28/11/2007

5 S




PROGRAMA 5 S
O programa “5 S” nasceu em maio de 1950 com o Dr. Kaoru Yshikawa e foi introduzido nas empresas japonesas no fim da década de 50, com excelentes resultados.
1.SEIRI (Descarte)
Distinguir o necessário do desnecessário e eliminar o
desnecessário:
Reduz a necessidade de espaço, estoque, gastos com sistemas de armazenamento e transporte;
Facilita o transporte interno, o arranjo físico, o controle da produção e a execução do trabalho no tempo previsto;
Evita a compra de materiais e componentes em duplicidade e também os danos a materiais ou produtos armazenados;

2. SEITON (Arrumação ou Organização)
Menor tempo de busca do que é preciso para operar
Definir um arranjo simples que permita obter apenas o que você precisa, na hora certa
“Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”

2. SEITON (Arrumação ou Organização)
Evita a compra de matérias-primas e componentes desnecessários e os danos a materiais ou produtos armazenados;
Aumenta a produtividade das pessoas e equipamentos;
Maior racionalização do trabalho, menor cansaço físico e mental, melhor ambiente.

3. SEISO (Limpeza)
Eliminar o lixo, a sujeira e os materiais
estranhos, tornando o local de trabalho
mais limpo. Limpeza como uma forma de inspeção
de equipamentos e materiais:
Aumenta a produtividade das pessoas e equipamentos e permite maior aproveitamento das matérias-primas;
Facilita a credibilidade nos serviços;
Evita perdas e danos de matérias-primas e produtos;
É fundamental para a imagem interna e externa do laboratório.

3. SEISO (Limpeza)
Um ambiente limpo é direito de todos.
É portanto dever de todos participar da limpeza, com zelo e atenção.
Cada um é responsável pelo seu equipamento e pelo seu local de trabalho.
Cantinhos não devem ficar fora.
A partir desse momento cada um é responsável pela conservação do local limpo e combater as fontes de sujeira.

4.SEIKETSU (Higiene, saúde e asseio)
Manter as coisas organizadas, arrumadas e limpas, incluindo os
aspectos pessoais e os relacionados à poluição:
Facilita a segurança e o melhor desempenho das pessoas;
Evita danos à saúde do funcionário e do cliente;
Melhora a imagem do laboratório para os clientes internos e
externos;
Eleva o nível de satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho e o laboratório.

5.SHITSUKE
(Auto-disciplina e Ordem mantida)
Fazer naturalmente a coisa certa:
Reduz a necessidade de controle;
Facilita a execução de toda e qualquer tarefa ou operação;
Evita perdas oriundas do não surgimento de rotinas;
Traz previsibilidade do resultado final de qualquer
operação;
Permite que os produtos fiquem dentro dos requisitos de qualidade, reduzindo a necessidade de controles etc.

“5 S” na área administrativa
Reduzir o número de livros contábeis, formulários,materiais e afins.
Eliminar todo o acervo desnecessário.
Livrar-se de todos os documentos, arquivos, materiais desnecessários e descobrir uma melhor forma de
guardar as coisas.
As pessoas devem ser capazes de encontrar
qualquer coisa de que precisem em 30
segundos.
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA.

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