07/06/2011

Os 10 Sensos ( 10 S )

Os 10 Sensos  ( 10 S )



MELHORIA CONTÍNUA
1 - SEIRI - Senso de Utilização
2 - SEITON - Senso de Ordenação
3 - SEISOH - Senso de Limpeza
4 - SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene
5 - SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
6 - SHIKARI YARO - Senso de Determinação e União
7 - SHIDO - Senso de Treinamento
8 - SETSUYAKU - Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
9 - SHISEI RINRI - Senso dos Princípios Morais e Éticos
10 - SEKININ SHAKAI - Senso de Responsabilidade Social
A utilização de Sensos como técnicas de estímulo a cultura da qualidade, foi desenvolvida pelas Empresas Japonesas na década de 70 e mundialmente difundida no ocidente nos anos 80 e 90, provocando diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade.
O Programa 5 Esses
Origens
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
Objetivos
O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
O que é o Programa "5S"
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.
Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:

Primeiro ‘S’ – SEIRI – Senso de Utilização ( DESCARTE) - Separar o necessário do desnecessário.
PARA QUE SERVE

Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.   
       - Verificar o que é útil e necessário.
       - Separar aquilo que não tem utilidade para o setor.
       - Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor
Benefícios  
 - Desocupa espaços
       - Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados.
       - Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar
       - Evita a compra desnecessária de materiais.
 - Aumenta a produtividade
 - Prepara o ambiente para a segunda fase


Segundo ‘S’ – SEITON – Senso de Ordenação ( ARRUMAÇÃO ) - Colocar cada coisa em seu devido lugar
PARA QUE SERVE
Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

COMO PRATICAR
 - Analisar onde e como guardar as coisas.
 - Definir critérios para organizá-las
 - Definir lugar e modo adequados de guardá-las.
 - Padronizar os nomes dos objetos.
 - Criar um sistema de identificação visual.
 - Manter tudo em seus lugares após o uso.
Benefícios
 - Racionaliza os espaços.
 - Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca.
 - Evita estoques em duplicidade.
 - Racionaliza a execução das tarefas
 - Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental.
 - Prepara o ambiente para a terceira fase.

Terceiro ‘S’ – SEISOH – Senso de Limpeza - Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
PARA QUE SERVE
Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.   
COMO PRATICAR
 - Fazer uma faxina geral
 - Acionar regularmente o pessoal da limpeza
 - Acionar regularmente o pessoal da manutenção
 - Desenvolver hábitos de limpeza
 - Limpar os objetos antes de guardá-los
Benefícios
 - Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado.
 - Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável.
 - Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários.
 - Incrementa a qualidade de vida na instituição.
 - Prepara o ambiente para a quarta fase.

Quarto ‘S’ – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene - Tornar saudável o ambiente de trabalho.
PARA QUE SERVE
Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.
 COMO PRATICAR
 - Praticar sempre os 3S anteriores
 - Melhorar as condições ambientais de trabalho
 - Promover o respeito mútuo.
 - Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal
 - Criar um ambiente de trabalho harmonioso

Benefícios
 - Reduz acidentes
 - Melhora a saúde geral dos funcionários
 - Eleva o nível de satisfação dos funcionários
 - Facilita as relações humanas
 - Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários.
 - Prepara o ambiente para a quinta fase

Quinto ‘S’ – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina - Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.
PARA QUE SERVE
 - Melhorar constantemente.
 - Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico.
 - Respeitar e cumprir o estabelecido.
COMO PRATICAR
 - Disciplinar a prática dos “S” anteriores.
 - Compartilhar objetivos
 - Difundir regularmente conceitos e informações
 - Cumprir as rotinas com paciência e persistência
 - Incorporar os valores do Programa 5 S.
 - Criar mecanismos de avaliação e motivação
 - Participar dos programas de treinamento
Benefícios
 - Elimina o controle autoritário e imediato
 - Facilita a execução das tarefas
 - Propicia resultados de acordo com o planejado
 - Propicia o crescimento pessoal e profissional
 - Melhora os serviços e as relações pessoais
 - Prepara a instituição e os funcionários para os
 - Programas da Qualidade mais abrangentes.

Sexto ‘S’ – SHIKARI YARO – Senso de Determinação de União
Princípio: Comprometimento e trabalho em equipe.
Esforços devem ser envidados no sentido de proporcionar e garantir “a participação determinada dos gestores em parceria com a união de todos os empregados. O exemplo vem de cima. Motivação, liderança e comunicação são as chaves do senso. No ambiente da Qualidade, um ponto fundamental é a transparência na condução da gestão, para que se tenha um bom trabalho em equipe, buscando assim o comprometimento de todos para alcançar os resultados almejados. Os gestores devem definir formas para que todos se engajem no processo, estimulando e motivando as pessoas para a prática do trabalho em equipe em todas as esferas da organização”.
Benefícios
“Aumento da confiança dos empregados perante a organização”;
“Maior compromisso dos empregados com a busca de resultados”;
“Melhoria nas relações interpessoais”;
Desenvolvimento da capacidade de a organização “reter talentos”

Sétimo ‘S’ – SHIDO – Senso de Treinamento
Princípio: Resultados almejados são alcançados com educação e treinamento dos membros de cada equipe
Recomenda a educação do ser humano e o treinamento do profissional. São “ações que qualificam o profissional e engrandecem o ser humano que passa a ter maior empregabilidade, essencial no cenário atual. Nas práticas da administração moderna o ser humano tem de ser considerado o maior valor, pois é por meio dele que se obtém os resultados almejados. No atual cenário, não só o treinamento de tarefas repetitivas é importante, mas a organização tem de desenvolver as pessoas para que elas tenham a oportunidade de tornar-se empregáveis e competitivas, dando a elas qualificação profissional constante.
Criar o ambiente do conhecimento e desenvolver talentos é uma das propostas do sétimo ‘S’”.
Benefícios
Alcance de “maior empregabilidade”;
“Desenvolvimento de talentos”;
“Aumento da produtividade e resultados”.

Oitavo ‘S’ – SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
Princípio: O combate ao desperdício reduz custos e aumenta a produtividade.
Introdução de medidas, inovações e melhorias que têm por objetivo o combate aos desperdícios, tendo em vista a redução de custos e o aumento da produtividade.
“Combater o desperdício no ambiente de trabalho é fundamental para ajudar nos resultados da empresa. Deve-se estimular os empregados para que criem alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, conscientizando-os da realização do trabalho com qualidade e estimular também a prática da reciclagem, contribuindo, assim, com a não degradação do meio ambiente”.
Benefícios
“Economia para a empresa com a redução dos desperdícios de materiais e serviços”;
“Redução de horas extras”;
“Reeducação das práticas de aquisição de materiais”;
“Preservação do meio ambiente”.

Nono ‘S’ - SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos
Princípio: Desenvolvimento e conscientização de princípios éticos e morais concernentes à lealdade e
respeito no trato com clientes, colegas e superiores.
“Ser ético é, além de outros fatores, ser capaz de voltar esforços de gestão para objetivos mais nobres, como o de aumentar a produtividade, a eficiência e a qualidade de um produto. A empresa deve definir padrões de conduta para seus empregados, criando compromisso dos mesmos com suas atitudes e comportamento. Cada empregado tem de saber avaliar o que pode ou não fazer no exercício da sua função, procurando sempre ser leal com os clientes e com a própria empresa”.
Benefícios
“Empregados mais compromissados com os resultados da empresa”;
Percepção de atitudes éticas dos empregados “perante os clientes, acionistas, fornecedores e equipes de
trabalho da qual fazem parte”.

Décimo ‘S’ – SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social
Princípio: Compromisso assumido pela empresa com os projetos sociais da comunidade onde se
encontra estabelecida e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que a integram.
“Compromisso que a organização e as pessoas que dela fazem parte devem ter com a sociedade. Toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. O décimo senso tem a finalidade de disseminar na organização a importância da prática da Responsabilidade Social, não só como obrigação da empresa em desenvolver ações sociais, mas como incentivo e motivação de seus próprios empregados para a realização de trabalhos voluntários para atender às carências da sociedade. As praticas de Responsabilidade Social vão além dos pagamentos de impostos, tributos e comprimento da legislação trabalhista e ambiental”.
Benefícios
“Melhoria da imagem da empresa perante a sociedade e órgãos governamentais”;
“Maior produtividade dos empregados”;
“Transparência nas ações com os clientes, empregados, acionistas, fornecedores e a sociedade”;
“Participação do crescimento socioeconômico da população”;
“Preservação do meio ambiente”.

“Do ponto de vista organizacional, essa filosofia deve ser praticada com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, criando um ambiente de motivação, onde as pessoais possam transformar seus potenciais em realizações”.
(1) SILVA, José Ailton Baptista da. Implementando o Programa 10S nas empresas. In: Falando de Qualidade, Gestão, Processo de Meio Ambiente – Banas – Ano XIV.

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