11/12/2015

INICIAÇÃO À VISÃO HOLÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES/VISÃO HOLÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES.

INICIAÇÃO À VISÃO HOLÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Na verdade, com o futuro ameaçado e em busca de um desenvolvimento sustentável que satisfaça as demandas do presente sem prejudicar as necessidades do futuro, os desafios tornam-se comuns e a defesa do meio ambiente, que, apesar das lutas das últimas décadas, continua sendo velozmente degradado, transforma-se numa tarefa urgente que compete a cada cidadão.
Assim deve-se criar no homem a ideia de viver em harmonia com a natureza, como parte integrante dela, de quem é reflexo e a quem modifica, humanizando-a, e esta necessidade de que se crie uma nova consciência ecológica e se desenvolva uma nova postura ética perante a natureza é tarefa da gestão holística.
Na realidade, é a necessidade de se olhar o mundo com visão sistémica, é a abrangência e a urgência da questão ambiental que nos impõem a ética da integração e da cooperação pautada na valor universal da sobrevivência do homem e do Planeta, ou seja, do gestão holística que não deve ser imposta, deve sim enfatizar a necessidade da participação livre do todos na construção de um mundo novo.
A gestão holística resgata a ideia do entrelaçamento de interligação de todas as partes do meio ambiente num sistema; para que a abordagem do meio ambiente possa incluir todas as variáveis, históricas, políticas, económicas, sócio-culturais, etc., necessárias para se compreender e gerir adequadamente a relação de se melhorar o sorte da humanidade.
Resumindo, pode-se dizer que para sobreviver, uma organização tem que ser contemporânea do seu tempo. Ela precisa de se ajustar às exigências das mudanças, pois vida é essencialmente mudança. É preciso por conseguinte conhecer, com antecedência razoável, o sentido da mudança. Neste fim de século, as mudanças são bastante rápidas. Por isto mesmo, mais do que nunca vai ser preciso uma acuidade mental muito grande, para os empresários e dirigentes de organizações evitarem o desaparecimento dos sistemas que lideram.
Com isso vemos que é preciso que as empresas sejam contemporâneas ao seu tempo. Ou seja, a organização do futuro terá que reger um desenvolvimento necessário que atenda ao mesmo tempo as necessidades de conforto mínimo de uma população mundial em pleno crescimento e das necessidades de proteger e conservar o meio ambiente. E é por isto que é necessário não somente mudar as pessoas, mas, conjuntamente, é indispensável mudar a cultura organizacional.
VISÃO HOLÍSTICA
·         Cultura: é o conjunto de valores, conhecimentos e costumes que levam as pessoas de determinada sociedade ou grupo social a comportarem-se de determinada maneira dos diferentes actos da sua existência.
·         Organização: é a colectividade de pessoas agrupadas em torno de determinadas finalidades e procurando atingir certos objectivos, estruturada em sistemas interligados de maneira a tender as suas finalidades de modo eficiente.
·         Cultura Organizacional: conjunto de valores, conhecimentos, hábitos e costumes de determinada organização.
·         Holística: visão em que o indivíduo, a sociedade e a natureza formam um conjunto dissociável, interdependente e em constante movimento. Não só as partes de cada sistema se encontram no todo, mas em que os princípios e leis que regem o todo se encontram em todas as partes.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog