Produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos
elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos
necessários.
Produtividade não é somente maior quantidade. É preciso avaliar a qualidade do serviço.
Por exemplo: um digitador produzia a emissão de 10 relatórios por dia. Com formação específica, passou a produzir 15
relatórios por dia, com a mesma qualidade. Isto significa que houve um ganho de produtividade de 50%.
A produtividade pode ser sempre melhorada através da criatividade, da formação e da melhoria contínua. É o máximo
da produção que a qualidade permite.
O desperdício é o maior inimigo da produtividade. Ele aumenta os custos e diminui a competitividade.
- Desperdícios Aparentes: São desperdícios tradicionais, facilmente identificáveis: luz, água, lixo, sucata...
- Desperdícios Ocultos: São os desperdícios existentes nos processos de trabalho com os quais nos acostumamos, não percebendo-os como anormais.
Veja com combater os desperdícios:
- Observe bem o processo de trabalho, desenhe as seqüências das operações através de Espinhas de Peixe ou Fluxogramas.
- Localize os pontos de perdas.
Para conseguir melhor produtividade, é importante:
- Ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas.
(ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança);
- Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de
habilidades e atualização tecnológica);
- Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse
do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo);
- Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior auto-estima e confiança
em sua capacidade.
As vantagens da qualidade e da produtividade:
- para o cliente
- Recebe os serviços dentro dos prazos, nas especificações corretas e com preço adequado, conforme combinado;
- Pode sugerir melhorias para a empresa, adequando, cada vez mais, o serviço às suas necessidades.
- para a empresa
- Cria sistemas que permitem a produção padrão dos seus serviços, atendendo ao cliente de forma organizada e
controlada;
- Ganha fama, mais clientes e mais solidez no mercado.
- para o profissional
- Trabalho confiável, seguro e em ambiente saudável;
- As atividades são realizadas por todos de forma integrada e sob controle;
- Desenvolvimento individual dos funcionários.
- para o país
- Empresas sólidas, lucrativas e competitivas, preparadas para a concorrência internacional e geradoras de novos
postos de trabalho.
Estratégia da Qualidade
|
Estratégia da Produtividade
|
Ouvir o cliente
Atender ao cliente com presteza
Seguir padrões
Acompanhar e melhorar sempre o desempenho
Solucionar rapidamente os problemas
|
Controlar custos
Combater desperdícios
Organizar o trabalho
Utilizar a criatividade para melhoria contínua
Produzir mais com os mesmos recursos
Trabalhar em equipa
|
A produtividade das empresas tem vindo a crescer nos últimos tempos devido a grande concorrência e a necessidade de
fazer sempre melhor. Mas a produtividade basea-se essecialmente na melhoria do sistema produtivo e dos seus outputs sem
acrescer nada ao seu custo. Medir a produtividade de uma empresa é saber até que ponto ela é eficiente na utilização dos
seus recursos.
Naturalmente a medição da produtividade é algo de bastante complicado já que é sensível a múltliplas variações do sitema.
No entanto é foram estabelecidos alguns rácios que permitem visualizar de forma bastante razoavel o comportamento de uma
empresa no mercado e sobretudo na sua área de funcionamento.
Eis alguns rácios que permitem entender como se mede a produtividade.
Produtividade = output/imput
Produtividade total = output total/imput total
"Multifactor productivity" = total output/subset of imputs
"Parcial-factor productivity" = total output/single imput
Produtividade do trabalho = Número de horas de trabalho/Produção em quantidades
Produtividade do capital = Vendas/Activo
Isto tudo sugere naturalmente que as empresas tentam contantemente melhorar a sua produtividade daí a idea de envolver
as pessoas que fazem parte de um sistema na sua produtividade e benefícios resultantes atraveis de incentivos.
(AD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário