11/05/2015

Entenda a evolução do comportamento dos jovens desde a década de 60

Geração Y e Z
Na década de 90, o advento da internet e das novas tecnologias trouxe na carona uma forte mudança comportamental. Nascia naquele momento uma nova geração, que presenciou de perto novidades do mundo digital nunca antes vistas até então. Nasciam os e-mails, as ferramentas de busca e, principalmente, a possibilidade de interação com outras pessoas sem sair de casa. Formava ali a Geração Y, ou Millennials, que é caracterizada por ser mais autocentrada e egoísta, porém, de maneira antagônica, gosta de compartilhar informações pelas redes sociais. Além disso, essa geração é adepta da rapidez e da instantaneidade.
André Oliveira (Foto: Divulgação)Publicitário André Oliveira, diretor da Box 1824
(Foto: Divulgação)
André aponta algumas características marcantes desse perfil geracional. “OsMillennials fazem parte de uma juventude muito global. São pessoas ligadas a outras não necessariamente pela geografia, mas sim por interesses comuns. Ou seja, com as ferramentas digitais, eles acessam suas comunidades de interesse. Outros dois pontos importantes dessa geração é a flexibilidade e a não linearidade de pensamento. Essa geração, formada por indivíduos com várias habilidades e flexibilidade para o trabalho, está muito mais interessada em trabalhar por projetos que tenham algum valor não tangível do que, necessariamente, construir uma carreira sólida”, ressalta o publicitário.
A partir da Y, surge uma nova geração, conhecida por Z, ou, como destaca André, osDigital Natives, ou “nativos digitais”. Ela pode ser vista como uma intensificação da Y, porém apresentando algumas características próprias, que podem ser vistas como uma amplificação de certos comportamentos. “A Geração Z é mais voltada para os games, já que são indivíduos que acompanharam, de certa forma, o forte desenvolvimento dessa indústria nos últimos anos. Ou seja, esses indivíduos se acostumaram com a lógica dos games, que é muito disseminada na vida deles. Além disso, a competitividade e a colaboração são valores fortes no mundo dos jogos eletrônicos, sendo incorporado no cotidiano dessa geração, que está mais interessada em ‘estar’ do que, efetivamente, em ‘ser’”, explica.
Com relação ao uso exagerado das tecnologias, André lembra que essas últimas gerações vêm sofrendo algumas síndromes, como a FOMO, sigla em inglês para Fear of Missing Out, que, em português, pode ser entendido como a ansiedade sentida por estar desconectado da internet, ou por fora do que está acontecendo. “Alguns comportamentos podem estar associados aos jovens, mas outros são sentidos também por outras gerações, como, por exemplo, o Phantom Prone Vibrations, que é a sensação de sentir o telefone vibrando, ou a de que ele pode vibrar a qualquer momento, gerando também um sentimento de ansiedade de estar sempre atento”, alerta André.
http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/10/veja-caracteristicas-que-marcam-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z.html

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