22/10/2007

COMO CRIAR UM CENTRO DE VOLUNTÁRIOS

Qualquer grupo de pessoas ou instituições comprometidas com a causa do voluntariado pode criar um Centro de Voluntários. Todos os centros brasileiros são entidades independentes com fortes raízes na realidade local. Via de regra, o grupo que dá origem ao centro está composto por pessoas com envolvimento voluntário ou profissional em ações sociais e comunitárias como: igrejas, entidades assistenciais, associações de bairro, movimentos ecológicos, hospitais, escolas, empresas, clubes de serviço, movimentos de defesa de direitos etc.
Os caminhos e jeitos de fazer um Centro de Voluntários são múltiplos. Eles podem tomar a forma de uma nova instituição ou de um programa no interior de uma instituição já existente. Sua estrutura é a que melhor se adapta, em cada momento, às atividades que realiza.
Criar e fazer funcionar um Centro requer invenção e experimentação. Para construir esse caminho, audácia, confiança, bom senso, criatividade e conhecimento da realidade são os melhores parceiros.
Se você tem vontade de organizar um Centro de Voluntários na sua cidade, junte seus amigos e colegas para conversar sobre as seguintes perguntas:
Por onde começar? Como reunir os primeiros apoios? Como identificar as necessidades sociais e recursos disponíveis na comunidade? Qual a estrutura mais adequada para o funcionamento de um Centro? O que significa transformar necessidades em oportunidades de ação? Como podem ser captados os recursos necessários ao funcionamento do Centro? Como compartilhar conhecimentos e experiências? As respostas dadas a estas questões foram organizadas em 7 passos a partir da experiência dos Centros já em funcionamento no Brasil. Transformar estas pistas e possibilidades em uma estratégia de ação adaptada à realidade local é responsabilidade de quem assume o desafio da criação de um Centro de Voluntários em sua cidade ou região.
Para saber mais, faça o download do Guia da Constituição de Centros de Voluntários - "Transformando necessidades em oportunidades de ação" - publicado pela Comunidade Solidária.
http://www.portaldovoluntario.org.br/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog