17/05/2016

O Planejamento do Processo

Um planejamento de processo consiste em fazer as coisas certas na ordem certa. Nada parece particularmente revolucionário quando visto por conta própria; em conjunto, no entanto, cria-se uma dinâmica em que grandes feitos podem ser alcançados.
O planejamento do processo é um elemento chave na gestão de projetos que foca na seleção de recursos para uso na execução e conclusão de um projeto. Em um ambiente de produção, esse aspecto do planejamento também inclui estabelecer a sequência geral de passos, que começam com a aquisição de materiais e terminam com a criação de um produto acabado.
O planejamento do processo é frequentemente associado com o planejamento do projeto, embora as funções específicas de cada ferramenta sejam usadas de forma diferente no planejamento estratégico global.
Apesar de o processo e o planejamento serem necessários para dar forma e foco para qualquer projeto, cada processo atende à necessidades específicas. O planejamento do processo ajuda a criar o caminho necessário para chegar a um objetivo final, como a criação de um produto ou o desenvolvimento de uma campanha de marketing. O planejamento considera cada uma das etapas identificadas no processo de planejamento e define as ações específicas que devem ter lugar nessa ordem a serem concluídas com êxito. Em certo sentido, um plano de processo fornece a estrutura para um procedimento, enquanto um plano de projeto fornece os detalhes de como completar cada etapa ou processo necessário para alcançar o resultado desejado.
O planejamento do processo não é um conceito novo. A estratégia tem sido utilizada nos círculos de negócios ao longo dos séculos. Organizações privadas e sem fins lucrativos costumam usar esse mesmo tipo de planejamento na estruturação de um novo projeto ou diretiva. Embora a quantidade de detalhes envolvidos dependa do escopo do projeto e da cultura da empresa ou entidade, o planejamento funciona em praticamente qualquer cenário em que um grupo de pessoas deseje determinar a forma de alcançar um objetivo específico.
Em um ambiente de fabricação, esse tipo de planejamento também pode resolver problemas relacionados com as etapas identificadas e necessárias para criar um produto. Por exemplo, o plano pode também abordar questões como a concepção da embalagem ou rotulagem para o produto final, ou a criação de manuais de instruções que acompanham cada unidade vendida.
Hoje, o uso de software de planejamento de processo é comum em empresas pequenas e em grandes corporações. Software de gerenciamento de projetos é uma aplicação de computador que auxilia na gestão e manutenção associadas com a organização de um projeto. Esse pacote de software é usado como uma ferramenta para comunicar cronogramas, recursos e metas para as partes interessadas de uma organização. Ele pode ser pensado como uma ferramenta de comunicação para todas as partes interessadas de uma organização sobre o estado atual e futuro de projetos.
Como elemento essencial da gestão de projetos, o planejamento do projeto envolve o desenvolvimento de itens de ação e programação que irão manter o projeto em uma base consistente.
Quando executado corretamente, o planejamento do projeto também vai incluir prazos para a conclusão de cada item de ação, possibilitando avançar com outros itens pendentes de forma ordenada.
Embora alguns acreditem que os planejamentos do projeto e do processo sejam equivalentes, eles não são. Ambos são elementos chave da gestão de projetos, mas o foco de cada um é de semelhança, não de equivalência. O planejamento do processo centra-se mais na seleção de recursos necessários para o projeto, bem como no fornecimento de um quadro geral para atingir o fim desejado. Por outro lado, o planejamento do projeto concentra-se em identificar e organizar as tarefas individuais necessárias para concluir cada etapa do projeto, usando os recursos apontados nesta fase.
Já o planejamento estratégico envolve os esforços estruturados de uma organização para identificar de forma eficaz as suas finalidades e a direção que permitirá à entidade atingir seus objetivos de curto prazo e metas de longo prazo. Indivíduos, empresas, governos, entidades sem fins lucrativos e qualquer outro tipo de organização podem utilizar esse processo de planejamento estratégico para o futuro. Embora os métodos utilizados nesse tipo de processo de planejamento variem, alguns passos básicos tendem a ser aplicados em qualquer configuração. 
O primeiro passo em qualquer esforço de planejamento estratégico envolve o fornecimento de respostas a três questões básicas:
- A entidade deve determinar o que a organização faz.
- É necessário definir quem se beneficia com as atividades da organização.
- A organização deve avaliar os seus pontos fortes e fracos e como eles se relacionam à forma de que as atividades são realizadas.
Uma vez que essa base está em vigor, é possível refinar ainda mais os futuros objetivos e direção da entidade.

Bibliografia/Links Recomendados

Lobo, Renato Nogueirol
Planejamento e controle da produção / Renato Nogueirol Lobo, Damião Limeira da Silva.
1 ed. São Paulo: Érica, 2014.
PIRES, Silvio. Gestão estratégica da produção.
Piracicaba, Unimep, 1995.
RUSSOMANO, Victor Henrique. Planejamento e Controleda Produção.
6 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
SLACK, N. et. al. Administração da produção.
São Paulo: Altas, 1997.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog