23/05/2014

O MONGE E O ESCORPIÃO

JOÃO 3:16
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
O MONGE E O ESCORPIÃO
Monge e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio.
Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
- Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.
É natural uma pessoa ingrata, agir com ingratidão; é natural uma pessoa bondosa, agir com bondade. Todavia, na vida a pessoa ingrata costuma ser mais convicta no que pensa. Não se altere com críticas ou desencorajamentos, seja você mesmo!
O escorpião devolveu o bem pelo mal, não seria capaz de agir de outro modo, porém há outras pessoas que devolvem o bem recebido com a indiferença, se não prejudicam o benfeitor, também não o agradecem. Por outra, se não fazemos o bem sob um pretexto qualquer, não teremos uma conduta diferente destas pessoas.
Nesta vida temos que compreender o nosso limite e os dos outros;
E mesmo quando alguém nos machucam e temos que agir com mais amor...
Ez. 2:6, Jo. 3:16. A nossa rebeldia nos afasta de Deus, mas mesmo sendo rebeldes Deus nos ama e se permitirmos Ele irá nos salvar. Para isso Ele deu a Mão de Seu Filho para morrer por nós.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog