Alderfer
condensou as cinco necessidades humanas de Maslow em apenas três categorias:
Existência, Relação e Crescimento
Nesta teoria podemos encontrar três categorias de necessidades:
·
Necessidades de
Existência: incluem todos os desejos
materiais e fisiológicos (ex. comida, água, ar, segurança, sexo, etc.).
Corresponde aos primeiros dois níveis de Maslow;
·
Necessidades de
Relação: referem-se à motivação que as
pessoas têm para manter relações interpessoais (envolvimento com família,
amigos, colegas de trabalho e patrões). Esta categoria tem as mesmas
características das necessidades sociais de Maslow (terceiro e quarto níveis da
pirâmide de Maslow);
·
Necessidades de
Crescimento: refere-se ao desejo intrínseco
de desenvolvimento pessoal, às necessidades de estima e auto-realização (desejo
de ser criativo, produtivo e completar tarefas importantes). Corresponde ao
quinto nível (topo da pirâmide) de Maslow.
·
De acordo com a teoria ERG, focar-se
exclusivamente numa necessidade de cada vez não será uma motivação eficaz. Para
Alderfer, as três áreas ERG não estão hierarquizadas de nenhuma forma pois, ao
contrário da ideia de Maslow, o acesso aos níveis mais elevados da sua pirâmide
não precisa da satisfação das necessidades dos níveis inferiores. Segundo esta
teoria, pode haver mais do que uma necessidade activa ao mesmo tempo e se uma
necessidade de nível superior for reprimida o desejo de satisfazer uma de nível
mais baixo aumentará. Isto significa que não existe uma relação exacta de
hierarquia, podendo as três categorias funcionar simultaneamente.
·
Quando uma pessoa progride na
concretização das necessidades de existência, depois nas de relação e por
último nas de crescimento, experimenta um sentimento de satisfação. Contudo, a
regressão entre os diferentes níveis de necessidades resulta em frustração. A
isto chama-se princípio de regressão da frustração. Ou seja, a teoria ERG
admite que se uma necessidade de nível superior permanecer por satisfazer, a
pessoa poderá regressar às necessidades de níveis inferiores, que parecem mais
simples de satisfazer.
·
Este princípio de regressão da
frustração tem um impacto directo na motivação no local de trabalho. Por
exemplo, se não foram dadas oportunidades de crescimento aos empregados, estes
poderão regredir às necessidades de relações e socializam mais com os colegas
de trabalho. Se a gestão conseguir reconhecer estas condições logo à
partida, poderão ser tomadas medidas para satisfazer as necessidades frustradas
até que o subordinado seja capaz de procurar novamente o crescimento.
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