Nilda Brasil
Todo dia é dia de ser feliz. Parece tão óbvio, fácil, tangível e possível. Mas a realidade, muitas vezes, nos mostra que precisamos conquistar essa felicidade diária. E o sucesso dessa conquista depende diretamente do nosso querer. Como diz Amyr Klink, “motivação é aprender que, para se chegar aonde quer que seja, não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer.” Neste momento de reflexão, podemos então nos perguntar o que verdadeiramente impulsiona a motivação no trabalho. De imediato, duas palavras ficam pipocando na minha mente e coração: ser feliz.
A minha experiência, crença e sentimento indicam que isso é possível sim. A seguir, confira algumas dicas para que a motivação corporativa seja uma realidade para cada um de nós:
1. Busque o autoconhecimento – Olhe para dentro de você e responda a quatro perguntas básicas: Quais as suas principais características? O que lhe deixa feliz? Quais os valores de que você não abre mão? Que estímulos profissionais são uma força para o seu crescimento e quais são os que o paralisam? Fazer o que gosta e principalmente gostar do que faz é a mola propulsora da motivação no trabalho.
2. Encontre sintonia entre os princípios da empresa e os seus valores – É a harmonia entre o que você é e deseja ser com as atitudes dos líderes da empresa que desencadeia o sucesso de todos.
3. Aceite as diversidades – As pessoas são diferentes. Graças a Deus! E se todos preferissem a noite? O que seria da beleza do amanhecer, que não contaria com expectadores para reverenciá-lo?
4. Aprenda, desaprenda e reaprenda – Saiba que sempre é tempo de recomeçar de uma outra maneira. E que os outros, exatamente pelas suas diferenças, podem agregar a você, profissional e ser humano, fantásticas experiências e descobertas. Lembre-se: a tão desejada motivação está mais perto do que se imagina. Basta olhar com profundidade para dentro de você e descobrir que é lá que a felicidade reside. No mais, mãos à obra, pois todo dia é dia de ser feliz.
Nilda Brasil é psicóloga, com formação em gestão de gente, atendimento e serviços. Diretora da NB, empresa voltada para consultoria e desenvolvimento, nos segmentos de varejo e serviços. Palestrante em atendimento, vendas, motivação, sinergia, liderança e inteligência emocional.
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário