03/06/2013

Você conhece seus valores?



Valor. Como uma palavra tão pequena e comum pode influenciar na vida pessoal e profissional?
Mesmo sem perceber, a maioria das decisões tomadas pelas pessoas são baseadas nos valores, ou seja
crenças, atitudes e julgamentos que ela possui. Cada pequeno passo, seja ele decisivo ou não, é influenciado e determinado por aquilo que acredita-se ser a melhor atitude para aquele momento.
Conhecer o que é importante para o seu futuro, tanto na carreira como fora dela, é um fator determinante para quem pretende fazer um planejamento ou ter mais segurança nas decisões a serem tomadas. Para isso, conhecer os valores que mais importam e influenciam na vida é fundamental.
Veja as tabelas abaixo. Elas foram divididas em três categorias diferentes de valores - os interiores, exteriores e do dia-a-dia. Leia com atenção e enumere, de acordo com as instruções, aqueles que são mais importantes para você. O resultado desse Check List de Valores vai mostrar uma lista dos valores que são mais importantes e que podem guiar a sua vida!
Boa sorte!
Valores internos
Relacionados com recompensas intangíveis, como aquilo que satisfaz cada pessoa. Os valores internos são responsáveis pela motivação para levantar todos os dias e ir para o trabalho ou escola. O tipo de valor que faz com que a pessoa diga: "adoro me preparar para ir ao trabalho!"

Leia as frases abaixo e diga qual a importância de cada um desses valores para você (numa escala de 1 a 5, sendo cinco a mais importante)
 variação e mudanças no dia-a-dia de trabalho
 oportunidades de expressar sua criatividade
 trabalhar nos limites de seu conhecimento
 ajudar outras pessoas
 ajudar a sociedade
 experimentar situações de aventura
 correr riscos e passar por desafios
 sentir-se respeitado em seu trabalho
 competir
 ter contato com o público
 ser especialista em algum assunto
 trabalhar com precisão
 influenciar outras pessoas
 sentir-se realizado
 trabalhar por uma boa causa
Valores Externos
Relativo às coisas tangíveis, como compensações e condições que você encontra na carreira (ambiente, cargos, benefícios e ganhos). Esses valores são os grandes responsáveis por manter as pessoas em seu trabalho, mesmo que elas não estejam contentes com ele.
Leia as frases abaixo e diga qual a importância de cada um desses valores para você (numa escala de 1 a 5, sendo cinco a mais importante)
 ter controle, autoridade, poder
 viajar com freqüência
 ser recompensado monetariamente
 ser um empreendedor
 trabalhar em equipe
 trabalhar em um ambiente ágil
 ter horário fixo
 fazer seus próprios horários / ter horário flexível
 ser / ficar rico
 ter prestigio e status
 ter status intelectual
 ser reconhecido com prêmios, honras e bônus
 usar uniforme
 trabalhar em um ambiente prazeroso
 trabalhar em local de alto risco
Valores do dia-a-dia
Esses são os valores pessoais relacionados a como e onde você quer viver, como utilizar seu tempo de lazer e como você se sente em relação ao dinheiro
Leia as frases abaixo e diga qual a importância de cada um desses valores para você (numa escala de 1 a 5, sendo cinco a mais importante)
 economizar
 férias em hotéis caros
 ter acesso a oportunidades culturais e educacionais
 estar próximo à facilidades de entretenimento
 ser participante ativo em sua comunidade
 se divertir em casa
 estar envolvido com política
 viver de forma simples
 passar seu tempo com a família
 viver em uma grande cidade
 viver em outro país
 ter tempo para seu crescimento pessoal e espiritual
 ter casa própria
 viver no campo
 se divertir na vida pessoal e profissional
Como checar seus valores
Depois de preencher as três listas, destaque as opções com 5 de pontuação. Se tiver marcado menos de cinco opções, considere também aquelas que você classificou com o número 4 em importância. Se sua lista de "4 e 5" somar mais de vinte opções você precisa parar e priorizar sua lista. Para isso, não escolha mais de 4 ou 5 opções de cada categoria.
O próximo passo é analisar qual das três categorias é a mais importante para você. Considere como cada uma delas se reflete na sua vida profissional atual e na posição que você gostaria de ocupar. Procure por opções que podem ser colocadas juntas, como economizar e ser rico.
Se não houver opções compatíveis entre as categorias, ou se chegar a conclusão que todas são importantes para você, procure selecionar uma lista com as 10 opções mais importantes e tente continuar diminuindo até que consiga chegar nos 5 valores mais importante de sua vida e que são necessários para o sucesso de sua vida pessoal e profissional.
Finalmente, escreva duas ou três frases que traduzam seus valores para suas expectativas profissionais. Saber o que realmente é importante para você vai ajudá-lo a se preparar para todas as novas oportunidades que aparecerem, como traçar seus objetivos na próxima entrevista ou mudar os rumos de seu trabalho para alcançar uma maior satisfação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog