23/06/2015

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:Arca de Noé


O filme Noé, retrata um momento pós- apocalipse onde a escassez transforma as pessoas de modo que tudo se torna um desafio.
Dentro deste contexto vemos diversas situações que transformam cada ato em um aprendizado.
À começar pelo desafio de Noé em construir uma Arca para salvar diversas espécies de um dilúvio.
Falando assim fica fácil entender a história, mas dados os detalhes, entendemos que Noé, através de sua visão, obteve ajuda importante de seres na construção da Arca,com termos convincentes e com coragem e determinação. Durante a construção da Arca ele passa diversos ensinamentos principalmente á seus filhos, tais como respeito ao ambiente em que vivem aos seres em questão e ao próximo.
Também pode se ver que em diversos momentos do filme, vemos que as decisões que Noé tomava eram de um líder que seguido por seus instintos e valores transformou uma idéia em algo real, não deixando de se observar que o planejamento foi essencial para que o projeto da Arca fosse concretizado.
Em alguns momentos, ocorrem divergências quanto á sua autoridade, pois tal personalidade forte que Noé possuía mostrava.
Absalão era um homem conhecido como justo. Dedicou a maior parte da sua vida à arte da guerra, onde conceitos técnicos e científicos eram aplicados. Era apaixonado pela organização das forças de combate e o uso de armas avançadas, tais como: lanças de grande alcance, setas orientadas e na última novidade bélica: o lançador de pedras. Com o avanço da idade e o aumento correspondente da sabedoria, Absalão também se preocupava com assuntos humanos, os quais, porém, o perturbavam um pouco. O Criador já não era reverenciado como no seu tempo, os filósofos eram ridicularizados, havia uma inversão completa na política, acreditava-se mais na energia e na estultice dos jovens, do que na ponderada e segura orientação dos mais velhos.

Um dia, Absalão recebeuuma missão importantíssima do Criador: construir um barco para ele e sua família, assim como para 1 casal de cada animal existente. Este barco teria que suportar um dilúvio de 40 dias e 40 noites.


O Criador determinou que este empreendimento deveria que ser entregue em 4 meses!

Absalão ficou jubiloso com a confiança recebida do Criador e não podia perder a oportunidade de aplicar suas ideias que faria parte de uma nova humanidade.

Mas Absalão não conhecia nada de barco, navegação, como então poderia estar à frente deste objetivo? Como será então o desenrolar deste projeto? Quais os pontos em que Absalão errou e acertou neste projeto? Estaremos analisando tudo isso nesta análise crítica. 
Absalão tinha em mãos o grande desafio: construir um barco gigante para um dilúvio de 40 dias/noites e 4 meses para a entrega do produto.

Absalão nada entendia de barco então começou a pensar em quem poderia ajudá-lo nesse projeto e que tivesse conhecimento na área. Foi onde se lembrou de um amigo, engenheiro naval, seu nome era Noé.

Tão logo Absalão contatou Noé e os dois acertaram detalhes do projeto a ser executado. Mas Noé achou que as informações passadas não eram o bastante para a execução do barco e começou a questionar Absalão que por sua vez, achou que era exagero o nível de detalhe solicitado por Noé e disse vamos fazer assim! 

Noé aceitou fazer o barco e passou a necessidade de 10 bons carpinteiros e dentro de 1 mês o barco estaria pronto.


Absalão errou quando achou que as informações básicas que ele tinha sobre o empreendimento eram suficientes para a perfeita execução do projeto. E ainda dispensou o conhecimento de um especialista no assunto.

Noé por sua vez, deu seu prazo e suas condições de acordo com a experiência que tinha neste tipo de trabalho. Ou seja, com a sua equipe a qual já conhecia este tipo de trabalho e já estavam acostumados a trabalharem juntos, seria possível a entrega do barco em 1 mês de trabalho.

Para surpresa de Noé, Absalão não o aceitou como coordenador do projeto, deixando claro que ele seria apenas um executante das ordens passadas por ele, Absalão.

Absalão assumiu a frente do negócio como um todo, achando que daria conta de tudo sozinho, começou a pensar nos recursos necessários para execução do trabalho e a assim foram surgindo várias necessidades, como: recursos humanos, recursos financeiros, recursos materiais, a gestão de todos esses recursos e infinitas necessidades que foram aparecendo no decorrer do tempo.

Foi neste momento, que surge na vida de Absalão, seu amigo Roboão a quem confia demais e com o decorrer do tempo foi ganhando ainda mais sua confiança de forma que Noé que era a princípio a pessoa certa para o sucesso deste projeto, foi ficando com o réu desta história.

Roboão com toda sua lábia foi conquistando a cada dia mais seu chefe Absalão e o convencendo que ele tinha razão em suas opiniões e que suas ideias eram melhores e Noé não passava de um farsa!

Na verdade, Roboão não tinha todo esse preparo para esse empreendimento, suas ideias eram até boas, mas lhe faltava administração, ele não tinha planejamento, monitoramente e controle de todas as ações.

Faltava gestão na atividade de Roboão. Ele estava ciente das necessidades do projeto, executava algumas ações, mas tudo sem gestão, sem controle.

Enquanto isso, Noé, que conhecia muito bem desse empreendimento, tentava por sua vez alertar a seus superiores quanto às necessidades de recursos e aprovações para andamento do projeto. E sempre era ignorado, sendo visto como um qualquer que não sabia o que estava falando.

Nisso, a “grande administração” do homem de confiança de Absalão foi esmorecendo. Os problemas começaram a surgir e ninguém conseguia dar solução e controlar a situação que só ia se agravando com o passar do tempo.

E claro que os problemas que estavam surgindo nunca tinham responsáveis, era um joga pro outro, que joga pro outro até cair sobre Noé. Com isso, todos chegaram á conclusão que para resolver estes problemas o certo era demitir Noé. E Noé foi demitido.

Furioso e determinado a não permanecer mais naquele lugar, Noé decidiu fazer seu próprio barco que o levaria dali juntamente com seus companheiros.

Seus companheiros estavam inseguros por não saberem fazer barcos, mas Noé que conhecia bem o que estava planejando fazer passou-lhes segurança e criou ali uma equipe motivada e determinada a alcançar um objetivo incomum.

Enquanto Noé trabalhava com sua equipe motivada para fazer seu barco e sair daquela terra pra viver em um lugar melhor, o grande empreendimento de Absalão ia de mal a pior. Nada dava certo, tudo estava atrasado e nada tinha gestão.

E nessa correria contra o tempo, tentando “apagar incêndios”, as nuvens no céu começavam a se formar anunciando o grande dilúvio...

Absalão corria de um lado pra o outro tentando ganhar tempo e ajeitar as coisas, mas nada estava bem.

Quando percebeu que tinha perdido todo pessoal que ela achava ter como equipe deste empreendimento, devido à má definição do Plano de Classificação de Cargos e Salários e da Política de promoções oferecido aos funcionários.

Absalão apelou pela sua única saída, solicitou ao Senhor Criador a prorrogação do prazo que a princípio seria de 4 meses, já que ele não conseguiu atendê-lo no prazo. O Senhor Criador negou o pedido. 

Começou a chover... Foi quando para sua surpresa viu algo lá no rio, um barco descendo identificado como: A Arca de Noé.
O empreendimento identificado neste texto como A Arca de Noé, nos traz grandes lições de como deve ser visto pelas empresas o desafio de um novo projeto.

Um novo projeto, seja ele cotidiano da empresa ou não, deve ser bem planejado, contendo o máximo de informações possíveis.

Devem ser levados em consideração no momento do planejamento, todos os recursos necessários e a gestão destes recursos durante a execução do projeto.


Nem sempre aquele profissional que se diz o melhor, o mais bem qualificado, está mais bem preparado para assumir um grande empreendimento. Há vários fatores importantes para definição dos responsáveis que assumirão a direção do projeto, como: experiências anteriores em projetos semelhantes, qualificação na área, capacidade de administração do projeto como um todo, capacidade de realizar um bom planejamento, capacidade de gerir pessoas e conflitos, entre tantos outros.

Mas nada adianta fazer um ótimo planejamento, ter em mãos a melhor e mais motivada equipe de trabalho, o gerente de projeto mais experiente e bem sucedido, se no momento da execução a empresa não por em prática nada daquilo que foi minuciosamente planejado. O fracasso do projeto será certo!

As empresas devem a cada dia mais, estar focadas nas melhores práticas de gerenciamento de suas produções, procurando executar exatamente o que foi planejado e monitorar essa execução, pois todo projeto existem riscos e esses possíveis riscos precisam ser monitorados, eliminados ou ao menos minimizados para não comprometer a entrega final do projeto.


http://ghiorzi.org/arcadenoe.htm

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAcTQAH/estudo-caso-a-arca-noe

http://www.projectbuilder.com.br/blog/gestao-de-projetos/98-quais-sao-os-principais-padroes-de-gerencia-de-projetos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog