21/11/2013

O filme O Diabo Veste Prada (Youtube)

O filme O Diabo Veste Prada é uma obra divertida que aborda essas questões. A história se passa no universo da moda - mas certamente você ira identificar inúmeras situações cotidianas muito semelhantes. No filme, a jovem Andy é contratada como a nova assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), uma tirana editora de moda de Nova York., no desenrolar da história vemos como a busca pela excelência pode ser proporcional à decadência de sua vida pessoal, como explica o personagem Nigel (Stanley Tucci): "Sua vida pessoal etá péssima? Bem vinda ao clube! Acontece quando se trabalha bem. Avise-me quando explodir: quer dizer que será promovida."
Só por esta reflexão, o filme já é uma ótima referência para o profissional atual, seja da Administração, seja de qualquer outra área. Mas temos muito mais pela frente.
Existem três estilos básicos de liderança que um gestor pode adotar: autoritário, democrático e participativo. A personagem Miranda é um exemplo típico de liderança autoritária, é raro ver o ditado "manda quem pode e obedece quem tem juízo" ser tão bem representado em um filme. Cada segundo do filme evidencia o jeito agressivo e duro do estilo autoritário, bem como suas vantagens (total controle sobre a organização em virtude do baixo grau de delegação) e desvantagens (sobrecarga de responsabilidades e serviço que extermina a vida pessoal do gestor autoritário).
Outro assunto muito interessante ilustrado no filme são as bases do poder, ou seja, a capacidade que um indivíduo tem para influenciar o comportamento de outro indivíduo. Existem vários tipos de poder, a saber:
• Poder coercitivo: as pessoas obedecem por medo das conseqüências negativas de seu comportamento.
• Poder de recompensa: o oposto ao poder coercitivo, ou seja, as pessoas obedecem objetivando conseguir algum benefício.
• Poder legítimo: referente à posição na hierarquia formal da organização.
• Poder do talento: é o poder provindo da perícia, isto é, em virtude do líder ser reconhecido por fazer algo muito bem ou em deter conhecimentos sobre algo. Se você faz muito bem alguma coisa útil e as pessoas sabem disso, provavelmente detém poder do talento.
• Poder de referência: provém da admiração pelo outro e o desejo de se parecer com ele, sendo bem semelhante ao carisma.
Miranda apresenta uma miscelânea interessante de poderes, advindos de diversas bases: apresenta poder coercitivo pois as pessoas temem ser ofendidas ou demitidas, apresenta poder legítimo, uma vez que tem cargo de chefia com ampla autoridade, tem poder do talento, pois é considerada "um mito" no mundo da moda, até mesmo o poder de recompensa pode ser ilustrado: "Trabalhe nesta revista de moda por um ano e conseguirá emprego em qualquer outra revista do país!", é o que todos disseram para Anne ao conseguir a tão cobiçada vaga.
Além de todas as reflexões interessantes, O Diabo Veste Prada é um filme cativante e muito divertido que garante boas risadas.
O filme demonstra também bem o posicionamento do profissional diante da concorrência e das múltiplas mudanças que nos levam a obrigatoriamente estar preparados para todas elas; A jovem encara uma entrevista de emprego na famosa revista de moda é a Runway, onde o trabalho esta diretamente ligado com uma das mulheres mais poderosas no mundo da moda, Miranda Priestly (Meryl Streep). Miranda é uma mulher de personagem forte, que suga ao maximo seus trabalhadores, que morrem de medo dela. Rodeada de pessoas bem vestidas e que respiram moda e tudo o que a ela diz respeito, Miranda é o diabo em pessoa. Trabalhar como sua assistente representa deixar de ter vida própria, adivinhar os seus desejos e o mais importante de tudo satisfazer todos eles. Andrea (a jovem personagem) vê uma oportunidade e aposta suas forças para conquistá-la, demonstrando sua vontade de mostrar serviço, mesmo não sendo exatamente o que deseja fazer. A mesma apesar de todas as desvantagens e despreparos quanto ao setor que irá atuar, torna-se o braço direito de Miranda, segue-a para todo o lado, acarretando no descuido da sua vida pessoal, a não dar atenção ao seu namorado, aos seus amigos, e a deixar de lado valores que para ela já foram filosofias de vida. 
Na minha opinião essa questão mostra a intensidade de uma pessoa quanto ao envolvimento na sua vida profissional, quando buscamos o sucesso nesta área muitas adaptações , escolhas e conceitos, podem acabar sendo moldados pelas necessidades que o mercado exige, e principalmente na dedicação.
Miranda se mantém como um chefe, onde ordena e seus funcionários são obrigados a cumprir toda e qualquer ordem mesmo discordando, sem a chance de sequer opinar ou demonstrar seu potencial. 
Andréia soube lidar com as dificuldades, depois de ter aprendido a lição de saber fazer escolhas certas e ver as conseqüências das mesmas, tirando de um problema uma solução, utilizando as mudanças para crescimento pessoal e profissional.
No fim do filme, Andréia resolve deixar à tão renomada revista para seguir de fato sua carreira, levando toda bagagem de conhecimento adquirido em sua desastrosa e inusitada experiência com sua chefe. Onde podemos ver o jogo de interesse bem de perto, e presenciar as atitudes tomadas por pessoas do alto escalão, onde a fez pensar claramente em que tipo de empresa gostaria de trabalhar.
Neste filme podemos tirar muitos exemplos determinantes do comportamento das pessoas dentro de uma organização, cada uma desempenhando seus diferentes papeis e forma de agir.
















Nenhum comentário:

Arquivo do blog