22/10/2007

O QUE É QUE FAZ UM CENTRO DE VOLUNTÁRIOS

- cria elos entre os que desejam doar seu tempo, trabalho e talento e as pessoas e instituições que necessitam de apoio e ajuda; - identifica oportunidades criativas de participação solidária; ajuda programas e instituições a aperfeiçoar a mobilização e gerenciamento de voluntários; - estimula a realização de ações voluntárias que respondam a demandas sociais não atendidas; - oferece oportunidades de intercâmbio de experiências para voluntários e instituições; - identifica, valoriza e divulga experiências exemplares de trabalho voluntário; - contribui para a consolidação de uma cultura do voluntariado como expressão de uma ética da solidariedade e responsabilidade
Um Centro de Voluntários não duplica o trabalho das múltiplas instituições de voluntariado e sua competência é insubstituível na abordagem de temáticas específicas. Ele dialoga e colabora com os programas já existentes bem como estimula e apóia o surgimento de novas iniciativas para que, em cada cidade, haja cada vez mais e melhores ações voluntárias.
A atuação dos Centros de Voluntários se dá sempre em relação a um determinado espaço ou área geográfica. A maior parte dos centros define como sua área de atuação a cidade em que está localizado. Entretanto, nada impede que um centro se proponha a promover e fortalecer o voluntariado na escala mais ampla de um estado ou região ou, no caso de grandes metrópoles, na escala mais reduzida de um conjunto de bairros. Esta decisão cabe a cada centro.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog