10/06/2011

Conclusão SWOT

SWOT é uma sigla que indica a primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses,
Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças) e é
uma definição das fraquezas e fortalezas de uma empresa, bem como as oportunidades
e ameaças inseridos em seu ambiente.
Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicação da análise SWOT:
 A empresa (sua posição no mercado, viabilidade comercial, etc...)
 Um método de distribuição
 Uma marca ou produto
 Uma idéia de negócio
 Estratégias para penetrar em um novo mercado ou o lançamento de um novo
produto
 Uma oportunidade de expansão do negócio
 A escolha de um parceiro potencial
 A escolha de um fornecedor
 Uma estimativa de oportunidades de investimento.
Um Swot clássico se parece com uma tabela feita de células onde se elencam os pontos
fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças
Pontos Fortes Oportunidades
Pontos Fracos Ameaças
Isto pode parecer fácil – completa-se a tabela e a análise SWOT está pronta. Mas os
pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças podem se acumular tanto a ponto
de não conseguirmos distinguir qual deles tem uma maior ou menor importância.
É nestes casos que a técnica de Mapas Mentais pode trazer uma vantagem interessante.
Uma representação visual da informação pode facilitar o processo de entendimento e
lhe permite alocar os pontos e idéias mais importantes, resultando em uma análise
SWOT realmente útil e eficaz.







Logo, após ter realizado uma Análise SWOT você será capaz de observar as vantagens e
os pontos fracos de sua organização de maneira mais transparente, bem como sua
situação perante o mercado. O Uso da técnica de mapeamento mental para desenvolver
uma Análise SWOT, realizado com a ajuda do InteliMap, irá lhe ajudar a estruturar a
informação disponível da sua companhia ou um produto no mercado, bem como ter uma
boa visão de sua situação atual e do desenvolvimento de seus prospectos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog