31/01/2011

Ferramentas de Coaching – Grow

por Douglas Ferreira





No âmbito do Coaching e da Motivação, o modelo GROW utiliza uma abordagem interrogativa (levada a cabo pelo Coach) alicerçada na atitude positiva dos colaboradores (aqueles que se pretendem motivados).

GROW é um acrónimo para Goals, Reality, Options e Will.

Este modelo visa auxiliar o líder (executive coach) a levar os seus colaboradores a atingir a máxima performance.

O Coach coloca questões sobre:

Goals (Objectivos) – Estão esclarecidos acerca daquilo que querem alcançar?

- Estabeleceram objectivos intermédios e objectivos finais?

- São objectivos

SMART? (SMART é o acrónimo para a designação dos factores considerados mais importantes no estabelecimento de objectivos de qualidade e corresponde a Specific and measurable – Motivating – Attainable – Relevant – Trackable and time-bound).

Reality (Realidade) – Qual é a situação actual deles relativamente ao projecto?

- O que é que os está a ajudar ou a prejudicar?

- Podem aprender com alguém?

Options (Opções) – Quais são as opções disponíveis?

- Existem outras abordagens possíveis?

- Qual é a melhor opção?

Will (Vontade) – Querem verdadeiramente fazer isto?

- Se o grau de empenhamento for baixo, deviam estar a fazer outra coisa?

- Quais seriam as consequências disso?

O segredo do coaching está em contribuir para que o colaborador desenvolva as suas próprias soluções. Desse modo eles sentir-se-ão mais identificados e mais envolvidos no processo, donde decorrerão maiores níveis de motivação para tomar iniciativas e levar o projecto a bom termo e com sucesso.

No âmbito do Coaching e da Motivação, o modelo GROW utiliza uma abordagem interrogativa (levada a cabo pelo Coach) alicerçada na atitude positiva dos colaboradores (aqueles que se pretendem motivados).

GROW é um acrónimo para Goals, Reality, Options e Will.

Este modelo visa auxiliar o líder (executive coach) a levar os seus colaboradores a atingir a máxima performance.

O Coach coloca questões sobre:

Goals (Objetivos)

• Você está esclarecido acerca daquilo que quer alcançar?

• Estabeleceu objetivos intermédios e objetivos finais?

• São objetivos

SMART? (SMART é o acrónimo para a designação dos fatores considerados mais importantes no estabelecimento de objetivos de qualidade e corresponde a Specific and measurable (Especifico e Mensuravel) – Motivating (Motivação) – Attainable (Alcançável) – Relevant (Relevante) – Trackable and time-bound (Planejamento em Datas)).

Reality (Realidade)

• Qual é a situação atual deles relativamente ao projecto?

• O que é que os está a ajudar ou a prejudicar?

• Podem aprender com alguém?

Options (Opções)

• Quais são as opções disponíveis?

• Existem outras abordagens possíveis?

• Qual é a melhor opção?

Will (Vontade)

• Querem verdadeiramente fazer isto?

• Se o grau de empenhamento for baixo, deviam estar a fazer outra coisa?

• Quais seriam as consequências disso?

O segredo do coaching está em contribuir para que o colaborador desenvolva as suas próprias soluções. Desse modo eles sentir-se-ão mais identificados e mais envolvidos no processo, donde decorrerão maiores níveis de motivação para tomar iniciativas e levar o projeto a bom termo e com sucesso.

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