11/09/2007

OS DEZ ERROS GERENCIAIS MAIS COMUNS


Qualquer empresário pode cometer erros capazes de comprometer o futuro do negócio. O segredo é descobri-los a tempo e redesenhar a empresa.Muitos são os empreendimentos que sucumbem nos primeiros anos de vida. Outros tantos sobrevivem a duras penas. Na origem do mal que ameaça um empreendimento pode estar um erro, um detalhe esquecido, um pequeno pecado cometido pelo empreendedor. Admitir que se cometeu um pecado gerencial pode significar a diferença entre progredir ou fechar as portas.Mas apenas perceber que se está incorrendo num erro não é o suficiente. Se há alguma virtude num pecado é que ele pode servir de lição ao pecador. É preciso ter a disposição para se redimir. A seguir, os dez erros gerenciais mais comuns...
1. Ser centralizador em demasia. O excesso de controles inibe idéias, restringe iniciativas e criatividade e faz perder agilidade.
2. Usar mal o tempo. Planejando adequadamente as tarefas diárias, sobra tempo para pensar sobre a empresa e seu futuro.
3. Ter visão fragmentada do negócio. Isso dificulta a busca de novos clientes e novas oportunidades, impedindo a visão do contexto global e das mudanças de tendência.
4. Pensar na empresa olhando só para seu passado. Nada garante que o que deu certo até agora sirva para o futuro.
5. Achar que pode ter sucesso sozinho. É vital saber formar, liderar, motivar e reter equipes e talentos.
6. Dedicar muitas horas a tarefas operacionais. É pouco produtivo o empreendedor ficar preso a controles rotineiros.
7. Misturar interesses familiares com os da firma. Esse fantasma ainda perambula por muitas empresas.
8. Desviar atenção, tempo, esforço e dedicação do foco principal do seu negócio.
9. Acreditar que já sabe tudo. É fundamental estar aberto a novos aprendizados e estimular seus colaboradores a atualizarem-se.
10. Imaginar que dá para construir uma empresa sem paixão. Esse sentimento deve permear fornecedores, funcionários e clientes. É gente atendendo gente.
Desconheço Autoria.
Rabiscado por mim, Gabi Gabriela

Nenhum comentário:

Arquivo do blog