01/01/2012

5W 2H de novo

O 5W 2H é uma ferramenta simples, porém ideal para auxiliar a análise e na busca de conhecimentos sobre determinado processo de mudança a ser desenvolvido. A técnica consiste em realizar, sistematicamente, sete perguntas sobre o assunto em estudo: What, Who,When, Why,Where, How,How much, respectivamente: o que, quem, quando, por que, onde, como e quanto custa.

A ordem das perguntas pode mudar de acordo com o tipo de análise que está sendo feita, e é possível acrescentar novos campos para melhorar a compreensão. Veja, a seguir, um modelo de folha de planejamento para que você possa investigar o processo, montar um plano de ação e padronizar procedimentos:
 
PLANEJAMENTO DE MUDANÇAS DIÁRIO
O quêQuandoOndeQuem faráComoQuanto custará
 InícioFim   
 
       
       
       
       
       
       
       


Mudança significa, nos dias de hoje, inovação e sobrevivência. O seu objetivo é melhorar a eficácia dos resultados, aumentar ou manter os lucros, atualizar a organização em todos os aspectos (estrutura, pessoas e técnicas) e crescer ou manter a posição do mercado. Segundo Ernesto Artur Berg, autor do livro Manual do Chefe em Apuros, editora M. Books, toda mudança é composta de etapas e processos que, se não forem seguidos, podem colocar seriamente em risco todo o empreendimento. E com essa ferramenta fica muito mais simples um líder de vendas definir o que será mudado, quando acontecerá (data de início e fim), onde ocorrerá (em que serviço, departamento ou setor), quem executará e quem será afetado com isso, entre outras coisas e fazer o acompanhamento para que tudo ocorra da maneira certa.

Então, caro gerente de vendas, sempre que quiser fazer mudanças, lembre-se de que planejá-las é parte vital do processo. Tenha certeza de ser bem específico ao preencher sua tabela. Por exemplo: no caso de prospecção, não é “prospectar”. É “procurar lista de nomes e endereços de possíveis clientes” – quando? onde? quem fará? como? quanto custará? – depois, “entrar em contato com clientes para marcar visita/convidar para a loja ou agência” – e os 5W 2H de novo. Depois, fazer primeiro contato com cliente, focando na linha de serviços/produtos tal...” Dessa maneira, seus vendedores sempre saberão o que devem fazer e poderão planejar seu dia muito melhor.
FERRAMENTA 5W – 2H
O que é e como Usar?
Para auxiliá-lo no planejamento das ações que for desenvolver, você
poderá utilizar um quadro chamado 5W 2H.
Esse quadro é uma ferramenta utilizada para planejar a implementação
de uma solução, sendo elaborado em resposta as questões a seguir:
• O QUE: ( WHAT) Qual ação vai ser desenvolvida?
• QUANDO: ( WHEN) Quando a ação será realizada?
• POR QUE: (WHY) Por que foi definida esta solução (resultado
esperado)?
• ONDE: (WHERE) Onde a ação será desenvolvida
(abrangência)?
• COMO: ( HOW) Como a ação vai ser implementada (passos da
ação)?
• QUEM: (WHO) Quem será o responsável pela sua implantação?
• QUANTO: (HOW MUCH) Quanto será gasto?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog