por Douglas Ferreira
No âmbito do Coaching e da Motivação, o modelo GROW utiliza uma abordagem interrogativa (levada a cabo pelo Coach) alicerçada na atitude positiva dos colaboradores (aqueles que se pretendem motivados).
GROW é um acrónimo para Goals, Reality, Options e Will.
Este modelo visa auxiliar o líder (executive coach) a levar os seus colaboradores a atingir a máxima performance.
O Coach coloca questões sobre:
Goals (Objectivos) – Estão esclarecidos acerca daquilo que querem alcançar?
- Estabeleceram objectivos intermédios e objectivos finais?
- São objectivos
SMART? (SMART é o acrónimo para a designação dos factores considerados mais importantes no estabelecimento de objectivos de qualidade e corresponde a Specific and measurable – Motivating – Attainable – Relevant – Trackable and time-bound).
Reality (Realidade) – Qual é a situação actual deles relativamente ao projecto?
- O que é que os está a ajudar ou a prejudicar?
- Podem aprender com alguém?
Options (Opções) – Quais são as opções disponíveis?
- Existem outras abordagens possíveis?
- Qual é a melhor opção?
Will (Vontade) – Querem verdadeiramente fazer isto?
- Se o grau de empenhamento for baixo, deviam estar a fazer outra coisa?
- Quais seriam as consequências disso?
O segredo do coaching está em contribuir para que o colaborador desenvolva as suas próprias soluções. Desse modo eles sentir-se-ão mais identificados e mais envolvidos no processo, donde decorrerão maiores níveis de motivação para tomar iniciativas e levar o projecto a bom termo e com sucesso.
No âmbito do Coaching e da Motivação, o modelo GROW utiliza uma abordagem interrogativa (levada a cabo pelo Coach) alicerçada na atitude positiva dos colaboradores (aqueles que se pretendem motivados).
GROW é um acrónimo para Goals, Reality, Options e Will.
Este modelo visa auxiliar o líder (executive coach) a levar os seus colaboradores a atingir a máxima performance.
O Coach coloca questões sobre:
Goals (Objetivos)
• Você está esclarecido acerca daquilo que quer alcançar?
• Estabeleceu objetivos intermédios e objetivos finais?
• São objetivos
SMART? (SMART é o acrónimo para a designação dos fatores considerados mais importantes no estabelecimento de objetivos de qualidade e corresponde a Specific and measurable (Especifico e Mensuravel) – Motivating (Motivação) – Attainable (Alcançável) – Relevant (Relevante) – Trackable and time-bound (Planejamento em Datas)).
Reality (Realidade)
• Qual é a situação atual deles relativamente ao projecto?
• O que é que os está a ajudar ou a prejudicar?
• Podem aprender com alguém?
Options (Opções)
• Quais são as opções disponíveis?
• Existem outras abordagens possíveis?
• Qual é a melhor opção?
Will (Vontade)
• Querem verdadeiramente fazer isto?
• Se o grau de empenhamento for baixo, deviam estar a fazer outra coisa?
• Quais seriam as consequências disso?
O segredo do coaching está em contribuir para que o colaborador desenvolva as suas próprias soluções. Desse modo eles sentir-se-ão mais identificados e mais envolvidos no processo, donde decorrerão maiores níveis de motivação para tomar iniciativas e levar o projeto a bom termo e com sucesso.
31/01/2011
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