29/09/2011

Economia Brasileira Atual 2011


A grosso modo , podemos dizer que o Brasil é uma Social Democracia Capitalista , levemente Liberal.
A política econômica adotada desde o Plano Real , é a que chamam de monetarista, baseada no controle da moeda em circulação.
Políticas de medida fiscal , são aquelas que visam manter o controle das contas públicas , equilibrando as despesas e receitas.
Dentre os vários instrumentos de política monetária , o juros se mostra como principal deles , pelo impacto quase imediato que provoca nas atividades econômicas, lembrando que juros é o preço do dinheiro. De modo geral, juros elevados , são usados para arrefecer a atividade econômica , uma vez que encarece os investimentos . No Brasil , os juros altos se verificam principalmente em função da situação precária das contas públicas , onde o Estado é o maior devedor , e o maior tomador de empréstimos. Assim para rolar suas dívidas , o mercado estipula taxas elevadas para o Estado Brasileiro. Por outro lado , os juros altos estimulam as aplicações externas em papéis brasileiros, uma vez que o juros reais no Brasil , é o mais alto do mundo , e permitem esta enxurrada de dólares , o que por sua vez, leva a valorização do real.
Este fato por sua vez vai refletir no comércio exterior, uma vez que o real valorizado , estimula as importações , enquanto a médio e longo prazo, desestimula as exportações.
Porém o real valorizado, favorece a queda na inflação , e aumenta o poder de compra internamente.
No contexto mundial atual, onde o mercado externo é bastante favorável com os preço dos comodities (matérias primas, produtos agrícolas cotados em bolsas) em alta, o Brasil só tem a lucrar. Haja visto que as reservas internacionais brasileiras devem alcançar 80 bi de dólares em 2006, o que diminui o risco Brasil no exterior , e também o risco quanto a crises externas.
O grande problema brasileiro , é quanto ao equilíbrio fiscal , quanto aos gastos públicos , que vem subindo bem acima da inflação, e do crescimento do PIB. Este desequilíbrio , pode sinalizar aos mercados , dificuldades quanto a rolagem e pagamento da dívida pública interna , o que pode acarretar a elevação dos juros , e a estagnação econômica.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog