A vida está tão corrida que não temos nem mesmo tempo para aprender apoupá-lo - lendo um livro ou indo a um curso de administração do tempo. Epara quem está procurando por algumas dicas bem rápidas de fazer render seutempo, aqui estão 20 sugestões para melhor administrá-lo:
1.Não se apresse.Os erros ocorrem mais freqüentemente quando um trabalho é feito com pressa.Se você não puder terminar tudo, ao menos faça as coisas mais importantescorretamente
2.Na dúvida, pergunte.Comunicação inadequada é um verdadeiro "ralo" por onde o tempo escoa. Tenhaorgulho de um trabalho feito bem, e não da capacidade adivinhar o que érequerido. Perguntar é bem mais rápido do que tentar remendar.
3.Ponha no papel.Nós todos precisamos de ajuda - lembretes - para impedir que uma miríade detarefas essenciais morram de negligência. A pena é mais poderosa do que aespada -- e escreve muito melhor.
4.Organize sua área de trabalho.Um local de trabalho bem organizado não é sinal de uma mente doentia; ésinal de uma mente organizada. As pessoas são mais produtivas no trabalhoquando tudo está arranjado de maneira ordeira.
5.Planeje seu dia.Planos são corrimões que o guiam através da distrações do dia e o mantêm nocurso. Planeje logo no começo o que fará durante o dia, avalie o progressoem intervalos regulares, e meça os resultados no final.
6.Programe suas tarefas.Os trabalhos da lista "para fazer" mostram apenas sua intenção em trabalharnelas; mas programar tarefas importantes revela um compromisso paraterminá-las. Comprometa-se com você mesmo em trabalhar em tarefas de suaprioridade. E mantenha seus compromissos.
7.Mantenha seus arquivos em ordem.Quanto mais papelada se tem, mais difícil fica para encontrar qualquercoisa. Não mantenha documentos que podem ser encontrados em algum outrolugar. Arquive temporariamente, não permanentemente, marcando um "jogar forano dia..." nos papéis que poderá necessitar no futuro. Na dúvida, joguefora. Faça uma "limpeza" em seu material regularmente.
8.Se for delegar tarefas, marque prazos para o término.Nunca passe uma tarefa a alguém sem indicar quando deve ser terminada. Eanote a data em uma lista de follow up. Nunca use termos como "Urgente" ou"para ontem"; seja específico. Se for uma tarefa com um prazo longo paraterminar, verifique o andamento em intervalos predeterminados.
9.Não seja perfeccionista.Se for fazer, faça-o bem. Mas não gaste muito tempo em tarefas que nãorequerem um alto grau de exatidão ou de perfeição.
10.Separe um momento diário de "sossego"Não tem de ser uma hora de silêncio total, nem mesmo precisa durar uma hora.Mas todos precisam de um tempo para pensar em soluções, ou para permitir quesua criatividade floresça. Se o ambiente não o permitir, mude de ambiente.
11.Respeite o tempo dos outros.Se tratássemos os outro como gostaríamos de ser tratados, não haveria tantasinterrupções desnecessárias, tantos telefonemas, e-mails e correspondênciasem finalidade. Acumule seus perguntas, seus comentários e pedidos einterrompa seus colegas ou coordenador com menos freqüência.
12.Não procrastine.Para que deixar para depois o que pode ser agora, com calma e cuidado? Sefor uma tarefa muito complexa ou extensa, divida-a e faça um pouco de cadavez. Se for desagradável, faça-a agora e livre-se dela de uma vez por todas.Adiar tarefas significa perder tempo, aumentar seu estresse e ajudar atornar desagradável seu dia - e o dos outros.
13.Livre-se das revistas.Não as deixe acumular. Assim que receber uma revista, destaque os artigosque lhe interessam, guarde-os em uma pasta (que pode se chamar "artigosinteressantes"), e jogue fora o resto. Ou tire fotocópias dos artigos se asrevistas não puderem ser rasgadas.14.Programe um tempo com sua família.Não use o planejamento de tempo só para o trabalho. Programe seu tempopessoal e o tempo com sua família também. Geralmente as atividades que sãolevadas a cabo são as que foram programadas.
15.Diga não com mais freqüência.Algumas pessoas dizem "sim" simplesmente porque estão disponíveis ou nãoquerem ofender quem está pedindo. Certifique-se que o pedido é compatívelcom seus objetivos antes de concordar em ajudar. Tenha tanto respeito porseu tempo como tem pelo tempo dos outros. Lembre-se, cada vez que você diz"sim" a alguma coisa, está dizendo "não" a algo mais que poderia ser feitopara seu trabalho e para seus alunos.
16.Delegue mais.Delegar resgata seu tempo para as tarefas mais importantes. Se não tiverninguém para delegar suas tarefas, delegue ao seu computador. Ele podeajudar, entre outras coisas, em seus planejamentos de aula, ou em seucontrole de presenças e notas. Esteja sempre informado sobre novidades dainformática que podem poupar seu tempo.
17.Tenha apenas um planejamento de tempo.Você é uma pessoa só, sendo assim, mantenha somente um planejamento ou vocêlogo terá prioridades brigando entre si. Use a mesma agenda para atividadesprogramadas para o trabalho e para a família. E sempre a leve quando for areuniões, cursos, ou para casa.
18.Evite o estresse.Reconheça que não pode fazer e ser tudo ao mesmo tempo. Seja organizado,eficaz e eficiente; mas não se martirize porque não pode fazer o impossível.Não é o ambiente estressante, mas sua reação a ele o que causa danos. Suasaúde deve ser sua prioridade do número um.
19.Pratique o "Princípio de Pareto".A regra "80-20" sugere que 80% de seus resultados são conseguidos por apenas20% das coisas que você faz. Foque em suas prioridades, e se não conseguirfazer tudo, deixe para depois as tarefas menos importantes.
20.Ponha seus objetivos por escrito.Tempo é vida. Não o deixe passar em brancas nuvens. Determine onde gostariade estar daqui a 10 ou 5 anos e coloque estas metas no papel. Programe entãoo momento em que vai trabalhar nesse sentido. Onde você estará em 10 ou 5anos é determinado pelo que você está fazendo hoje, amanhã e semanaseguinte.
Harold Taylor
Time Consultants
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Rabiscado por mim, Gabi Gabriela
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