O Brainstorming é uma prática que sempre foi muito utilizada nas empresas de propaganda, e publicidade. Atualmente, a técnica vem sendo aplicada por muitas empresas dos mais variados segmentos, por ser uma ferramenta poderosa na geração de idéias em grupo, pois envolve a contribuição espontânea de todos os participantes, com o objetivo de gerar soluções criativas para os problemas identificados, rompendo paradigmas.
O Brainstorming deve criar um clima de envolvimento e motivação, assegurando assim uma melhor qualidade nas decisões tomadas pelo grupo, fortalecendo o comprometimento com a ação e gerando um sentimento de responsabilidade compartilhado por todos.
Por se tratar de uma ferramenta utilizada para gerar um grande número de idéias em um curto período de tempo, o Brainstorming pode ser aplicado em qualquer etapa do processo de solução de problemas. Pode-se destacar que é muito útil a utilização dessa ferramenta quando se deseja a participação de todas as pessoas do grupo.
As reuniões de Brainstorming podem ser estruturadas ou desestruturadas. No primeiro caso, cada pessoa fala de cada vez. Isso força os mais tímidos a colocarem suas idéias, mas também cria a obrigatoriedade de falar, o que pode deixar as pessoas pouco a vontade.
A forma desestruturada não obedece a uma ordem. As pessoas vão falando de acordo com as idéias que tem. É uma reunião bastante produtiva, mas corre-se o risco de que uma pessoa com maior persuasão predomine.
Para a aplicação do Brainstorming, deve-se obedecer algumas regras. Vejamos:
- Enfatizar a quantidade e não a qualidade das idéias.
- Evitar críticas, avaliações ou julgamentos das idéias apresentadas.
- Apresentar as idéias que surgirem na cabeça, sem elaborações ou censura.
- Estimular todas as idéias, por mais "malucas" que elas possam parecer.
- "Pegar carona" nas idéias dos outros, criando a partir delas, novas idéias.
Para a aplicação eficaz do Brainstorming, existem algumas etapas básicas para serem seguidas. Vejamos no quadro abaixo essas etapas:
Etapa | Método | Dicas para Condução |
1. Introdução | Inicie a sessão esclarecendo os seus objetivos, a questão ou o problema a ser discutido e as regas do jogo. | Crie um clima descontraído e agradável. Esteja certo de que todos entenderam a questão a ser tratada. Redefina o problema se necessário |
2. Geração de Idéias | Dê um a dois minutos para que pensem no problema. Solicite em seqüência uma idéia a cada participante e registre-a. Caso um participante não tenha nada a contribuir, deverá dizer simplesmente "passo". Na próxima rodada, esta pessoa poderá dar uma idéia. São feitas várias rodas consecutivas, até que ninguém tenha mais nada a acrescentar. | Não se esqueça de que todas as idéias são importantes, evite avaliações. Incentive o grupo a dar o maior número de idéias. Mantenha um ritmo rápido na coleta e no registro de idéias. Registre as idéias da forma como foram ditas. |
3. Revisão da Lista | Pergunte se alguém tem alguma dúvida e, se for o caso, peça a pessoa que gerou para esclarecê-la. | O objetivo desta etapa é esclarecer e, não, julgar. |
4. Análise e Seleção | Leve o grupo a discutir as idéias e a escolher aquelas que valem a pena ser consideradas. Utilize o consenso nesta seleção preliminar do problema ou da solução. | Idéias semelhantes devem ser agrupadas; idéias sem importância ou impossíveis devem ser descartadas. Cuide para que não haja monopolização ou imposição de algum participante. |
5. Ordenação das Idéias | Solicite que sejam analisadas as idéias que permaneceram na lista. Promova a priorização das idéias, solicitando a cada participante, que escolha as três mais importantes. | A votação deve ser usada apenas quando o consenso não for possível. |
Concluída a seção de brainstorming, deve-se analisar cada idéia , descartando aquelas que são "impossíveis", ou não se encaixam nos problemas, ficando desta forma somente as idéias que podem ser aproveitadas para a solução do problema colocado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário