29/03/2007

COMO TRABALHAR SOB PRESSÃO E MANTER O EQUILÍBRIO

"Eu sou um ser de paz. Paz é o meu estado natural. Por mais que as pessoas eas circunstâncias me puxem para fora do barco da evolução espiritual, euposso me segurar ao mastro da paz". Ken O'DonnelPor José Rubens D'Elia
O pensamento acima é uma fotografia do mundo atual. Identifica o problema,mas apresenta a solução. E o mais gratificante é perceber que a respostaestá dentro de nós. O mundo caminha para a velocidade máxima. E não sabemosmais qual é o limite máximo dessa velocidade. Só sentimos e percebemos que ohomem quer bater o recorde de correr, correr, cobrar, cobrar, viver sobpressão, sem também se preparar para dar conta do que até justifica paraviver sob esse estado que é conquistar o sucesso e a felicidade.No fundo, independente dos caminhos serem inúmeros, dos perfis seremheterogêneos, dos valores serem individuais, todo ser humano na sua essênciaquer sucesso e felicidade.Mesmo que essa busca convirja para esses pontos comuns, a maioria aindadireciona a trajetória só para o lado de fora, esquecendo que a grande saídaé conciliar os caminhos e, principalmente, buscar dentro a matéria-prima queimuniza contra o estresse, contra o desgaste da pressão, contra a velocidadeda cobrança e do fazer cada vez mais e melhor.Todas as características do mundo globalizado e que nos fazem sentir esse"caos" externo vieram para ficar. A grande tendência é que tudo isso aumentee que passe cada vez mais a fazer parte do nosso cenário pessoal eprofissional. A competitividade vai ficar mais acirrada. A empregabilidademais exigente e o mercado cada vez mais seletivo. E nós, personagens dessemomento, estamos mais conscientes de que queremos conviver bem com tudo issoe queremos responder a nossa vocação natural.
Qual é a estratégia? Qual a saída? Ou melhor, existem caminhos? Ou o destinodessa geração é viver estressada, infeliz e sem saúde? Lógico que háalternativas e o mais salutar é que as respostas estão acessíveis. Masporque é tão difícil chegar até elas e acioná-las? Porque, não aprendemos alição que hoje se mostra como a mais importante: olhar para dentro. O nossoterritório interior é quase inexplorado. Já fomos à lua, a outros planetas,mas temos a maior dificuldade de comprar um ticket para a viagem maisencantadora, que é a descoberta de nós mesmos.Se escolhermos percorrer esse caminho, desbravando os lugares nuncapercorridos, descobriremos o tesouro, que nos dará tudo que precisamos paraconviver com o mundo de hoje, o de amanhã, sem abrir mão da felicidade, dasaúde, do bem-estar e do sucesso.
Se já fizemos alguns ensaios nessa trilha, a tempo de acesso a granderesposta, pode levar menos tempo. Se esse caminho for totalmentedesconhecido, com certeza, o tempo será maior. Teremos que usar de algunsingredientes que fazem parte da vida do atleta e que podemos transportarpara a nossa vida de atleta corporativo. Precisamos aprender a terpaciência, disciplina e muito treino diário.Mas, é possível. Como diz Ken O'Donnel, "por mais que as pessoas e as circunstâncias nos puxem para fora do barco da evolução espiritual, podemosnos segurar ao mastro da paz".Esse poder é que queremos desenvolver, fortalecer e nutrir. Para isso, éimportante saber que todos nós nascemos com todas essas qualidadesoriginais. Viemos ao mundo com condições plenas para a felicidade, sucesso,saúde, paz, prosperidade, etc.
Michelangelo já dizia: "Tudo está dentro dapedra". O seu movimento de mudança, começa com a crença de sentir que temtudo dentro de você. E depois é só iniciar a caminhada. Escolher e montar oseu ritual, de acordo com as suas crenças, com a sua identidade e sempreidentificando o que lhe dá prazer.
Boa caminhada!José Rubens D'Elia
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA
(Eu tenho pressão e você?)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog