As novas regras do
desempenho: evite cair no lado negro da inteligência emocional
Responsável pela difusão do conceito de inteligência emocional
na década de 90, o psicólogo e jornalista americano Daniel Goleman tem
acompanhado de perto a evolução desse conceito no mundo do trabalho.
Em seu radar estão temas como a
influência da inteligência emocional nos resultados financeiros das empresas e
a neurociência como fonte da explicação das dinâmicas de relacionamento.
Em Liderança — A Inteligência Emocional na Formação do Líder
de Sucesso (Objetiva,
29,90 reais), uma coletânea de artigos, é possível conferir como o pensamento
de Goleman mudou ao longo dos anos e acompanhou as novas questões de trabalho.
Hoje, o cenário é mais
desafiador: a tecnologia permeia os processos, os profissionais sofrem para
achar foco, as equipes são multiculturais e os encontros face a face foram
reduzidos. As habilidades emocionais, por consequência, também precisam se
transformar.
Veja as principais estratégias
apontadas por Goleman para desenvolver a competência.
ENCONTRE
O ESTADO DE FLUXO
Fluxo é aquele estado em que
nem percebemos o que estamos fazendo porque a concentração está totalmente
voltada para a tarefa a ser realizada - e a produtividade está no auge. Para
fazer isso, é preciso que o trabalho esteja alinhado com os propósitos
pessoais, pois assim dá para compreender o valor daquela atividade como parte
de algo maior. Goleman acredita que os líderes possam ajudar o time a entrar em
estado de fluxo porque conseguem entender quais são as motivações (pessoais e
profissionais) de cada subordinado.
TRECHO DO LIVRO
“Quanto mais um desafio requer
que mobilizemos nossas melhores habilidades, mais provavelmente seremos
absorvidos pelo fluxo. Outro caminho está em achar um trabalho que
adoramos.”
DÊ BONS
EXEMPLOS
Em uma experiência com macacos,
neurocientistas itaianos notaram a existência dos neurônios-espelho, células
cerebrais com a capacidade de reagir imitando o que o outro faz - é por causa
deles que os bocejos são contagiosos. Para Goleman, essas células também são as
responsáveis pela disseminação do clima no escritório. Por isso, equipes com
gestores sorridentes tendem a ser mais bem-humoradas, leves e engajadas.
TRECHO DO LIVRO
“Os neurônios-espelho têm uma
importância particular nas organizações porque as emoções e as ações dos
líderes induzem os seguidores a espelhar tais sentimentos e feitos.”
EVITE
CAIR NO LADO NEGRO
A inteligência emocional também
tem uma face obscura. Quem tem a característica muito desenvolvida pode tender
à manipulação, por saber exatamente quais são as vulnerabilidades alheias. O
antídoto é nomeado por Goleman como preocupação empática.
TRECHO DO LIVRO
“Preocupação empática é aquilo
que faz as pessoas se importar com o bem-estar dos outros. É o antídoto contra
o lado sombrio. Ou seja, usar os talentos da IE a serviço dos próprios
interesses. É a preocupação empática que devemos buscar ao contratar, ao
promover e ao desenvolver talento de liderança.”
COMPREENDA
AS PESSOAS
Quando se exerce o papel de
chefia, é importante estar conectado às pessoas. Deixar os outros de lado com a
desculpa de que há muitas tarefas não é produtivo para um líder - pois uma de
suas atividades mais importantes é gerir pessoas. Outro problema de falta de
conexão, que ocorre não apenas com os chefes, é enxergar só as deficiências das
pessoas. Muda-se isso com um esforço para conhecer os profissionais que
trabalham a seu lado.
TRECHO DO LIVRO
“O caminho que você escolhe
pode ter implicações em como você lidera. Se vê a outra pessoa como estorvo e
nunca faz uma pausa para se conectar, isso pode ser uma pista de que você está
preso num modo contraproducente.”
ENTRE
EM SINTONIA
Os atritos e os maus resultados
costumam ocorrer por causa da falta de alinhamento entre as pessoas de uma
equipe. Para lutar contra isso, é necessário evitar o déficit de atenção
organizacional. Goleman recomenda algumas atitudes. Primeiro, esclareça quais
são as metas de cada profissional envolvido em uma tarefa - os líderes têm
papel fundamental nisso, pois detém informações estratégicas. Outro conselho
para os gestores: dê tempo para a realização do trabalho. Muitos acreditam que
estimulam a criatividade impondo às pessoas prazos curtíssimos. Trata-se de um
mito. Por último, resista à mentalidade "nós contra eles". Procure o
objetivo em comum entre você e a outra pessoa da equipe.
TRECHO DO LIVRO
“O ideal é que pessoas
trabalhando em equipe estejam em sintonia mútua. As equipes de desempenho
máximo têm grande harmoniae certas normas para preservar essa harmonia.”
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/noticias/como-desenvolver-sua-inteligencia-emocional
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