16/08/2006
VOCÊ É ASSERTIVO?
por Wellington Moreira*"
Assertividade: pouco comentada, contudo fundamental!" É assim que costumoresumir a importância deste tipo de comportamento durante as entrevistas deemprego e dinâmicas de grupo. São simples atitudes que irão ajudá-lo ademonstrar suas competências e habilidades durante os processos de seleção,como também aquilo que precisa evitar.
Os tipos de comportamentoAntes de entendermos o que é ASSERTIVIDADE, vale saber que existem 4 tiposde comportamento: passivo, agressivo, agressivo-passivo e assertivo.Cada um deles tem vantagens e desvantagens dependendo do momento em que formanifesto. Quando digo manifesto, é uma forma de chamar a atenção para aidéia de que comportamento é algo situacional, que pode mudar de acordo como momento e a situação. Em função disto, uma mesma pessoa pode ter os quatrocomportamentos, ainda que certamente exista uma tendência maior de aspessoas agirem de determinada forma em circunstâncias "normais", ou seja, oindivíduo tende a adotar um determinado estilo como mais freqüente.Esta constatação nos confirma a idéia de que podemos mudar um comportamentose percebemos que ele não está valendo a pena, isto é, não satisfaz asnossas necessidades, expectativas e objetivos pessoais. Sim, podemosdesenvolver a nossa assertividade.Veja abaixo as características principais de cada tipo de comportamento:
a) PassivoAnsioso por evitar o confronto, mesmo às custas de si próprio, costuma ficarmuito preocupado com a opinião dos outros a seu respeito. Ainda, geralmente,espera que as pessoas compreendam o que ele deseja.
Expressão corporal: Evita o contato visual com o entrevistador. Quieto, suavoz sai trêmula, com uma fala confusa e atitudes defensivas.Conseqüentemente, encolhe sua postura, mexendo as mãos de forma inquieta.
Ações: Culpa-se de tudo, odeia o assunto, evita a abordagem direta.Justifica-se excessivamente; solicita aprovação. Cede facilmente. Taisatitudes geram simpatia, entretanto faz com que as pessoas se sintamculpadas em pedir-lhe as coisas.Ex.: O entrevistador pergunta:Como você pode contribuir para aumentar os lucros da empresa?- Aumentar os lucros? - responde assustado. Eu vou precisar vender mesmotrabalhando na administração? Ih, não sei se vou conseguir.
b) AgressivoAnsioso por vencer, custe o que custar. Demonstra-se muito mais preocupadocom os próprios desejos do que com os dos outros.
Expressão corporal: Máximo contato visual, fala com voz alta e ainda possuiuma postura evasiva. Costuma apertar os dedos e apontá-los contra quem estáà sua frente.
Ações: Imediatamente joga a culpa nos outros. Critica as pessoas, e não seucomportamento. Interrompe com freqüência. É autoritário e usa de sarcasmo,críticas, escárnio para ganhar a discussão. Solicitações parecem ordem."Engrossa" facilmente a situação.Ex.: - Por que você foi demitido do último emprego? - pergunta oentrevistador.- Porque naquela empresa todo mundo só sabe "puxar o tapete" de quem quertrabalhar. Aliás, meu chefe é um ladrão e fui bobo de permanecer lá portanto tempo.
c) Agressivo-PassivoApresenta comportamento misto, com elementos de agressividade e passividade.Ansioso em acertas contas sem correr riscos de confronto. Comportamentofreqüentemente encontrado em pessoas que querem se afirmar sem terem poderpara tanto.
Expressão corporal: Mínimo contato visual, mas olha para a frente mais quepara o chão. Lacônico, suspira de impaciência. Exasperado, usa expressõescomo "não posso acreditar no que estou ouvindo". Postura fechada.
Ações: Dá respostas indiretas, faz alusões sarcásticas, tem senso de humorirritante. Faz "acerto de contas" indiretamente.Ex.: Durante uma dinâmica o selecionador questiona:- Qual o seu maior objetivo profissional?- Eu espero crescer até chegar à presidência da organização.- Mas por quê? - indaga o recrutador.E o candidato responde: - Eu acho que só assim as pessoas irão me respeitarde verdade, não é? Deve ser muito legal comandar tudo e todos. Já pensou?Nossa, deve ser demais...
d) AssertivoAnsioso por defender seus direitos mas, ao mesmo tempo, capaz de aceitar queas outras pessoas também tenham os seus.
Expressão corporal: Contato visual suficiente para dar a entender que estásendo sincero. Possui um tom de voz moderado e apresenta-se com posturacomedida e segura. Assim, sua linguagem corporal é condizente com suaspalavras.
Ações: Ouve bastante, procura entender. Trata as pessoas com respeito.Aceita acordos, soluções. Aceita declarar ou explicar suas intenções. Vaidireto ao ponto, sem ser áspero. Insiste na busca de seu objetivo.Ex.: - Você já trabalhou sob pressão? - questiona o selecionador.- Sim, várias vezes. Não tenho problemas com isto. Aliás, é para auxiliá-losa resolver problemas que estou aqui.
Benefícios da Assertividade
Ninguém precisa ser um expert em psicologia comportamental para compreenderinúmeras vantagens decorrentes de um comportamento assertivo, tais como:permite defender seus direitos e, ao mesmo tempo, tratar o selecionador e osdemais candidatos com o devido respeito, enquanto seres humanos e futuroscolegas de trabalho etc;confere melhores chances de êxito em negociações diversas;dá a certeza de que conduziu a conversação de modo positivo em uma relaçãoganha-ganha;"não fecha portas", permitindo nova oportunidade de contratação aoestabelecer as bases para uma interação futura eficiente.Lembre-se: de maneira geral, o que as pessoas sentem a nosso respeito éconseqüência direta do modo como as tratamos.Assim:procure controlar seus sentimentos;permaneça firme em suas crenças e valores, contudo seja tolerante com osoutros;não pense em "vencer o outro", mas "vencer com o outro".O assertivo é equilibrado, saber pesar todos os prós e contras de uma questão antes mesmo que ela seja discutida.* Wellington Moreira é advogado e consultor empresarial da Caput, empresa na área de treinamento e consultoria empresarial.
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