16/03/2007

EDIFIQUE PARA SER EDIFICADO POR WILSON MILERIS


Eis uma norma básica para obter o sucesso: seu sucesso depende do apoio e dorespeito dos outros. Um dos maiores obstáculos entre sua meta e o alcance doseu objetivo é o apoio e respeito que você consegue dos outros. Para obteresse apoio é preciso desenvolver o hábito de construir boas relações comseus superiores e subordinados. E a ferramenta mais eficaz é a capacidade deedificar pessoas. Edificar significa conduzir qualquer comentário a respeitode uma pessoa, destacando as virtudes, as qualidades e os seus méritos.Contudo, os modelos mentais vigentes conduzem a maioria dos comportamentosàs críticas, às falhas e às limitações das pessoas. É importante encararesse tema da seguinte forma: um diretor depende de várias pessoas paraexecutar suas instruções. Se elas não forem cumpridas, o presidente dacompanhia concentrará sua atenção crítica no chefe e não nos empregados.Esse padrão vale principalmente para vendedores que dependem dos clientespara cumprir sua missão. Se as pessoas não receberem o apoio e o respeitodevidos não comprarão e o vendedor terá falhado. Igualmente, o diretor de umcolégio depende dos professores para levar avante o seu programaeducacional; um político depende dos seus eleitores; um dono de uma rede devarejo só consegue êxito se os gerentes e supervisores aceitarem sualiderança, que reflete nos consumidores que compram suas mercadorias.Os novos padrões de liderança exigem que os comandantes consigam o apoio erespeito dos seus liderados para atingir seus objetivos. Agora é tempo deperguntar: O que deve fazer um líder para conseguir apoio da sua equipe? Aresposta é: Aprenda a edificar as pessoas que trabalham e interagem com vocêpara que o respeito e o apoio sejam manifestados.As pessoas que conseguem prosperar na sua vida pessoal e profissional detêm,além do conhecimento técnico, uma habilidade social bastante acentuada. Essahabilidade é a capacidade de edificar. O líder precisa aprender que seupoder de alavancar depende muito mais do respeito que devota à sua equipe ecapacidade de apoiar seus colaboradores do que da sua perícia técnica. Suascompetências básicas são a delegação, o empowerment, a defesa da visão dofuturo e o hábito de edificar seus colaboradores. Note bem isso. Uma pessoanão é "puxada" para uma posição superior. Ela é elevada. É edificada. Naprática, somos elevados pelos que nos conhecem como pessoas que edificam aspessoas que nos cercam. Alguns princípios que devem ser considerados parapromover a edificação das pessoas que participam do seu universo.
1. Seja agradável. Esforce-se para interessar-se, sinceramente, pelas outraspessoas;
2. Seja sociável. Tome a iniciativa de fazer amizades. Aproveite todas asoportunidades para apresentar-se aos outros. Procure saber o nome certo doseu interlocutor e o seu e-mail. Escreva aos novos amigos que desejaconhecer melhor;

3. Respeite as diferenças. Com maturidade, aceite as diferenças e aslimitações humanas. Não espere perfeição de ninguém. Evite ser um reformadorde plantão;4. Avalie as pessoas de uma forma positiva. Procure, em todos, qualidadespara admirar e não defeitos para criticar. Fique imune às influências ecomentários negativos de outras pessoas a respeito de terceiros;
5. Seja generoso na conversação. Imite as pessoas bem sucedidas. Incite osoutros a falar sobre eles mesmos. Deixe que eles falem sobre seus pontos devista, suas opiniões e sobre o que têm realizado;

6. Seja sempre cortês. Esse comportamento faz com que os outros se sintammelhor e, principalmente, faz com que aconteça o mesmo com você;
7. Seja tolerante às frustrações. Não censure os outros quando você sofrerum revés. Lembre-se que a forma como você lida com os contratempos determinaquanto tempo vai levar para que você seja vitorioso.

A cultura de uma empresa é percebida por meio do comportamento de seuslíderes, pois ela só muda se esse comportamento for mudado. E isso éavaliado pelo comportamento pessoal de seus líderes e o desempenho de seunegócio. Para construir uma organização que execute, o líder tem de estarpresente para criar e reforçar o software social com perfil desejado ediálogo consistente.Afinal é preciso que os líderes fomentem a solidariedade, a amizade, orespeito, a afetividade e o amor como fatores fundamentais de humanizaçãodos ambientes de trabalho. E mais do que tudo é preciso que os líderesaprendam a edificar para serem edificados.

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