02/04/2007

TIPOS PSICOLÓGICOS - COMO CLASSIFICAR CONSUMIDORES POR DANIEL PORTILLO SERRANO

Jung afirmou que cada indivíduo poderia ser caracterizado como sendoprimeiramente orientado para seu interior ou para o exterior. Entretanto, o indivíduo não é totalmente introvertido ou extrovertido. Algumas vezes aintroversão é mais apropriada, em outras ocasiões a extroversão é maisadequada mas, as duas atitudes se excluem mutuamente, de forma que não sepode manter ambas ao mesmo tempo. Também enfatizava que nenhuma das duas émelhor que a outra, citando que o mundo precisa dos dois tipos de pessoas.Os introvertidos concentram-se em suas próprias idéias, tendendo àintrospecção. O problema de tais consumidores é imergir de forma demasiadaem seu mundo interior, perdendo ou tornando tênue o contato com o ambienteexterno e com os estímulos que lhe são inferidos. O consumidor distraído, éum exemplo claro deste tipo de pessoa absorta em suas reflexões.Os extrovertidos, por outro lado, se envolvem com o mundo externo daspessoas e das coisas. Eles tendem a ser mais sociais e mais conscientes doque acontece à sua volta. Necessitam se proteger para não serem dominadospelos outros e são muito mais facilmente convencidos. Esses consumidores sãotão orientados para os outros que podem facilmente ser convencidos, ao invésde demonstrarem suas próprias opiniões.As Funções Psíquicas, Jung apresenta quatro tipos psicológicos que chama de fundamentais:pensamento, sentimento, sensação e intuição. Cada um desses tipos pode sertanto introvertido quanto extrovertido.
O Pensamento
O pensamento e o sentimento são maneiras alternativas de elaborarjulgamentos e tomar decisões. O Pensamento, no entanto, está relacionado coma verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos eobjetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento sãochamadas de reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores etendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontadoscom contraditória evidência.
O Sentimento
Os tipos voltados para o sentimento são orientados para o aspecto emocionalda compra. Preferem emoções intensas ainda que negativas, a experiênciasapáticas. A consistência e princípios abstratos são altamente valorizadospela pessoa sentimental. Para este tipo de consumidor, tomar decisões deveser de acordo com julgamentos de valores próprios, como por exemplo, valoresdo bom ou do mau, do certo ou do errado, agradável ou desagradável, ao invésde julgar em termos de lógica ou eficiência, como faz o reflexivo.
A Sensação
Jung classifica a sensação e a intuição juntas (Barone, 2000) , como asformas de apreender informações, diferentemente das formas de tomardecisões. A Sensação se refere a um enfoque na experiência direta, napercepção de detalhes, de fatos concretos. A Sensação reporta-se ao que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar. É a experiência concreta e tem sempreprioridade sobre a discussão ou a análise da experiência.Os consumidores sensitivos tendem a responder à situação imediatamente, elidam eficientemente com todos os tipos de aspectos negativos. Em geralestão sempre prontos para o aqui e agora.
A Intuição
O consumidor intuitivo processa informações em termos de experiênciapassada, objetivos futuros e processos inconscientes. As implicações da experiência são muito mais importantes para os intuitivos do que aexperiência real em si. Os intuitivos recebem e decodificam a informaçãomuito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada comas informações relevantes da experiência imediata.
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA

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