17/12/2006

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes


1) Seja proativo. Com freqüência nos sentimos vítimas da tecnologia - e-mail,pagers, celulares, fax. Tornamo-nos escravos dela. A próxima vez que receberum e-mail, porém, considere como você pode gerenciar a tecnologia em suavida. Podemos decidir, por exemplo, realizar trabalhos mais importantes ecriativos nas primeiras horas da manhã, deixando para responder mensagens aolongo do dia. Você pode ainda avisar seus amigos que não responderámensagens até uma determinada hora do dia. Em casa, desencoraje ligaçõessobre trabalho e dê mais atenção a família.


2) Comece tendo seus objetivos em mente. Pergunte-se "O que eu quero escritoem meu túmulo quando morrer? O que dá direção e significado à minha vida?Estou fazendo alguma coisa para atingi-los?" Muitas pessoas decidem não sóter uma lista de objetivos pessoais como também ma que inclua a família. Atecnologia pode facilitar essa tarefa porque torna a comunicação mais fácilentre as pessoas distantes. Saber das novidades via e-mail é uma ótima formade não perder contato com quem está longe. Parentes podem usar serviços demensagem instantânea - ICQ, entre outros - para se comunicar com maisfacilidade.

3) Ponha em primeiro lugar as coisas mais importantes. Sentimo-noscompelidos a parar tudo para atender um telefone.O problema é que,geralmente, essas interrupções muitas vezes são inúteis. A tecnologia podenos ajudar a organizar a vida e nos manter atualizados com nossoscompromissos.


4) Pense em vencer em conjunto. Lembre-se de que a tecnologia pode fazer acomuncação mais eficiente - mas não necessariamente mais efetiva. Paraconstruir relacionamentos de alta qualidade, é importante manter contatoscom as pessoas. A segunda melhor alternativa é conversar por telefone. Só emseguida vêm o e-mail e as mensagens de voz.


5) Procure primeiro compreeender e, então, ser compreendido. Aprenda aouvir. Se você conhece tecnologia profundamente, não seja intransigente comaqueles que têm dificuldade no assunto. Você vai estar se distanciando daspessoas. Ajude-as a aprender.


6) Crie sinergias. Quando as pessoas não podem se reunir pessoalmente pararesolver um problema, video-conferência e mensagens instanâneas permitem queelas interajam em tempo real. Para as famílias, é possível fazer a mesmacoisa usando sites que oferecem fóruns seguros e privados onde podemconversar, colocar avisos e agendar festas.


7) Mantenha-se afiado. O mau uso da tecnologia geralmente significa perdercontato com a natureza. Por isso, de vez em quando dê um tempo do computadore do celular para um passeio em algum parque.De todos os hábitos citados acima, Paulo Kretly coloca o de número 5 como omais desafiador. "Para praticar esse hábito você precisa se colocar no lugarda outra pessoa, ser humilde para admitir que errou e, acima de tudo,aprender a ouvir mais e falar menos".

(DESCONHEÇO AUTORIA)
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog