20/12/2011

Os 10 Princípios da Qualidade Total.

1º Princípio - Total Satisfação dos Clientes.
Todas as pessoas de uma Empresa ou Instituição devem desenvolver suas atividades, sejam administrativas, comerciais, financeiras ou operacionais, direcionado para um objetivo único, que é a satisfação do cliente, atendendo suas expectativas e necessidades, avaliando o grau de satisfação com relação a empresa e seus produtos, sempre comparando esses dados com a concorrência.
2º Princípio - Gerência Participativa.
Este princípio prioriza o trabalho em equipe, propondo um incentivo ao compartilhamento das informações, fazendo com que todas as pessoas envolvidas no processo participem das decisões ou contribuam com idéias e opiniões, fazendo com que dessa forma a administração deixe de ser o centro das atenções e passe a usar sua autoridade no apoio às ações de sua equipe na busca pela satisfação dos seus clientes.
3º Princípio - Desenvolvimento de Recursos Humanos
O aproveitamento dos recursos materiais e tecnológicos, está apoiado nas pessoas que irão desenvolvê-los. Todos as organizações são formadas por pessoas que apoiam outras pessoas disposta a atender outro grupo de pessoas, dessa forma a educação, o treinamento e a motivação, são investimentos fundamentais para a capacitação dos profissional, contínua e atualizada, de todas as pessoas da organização.
4º Princípio - Constância de Propósitos.
Este princípio propõe pensar a longo prazo, manter a coerência nas atitudes, convergência das ações, paciência, humildade e persistência, valorizando todos os envolvidos no sucesso da organização, sejam eles, gerentes, operário, parceiros, fornecedores e clientes.
5º Princípio - Aperfeiçoamento Contínuo.
Os resultados da qualidade devem ser medidos. Este princípio propões mudanças sempre para melhor, onde o esforço para a atualização deve ser constante, atualização esta que traz novas normas, novas técnicas, novos materiais e novos conhecimentos. As pessoas da organização devem sempre buscar disposição para melhorias, aceitando mudanças, quebrando paradigmas, trocando experiências e superando as próprias expectativas.
6º Princípio - Gerência de Processos.
Uma empresa ou instituição pode ser vista como um sistema organizacional, onde interagem um conjunto de processos, às vezes distintos entre si, mas com a finalidade de atender as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos. Gerenciar todos estes processos administrativos, comerciais, financeiros e operacionais, significa planejar, desenvolver, executar, controlar, analisar, agir corretivamente e propor ações de melhoria contínua.
7º Princípio - Delegação.
Promover a descentralização do poder, evitando os atributos de onipresença, onisciência e de onipotência. Esta proposta significa delegação de autoridade e responsabilidade, significa capacitar adequadamente e permitir que o poder de decisão esteja o mais próximo possível do local onde ocorre a ação, já que respostas rápidas e demonstrações de competência são prioridades nas expectativas dos clientes atualmente.
8º Princípio - Disseminação de Informações.
Garantir com total transparência e fidelidade um fluxo objetivo de informações dentro da Organização. Todas as pessoas envolvidas devem entender, clara e objetivamente, a missão, o negócio, os valores, as responsabilidades e os objetivos da empresa e na empresa. Além de selecionar processos de comunicação que sejam ágeis, seletivos, preciosos , atualizados e confiáveis.
9º Princípio - Garantia da Qualidade.
Este princípio propõe o desenvolvimento da capacidade repetir ou reproduzir a oferta ou execução de produtos e serviços dentro de um padrão de qualidade prometido ou desejado pelos clientes. Como também a capacidade de melhorar o resultado ou o desempenho dos requisitos, à medida que os clientes forem evoluindo na exigência e expectativas e os recursos disponíveis forem permitindo o aperfeiçoamento.
10º Princípio - Não Aceitação de Erros.
Fazer com que as pessoas internalizem o padrão de desempenho "zero defeito", porque os clientes esperam as "coisas certas", com satisfação e que deve ser traduzida pelos seus fornecedores de maneira correta de "fazer certo" estas coisas. Negar o erro e repudiá-lo, significa gerenciamento correto dos processos, treinamento adequado das pessoas, utilização de recursos confiáveis e o registro da qualidade alcançada. O custo de prevenir falhas e erros é sempre menor do que corrigi-los ou lamentá-los.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog