17/12/2006

PONTOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ


Demétrio Luiz Pedro Bom Júnior


Este artigo segue a proposta e as colocações feitas num texto anterior,publicado pela minha pessoa, cujo título é "Será que comunicamos bem?".Neste texto, a intenção é definir alguns pontos para que podemos atingirnossos objetivos, sobre qualquer assunto, com uma comunicação bem aplicada.Lembro que este artigo não é uma auto-ajuda, mas trás informações que podemser úteis em nossas conversas, reuniões, relacionamentos, etc.Nos próximos textos procurarei detalhar mais sobre cada ponto aqui colocado,com a finalidade de "melhorar" a comunicação. O foco aqui é na comunicaçãopessoal, de forma verbal; mas como muitas empresas utilizam cartas, ofícios,e-mails, quadros de avisos, para divulgarem comunicações, este e os próximosartigos procurarão levantar exemplos e situações também sobre a comunicaçãopor gestos, escrita e de outras formas não-verbais.Abaixo seguem tais pontos ou abordagens para uma boa comunicação. Espero queconsigam compreender o que está sendo colocado aqui e que tenham uma leituraagradável, pensando como aplicar tudo isso da melhor maneira possível. Ospontos para uma comunicação mais eficaz são:* Saiba ouvir: podemos dizer que isso é o segredo de uma boa comunicação.Muitas pessoas nos falam que temos dois ouvidos, dois olhos... e só umaboca; que devemos pensar duas vezes antes de falar ou ouvir mais. Isto éverdade. É constrangedor quando queremos falar algo e uma pessoa não deixa,interrompendo com comentários e com suas razões, não é verdade?Também é válido dizer aqui que o líder, muitas vezes, é aquele que ouve aspessoas, e com isso tira conclusões ou decisões sábias, que conseguemagradar praticamente a todos ou a maioria. Portanto, devemos ouvir mais aspessoas (todas elas), mesmo que seja algo sem importância; mas só de ouvir edar atenção podemos ganhar respeito e confiança do interlocutor, além desempre aprendermos com o que ouvimos. Uma outra dica é repetir o que apessoas está falando, deixando entendido o recado ou a mensagem, evitandoconflitos e deixando a outra pessoa (emissora) mais segura sobre o fato damensagem ter sido compreendida.* Saiba ouvir críticas: se saber ouvir já é difícil, imagina ficar ouvindocríticas sobre os outros e sobre você! É complicado. Muitas pessoas nãoaceitam que outros falem "mal" sobre elas mesmas, principalmente se estaspessoas são de níveis hierárquicos mais baixos na empresa. Porém, ouvircríticas e realizar auto-críticas fazem parte de uma aprendizagem que nosleva a saber trabalhar e viver em equipe e conhecermos melhor nós mesmos.Ouvir críticas e pensar sobre isso é algo sábio e proveitoso, mas é umexercício que leva tempo e paciência; mas que, com certeza, nos fazem serpessoas melhores, principalmente num relacionamento interpessoal.* Conheça a cultura do lugar: nosso país é composto por diversas culturas,que influenciam nos costumes, nos gostos, nos gestos e nas falas. Antes deexpressar, saiba entender o que se passa no local ou com as pessoas, no mododelas falarem e ouvirem, as palavras ou expressões características etc. Issoé um exercício que faz com que você se aproxime das pessoas e consigatransmitir recados de um modo mais eficiente. Essa integração pode serfundamental para empresas que trabalham em várias regiões e com muitaspessoas. No artigo "Será que comunicamos bem?", expliquei sobre os filtrosque fazemos quando observamos ou ouvimos algo (recepção). Estes passoscomentados até agora nos ajudam também a trabalhar com estes filtros,buscando ampliar nossa percepção e diminuir estereótipos e rótulos quefazemos sobre coisas e pessoas.* Saiba expor: até este momento os pontos abordados no texto foram voltadosmais para a observação do que para a exposição da comunicação. Qualquer queseja a forma de expressar a comunicação (falada, escrita, gestual e outras).Expor bem o que deseja é fundamental para a qualidade da comunicação.Citando novamente os filtros, imagine agora que, ao comunicarmos algo, quemestá recebendo este estímulo também está filtrando, dentro de sua formação,experiência, cultura etc.Fazer com que a pessoa realmente entenda é uma tarefa um tanto difícil;muitas vezes ficamos com a impressão de que a pessoa entendeu o recado, porexemplo, sobre como fazer um trabalho e no momento de vermos o resultado,este está diferente do esperado, pois a pessoa não entendeu o que procuramosexplicar, fazendo da forma que ela pensou ter entendido...complicado, não?Exponha com objetividade e clareza o que você deseja, repetindo se fornecessário, usando de palavras adequadas e fáceis de serem lembradas. Sercalmo ou paciente ajuda numa comunicação e numa exposição de idéias maisseguras, gerando melhor receptividade do interlocutor.* Seja breve e objetivo: na verdade este ponto complementa o anterior. Alémde saber expor bem as idéias e o que deseja, seja breve... isto não cansatanto o interlocutor e cria menos confusão. Tenha objetividade, sem fazer"círculos", ou seja, indo mais direto ao assunto; isto evita expectativasnegativas e faz com que a comunicação seja mais proveitosa. Um exemplo: numquadro de avisos as pessoas preferem ler aqueles que possuem letras grandese poucas palavras, pois recebem o recado de forma rápida, do que ocontrário, pois há uma "resistência" em algumas pessoas em ficarem lendo ououvindo avisos, comunicados ou conversas demoradas e cansativas.O uso de expressões chamativas e agradáveis também ajuda neste caso.Perguntar algumas vezes se as pessoas ou interlocutores entenderam amensagem é uma forma de obter feedback da comunicação e saber melhor se orecado foi claro e objetivo.* Evite excessos: este ponto aprofunda um pouco mais sobre sermos claros eeficazes com a comunicação. Evitar excessos significa diminuir as repetiçõesde palavras ou da mensagem. Repetir pode ajudar a outra pessoa ou receptorentender, mas uma repetição exagerada pode gerar conflitos e tornar acomunicação monótona ou desagradável.Deve-se evitar também o excesso de jargões, sendo aconselhável falar numatonalidade compreensível, sem gritarias ou tons baixos de voz, mas sim comuma tonalidade agradável, frisando o que é importante. É importante reforçarque deve-se evitar palavras "chulas" ou aquelas complicadas.* Mantenha padrões: aqui é importante saber manter o padrão da comunicação.Se você costuma usar exemplos, é interessante manter isso. Porém, a forma deexpressar as mensagens e seus conteúdos, com objetividade e clareza, deveser adequada ao público, podendo ser mais formal ou mais informal dependendoda situação, das pessoas, do assunto etc.O importante é manter o estilo, afim de evitar confusões e conflitos; masevitar gírias e o excesso de formalidade (palavras não muito usuais, porexemplo) ajudam a manter um padrão bom de comunicação, além de saber seexpressar da forma correta o idioma, pois muitas vezes o que falamos oucomunicamos tornam-se exemplos para os interlocutores, especialmente aquelescom quem relacionamos em nossa família e no ambiente de trabalho. Masacompanhar tendências e ser flexível é importante também; este ponto serácomentado mais adiante.* Faça associações: o uso de exemplos pode ser eficiente quando foca arealidade ou quando é algo próximo da realidade do interlocutor,especialmente no seu cotidiano. Assim, há uma comprovação maior do que estásendo comunicado, gerando uma confiança e uma compreensão maior da mensagem.Neste sentido, o uso de fatos passados ou históricos também podem reforçar oque se deseja com o comunicado, fazendo associações com o que já foi feitoantes, usando também de exemplos sobre outros lugares ou pessoas (comparandoempresas, por exemplo) ou do cotidiano como já falado, é sempre uma forma dereforçar a importância da mensagem, sua aplicação e utilidade.* Seja coerente: além de manter um certo padrão, como já comentado antes,comunicar algo coerente transmite credibilidade e torna a compreensão e aexecução da comunicação mais fácil e eficaz. Fazer aquilo que fala tambémtorna coerente o que está sendo comunicado. Quantas vezes não percebemos,por exemplo numa empresa, a situação em que um líder ou "chefe" nos falapara fazermos algo (ordem), mas ele mesmo não cumpre o que foi pedido? Issogera descrédito, uma certa desmotivação e o ambiente organizacional ficaconfuso, podendo as pessoas perderem respeito pelas decisões. Então, oimportante é sempre ser transparente com aquilo que fala e faz, tornando-secomprometido com a sua própria comunicação.* Acompanhe as mudanças: sempre surgem novos conceitos, idéias, tecnologiasetc. Ser um comunicador voltado para as tendências, novidades e atualidadesé fundamental para transmitir maior credibilidade e mostrar competência coma comunicação. Sempre surgem novos termos, novas definições, novas formas(meios e canais) de se comunicar; usar tudo isso de forma bem aplicada,coerente e eficiente, gera uma comunicação igualmente eficaz, comcredibilidade, respeito e entendimento correto.Sempre surgem novos exemplos, novas situações e novas aprendizagens. Cabe acada um de nós percebemos estas mudanças, sendo flexíveis, para semprebuscarmos uma comunicação franca, aberta e moderna, sempre respeitando arealidade do meio organizacional ou de outros meios em que vivemos (cultura,expressões, nível de conhecimento, entre outros) para sermos realmenteeficazes.Este artigo procurou discutir alguns pontos primordiais para uma boacomunicação. Cada um de nós deve refletir sobre essas abordagens e devemostentar perceber como comunicamos. Estou ciente que cada um de nós podeinterpretar o conteúdo deste texto de forma diferente um do outro, poistemos nossos próprios filtros; mas se o texto conseguir criar uma reflexão euma percepção maior sobre a comunicação eficaz, o objetivo do estará sendoatingido.Concluindo, deixo uma frase como lembrança: "Idéias boas devem ser semprecomunicadas, mas se forem mal informadas ou compreendidas, podem sertransformar em idéias ruins".


RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA

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