28/07/2006

OS FRUTOS DO ESPÍRITO



O fruto do Espírito "Os dons representam a capacidade ou poder no crente, e o fruto é a representação do caráter: Os dois se completam. O fruto do Espírito Santo é um só, mas se manifesta em cada vida, de nove formas diferentes (Gálatas 5:22).

A Fé - Quem possui o dom da fé, move-se facilmente dentro da dimensão do sobrenatural, pode chamar as coisas que não são como se fossem, pode liberar vida onde há morte, pode liberar cura onde há enfermidade, pode trazer a prosperidade onde há escassez. É o meio que Deus usa para trazer avivamento à Igreja, cidades ou nações. Hebreus 11:1. Sabe o que é conceber dentro do seu coração um milagre e fala dele como se já tivesse morrido.
Vs. 2. Foi o que ajudou os antigos a passar a prova. Vs. 3. Traz a renovação do entendimento para que a Palavra de Deus seja revelada. Vs. 4. Move-nos a dar o nosso melhor para Deus. Vs. 5. É o único que pode agradar a Deus. Vs. 6. Deus recompensa grandemente aos que crêem. Vs. 7. Prepara um ambiente para a salvação de sua família. Vs. 8. Aprendemos a ouvir a Deus e a obedecê-Lo. Vs. 9,10. Temos a certeza de que nossa verdadeira cidadania está em Sua Glória. Vs. 11. Faz-nos tirar forças da fraqueza. Vs. 12. Faz-nos pais de multidões. Vs. 20. Podemos abençoar nossos filhos e nossos discípulos.

Bondade - Embora exista relação entre a bondade e a benignidade, a primeira faz referência à maneira como devemos viver, dando testemunho da existência de Deus. Derek Prince expressa: "A bondade de Deus na vida de um crente, confronta o mundo com a existência de Deus". O conceito bíblico de bondade encerra a idéia de excelência, especialmente no campo moral e se aplica, principalmente, a Deus pois, de acordo com as palavras pronunciadas por Jesus, Ele é o único bom. Em Marcos 10:17-18 Jesus disse ao jovem rico: "Por que Me chamas bom? Ninguém é bom, senão um que é Deus". Em outras palavras: A bondade está firmada no que Deus é e faz, pois é o único em Quem encontramos a excelência moral unida à perfeição de Sua honra e de Sua justiça. Romanos 12:21: "Não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem".
Benignidade - Benignidade está associada ao conceito de benevolência, compaixão, misericórdia e piedade. Este fruto do Espírito consiste em tratar os outros como desejamos ser tratados por eles. Mais que uma sugestão, a benignidade é um mandamento de Jesus a Seus discípulos e a nós (Lucas 6:27-31). Desta passagem são deduzidas várias manifestações do furto da benignidade: 1.Amar a nossos inimigos. 2.Fazer bem aos que nos aborrecem. 3.Abençoar aos que nos amaldiçoam. 4.Orar por quem nos calunia. 5.Estar dispostos a suportar (apresentando a outra face). 6.Dar o que nos pretendem tirar.
Paciência - A paciência é considerada uma virtude do ser humano, que consiste na disposição de suportar a adversidade de forma voluntária, enquanto se está a espera de algo. Isto implica que o crente suporta as provas sem dar lugar à murmuração. Romanos 5:3-4: "Gloriamo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz perseverança". O desenvolvimento da paciência é uma virtude humana emanada de Deus pelo Espírito Santo, que contribui para o fortalecimento do caráter. Para que este objetivo se cumpra, é importante que cada pessoa tenha em conta dois aspectos: a firmeza para suportar os problemas, e a lentidão para vingar-se das ofensas recebidas. Isaías 53:3-7: "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca". I Pedro 2:20-23 "Mas se, quando fazendo o bem e sois afligidos, o suportais com paciência, isso é agradável a Deus".
Paz - De um modo geral a paz, pode ser definida como ausência de conflito; entretanto, a verdadeira paz é aquela que se obtém a partir da reconciliação. Quando houver uma situação de conflito entre duas pessoas, nações ou povos, só quando dialogam, concordam e se reconciliem, podemos falar que tudo voltou a ordem, que há evidência de paz. Colossenses 1:19-20: "...Por meio dEle reconciliasse consigo mesmo todas as coisas". Romanos 5:1, "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus". Efésios 2:14-15 "De ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio..." Isaías 9:7: "Do aumento do Seu governo e da paz não haverá fim...". Isaías 48:18 "Ah! Se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar".
Gozo - O Novo Dicionário Bíblico Ilustrado, diz: "Gozo é o que o homem deseja e que busca; encontra-o quando encontra a Deus, e somente o retém na medida que cresce no conhecimento de Deus, o Autor do verdadeiro gozo e de toda boa dádiva" (pág 435). Ou seja, para o autor, Deus é a única fonte de gozo e este vem por Sua Vontade como fruto de um relacionamento íntimo, pessoal e contínuo de cada indivíduo com Ele. O homem experimenta o verdadeiro gozo quando, arrependido, volta seus olhos e seu coração para Deus; e é neste momento que o Espírito Santo permite que tal pessoa reconheça o que é viver no reino de Deus: "Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo" (Romanos 14.17). O gozo é que permite todo crente permanecer firme em meio à pressão das circunstâncias (Habacuque 3:17-18).
Amor - "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:34-35). "De modo que o amor é o cumprimento da Lei" (Romanos 13:9-10). "Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida; das quais coisas alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos" (I Timóteo 1: 5-6). Ao referir-se ao amor, o grego utiliza quatro palavras distintas: Eros (amor sexual), Estorgue (afeto familiar), Fileo (amor entre amigos); Ágape (amor puro e duradouro). É o amor manifestado por Deus e originado nEle). O amor ágape surge no crente a partir da Palavra de Deus que foi depositada em seu coração, e que levou a um novo nascimento (João 15:12-13).

TEXTO RETIRADO DE LAGOINHA.COM.BR

Nenhum comentário:

Arquivo do blog