICA.
Taylor enfatiza que o operário não era capaz de realizar tarefas, como também não tinha conhecimento para realizar suas tarefas com eficiência .
Como naquela época , supervisor deixava a livre escolha do operário para encorajar sua iniciativa . Mas com a Administração Cientifica de Taylor ocorre à repartição de responsabilidade .
A administração => gerência
Assistência de produção => supervisor
O operário => com a excussão do trabalho estes métodos científicos denomina-se O. R . T .(organização racional do trabalho)
Fayol desenvolveu a teoria clássica da administração , partiu do estudo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas , fossem elas órgãos ou pessoas .
Fayol define a ato de administrar como sendo prever : organizar , comandar e coordenar .
Em outros termos , tanto o diretor , o gerente, o chefe, o supervisor , o carregado – cada qual em seu nível – desempenham atividades de previsão , organização , comando , coordenação e controle , como atividades administrativas essenciais .

Nenhum comentário:

Arquivo do blog