10/01/2011

Análise SWOT


O termo SWOT é uma combinação das primeiras letras das palavras (em inglês) Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e costuma ser creditada a dois professores da Harvard Business School, nos Estados Unidos.
A ferramenta – conceito Análise SWOT é utilizada para fazer a análise de um ambiente, que visa o planejamento estratégico ou o gerenciamento de uma empresa. Ela é tão simples de usar que pode ser empregada desde a criação de uma pequena empresa até a gestão de uma grande multinacional.Esta análise é exposta em uma grade do tipo 2×2 e divide o ambiente em: ambiente interno ( Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e as fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa no mercado e se relacionam, quase sempre, a fatores internos – pessoas, modelo de gestão, etc. Já as oportunidades e ameaças são as antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos (novos concorrentes, mudanças econômicas, etc).Se no ambiente interno houver algum ponto forte, ele deve ser incentivado, e se um ponto franco ficar evidente, ele deve ser controlado ou minimizado.No ambiente externo que esta fora do controle da empresa, deve ser monitorada com freqüência, para aproveitar oportunidades e evitar ameaças, para que elas sejam combatidas e não causem grandes percas a empresa.
A comparação entre pontos fortes e fracos junto com as oportunidades de mercado e
ameaças lhe permitirá responder as seguintes questões:
1. Como posso tirar vantagem das novas oportunidades, utilizando meus pontos
fortes?
2. Quais pontos Fracos posso melhorar?
3. Com quais pontos fortes é possível neutralizar as ameaças?
4. Quais ameaças, aliadas às fraquezas, preciso temer mais?
Conclusão
Logo, após ter realizado uma Análise SWOT você será capaz de observar as vantagens e
os pontos fracos de sua organização de maneira mais transparente, bem como sua
situação perante o mercado. O Uso da técnica de mapeamento mental para desenvolver
uma Análise SWOT, irá lhe ajudar a estruturar a
informação disponível da sua companhia ou um produto no mercado, bem como ter uma
boa visão de sua situação atual e do desenvolvimento de seus prospectos.

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas como parte do plano de marketing ou do plano de negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). A idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação. Neste tutorial serão detalhados os conceitos que envolvem a realização de uma análise SWOT.
· (S) Strengths (Pontos Fortes, de origem interna)
· (W) Weaknesses (Pontos Fracos, de origem interna)
· (O) Opportunities (Oportunidades externas)
· (T) Threats (Ameaças externas)


· Resumo
·
· Uma análise SWOT pode trazer à organização que a utiliza um conjunto de informações importantes para a tomada de decisões.
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· Quando realizada através de Mapas Mentais, temos condições de conduzir reuniões rápidas com clientes e membros da equipe para o levantamento de pontos que irão nos ajudar em uma análise mais completa.
·
· Para completar, os Mapas Mentais nos permitem rapidamente ampliar a visão que temos dos pontos registrados durante a reunião, de forma a identificarmos seus componentes mais importantes (como em uma estrutura analítica de projetos) e até mesmo trabalhar em uma rápida divisão de tarefas entre os participantes de uma reunião para uma efetiva tomada de decisão.
A análise SWOT pode servir para se avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma equipe, etc. Para cada um destes itens, fazemos perguntas similares a:

Pontos Fortes:
· O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem?
· Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
· O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?

Pontos Fracos:
· No que você pode melhorar?
· Onde você tem menos recursos que os outros?
· O que outros acham que são suas fraquezas?

Ameaças:
· Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ?
· O que seu concorrente anda fazendo?

Oportunidades:
· Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
· Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor?

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