20/12/2011

Brainstorming (Tempestade de idéias)


Brainstorming é uma prática que sempre foi muito utilizada nas empresas de propaganda, e publicidade. Atualmente, a técnica vem sendo aplicada por muitas empresas dos mais variados segmentos, por ser uma ferramenta poderosa na geração de idéias em grupo, pois envolve a contribuição espontânea de todos os participantes, com o objetivo de gerar soluções criativas para os problemas identificados, rompendo paradigmas.
Brainstorming deve criar um clima de envolvimento e motivação, assegurando assim uma melhor qualidade nas decisões tomadas pelo grupo, fortalecendo o comprometimento com a ação e gerando um sentimento de responsabilidade compartilhado por todos.
Por se tratar de uma ferramenta utilizada para gerar um grande número de idéias em um curto período de tempo, o Brainstorming pode ser aplicado em qualquer etapa do processo de solução de problemas. Pode-se destacar que é muito útil a utilização dessa ferramenta quando se deseja a participação de todas as pessoas do grupo.
As reuniões de Brainstorming podem ser estruturadas ou desestruturadas. No primeiro caso, cada pessoa fala de cada vez. Isso força os mais tímidos a colocarem suas idéias, mas também cria a obrigatoriedade de falar, o que pode deixar as pessoas pouco a vontade.
A forma desestruturada não obedece a uma ordem. As pessoas vão falando de acordo com as idéias que tem. É uma reunião bastante produtiva, mas corre-se o risco de que uma pessoa com maior persuasão predomine.
Para a aplicação do Brainstorming, deve-se obedecer algumas regras. Vejamos:
  • Enfatizar a quantidade e não a qualidade das idéias.
  • Evitar críticas, avaliações ou julgamentos das idéias apresentadas.
  • Apresentar as idéias que surgirem na cabeça, sem elaborações ou censura.
  • Estimular todas as idéias, por mais "malucas" que elas possam parecer.
  • "Pegar carona" nas idéias dos outros, criando a partir delas, novas idéias.
Para a aplicação eficaz do Brainstorming, existem algumas etapas básicas para serem seguidas. Vejamos no quadro abaixo essas etapas:
Etapa
Método
Dicas para Condução
1. Introdução
Inicie a sessão esclarecendo os seus objetivos, a questão ou o problema a ser discutido e as regas do jogo.
Crie um clima descontraído e agradável.
Esteja certo de que todos entenderam a questão a ser tratada.
Redefina o problema se necessário
2. Geração de Idéias
Dê um a dois minutos para que pensem no problema.
Solicite em seqüência uma idéia a cada participante e registre-a.
Caso um participante não tenha nada a contribuir, deverá dizer simplesmente "passo". Na próxima rodada, esta pessoa poderá dar uma idéia. São feitas várias rodas consecutivas, até que ninguém tenha mais nada a acrescentar.
Não se esqueça de que todas as idéias são importantes, evite avaliações.
Incentive o grupo a dar o maior número de idéias.
Mantenha um ritmo rápido na coleta e no registro de idéias.
Registre as idéias da forma como foram ditas.
3. Revisão da Lista
Pergunte se alguém tem alguma dúvida e, se for o caso, peça a pessoa que gerou para esclarecê-la.
O objetivo desta etapa é esclarecer e, não, julgar.
4. Análise e Seleção
Leve o grupo a discutir as idéias e a escolher aquelas que valem a pena ser consideradas.
Utilize o consenso nesta seleção preliminar do problema ou da solução.
Idéias semelhantes devem ser agrupadas; idéias sem importância ou impossíveis devem ser descartadas.
Cuide para que não haja monopolização ou imposição de algum participante.
5. Ordenação das Idéias
Solicite que sejam analisadas as idéias que permaneceram na lista.
Promova a priorização das idéias, solicitando a cada participante, que escolha as três mais importantes.
A votação deve ser usada apenas quando o consenso não for possível.
Concluída a seção de brainstorming, deve-se analisar cada idéia , descartando aquelas que são "impossíveis", ou não se encaixam nos problemas, ficando desta forma somente as idéias que podem ser aproveitadas para a solução do problema colocado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog