03/02/2014

Técnicas de leitura: skimming e scanning

Skimming e scanning (expressões em inglêsmuito usadas que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente) são duas técnicas que podem ajudar os leitores a obter rapidamente a informação de um livro, revista, jornal ou site, sem ter que ler cada palavra neles presente. Quando bem utilizados, podem economizar o tempo dos leitores e permitir-lhes estudar de forma mais eficiente.
Skimming
Leitores utilizam o skimming em um texto quando pretendem dar uma olhada rápida sobre ele, só para ter uma ideia geral do assunto. O leitor não está interessado em todos os detalhes, já que essência é o suficiente. Ele, então, passa os seus olhos rapidamente pelo texto, procurando por palavras-chaves no texto e, em textos mais longos, verifica o sumário, para ver do que se trata cada capítulo, bem como quaisquer introduções, conclusões ou resumos.
Vantagens do skimming
O skimming é útil quando você tem que decidir se um longo texto vale um estudo minucioso. Por exemplo, a um aluno com uma hora para realizar uma pesquisa são indicados 10 livros. Como não terá tempo de ler todos eles, ele se beneficiará da técnica de skimming, escolhendoem meio a tantas informações aquela que é mais relevante. Ele pode também ser uma forma eficaz de se rever rapidamente algo que foi lido anteriormente, de modo que o leitor possa recordar as partes mais significativas. O "Reading and Study Skills Lab" ("Laboratório de Redação e Habilidade de Estudos", em tradução livre) da Faculdade Pública Anne Arundel, nos Estados Unidos, estima que, utilizando o skimming, uma pessoa consegue ler aproximadamente 1.000 palavras por minuto.
Desvantagens do skimming
Usar o skimming em um livro, artigo ou site, apenas oferece uma ideia geral do que se trata o assunto, e nuances, detalhes vitais e advertências são facilmente perdidos. Isso pode produzir uma impressão confusa ou enganosa sobre o texto. A técnica funciona bem quando se trata de assuntos claros que se prestam a uma visão geral, como uma descrição cronológica de um evento, mas não quando se trata de discussões complexas ou argumentos detalhados.
Scanning
Leitores utilizam o scanning em uma parte do texto quando desejam encontrar rapidamente uma informação específica. Por exemplo, para se utilizar o scanning na biografia de Abraham Lincoln, basta olhar as datas mais significativas, pulando descrições sobre sua educação, suas lutas e conquistas e observando apenas os anos. Ao passar os olhos sobre o texto, eles realizarão uma busca por palavras-chave.
Vantagens do scanning
O scanning permite que o leitor reúna de forma eficiente informações que podem estar espalhadas por um longo texto, incentivando a pesquisar de forma proposital e evitando distrações. De acordo com o "Reading and Study Skills Lab" ("Laboratório de Redação e Habilidade de Estudos", em tradução livre) da Faculdade Pública Anne Arundel, utilizando a técnica de scanning, uma pessoa pode ler 1.500 palavras em um minuto, ou ainda mais.
Desvantagens do scanning
A técnica pode ser monótona, além de não ser adequada para textos longos, uma vez que é fácil perder a concentração. Ainda, embora seja uma boa maneira de reunir rapidamente os fatos, ela nem sempre é completa e um fato muito importante pode facilmente passar batido. O contexto em que surge um fato pode afetar o seu significado e, por isso, sem ler o texto circundante, é fácil interpretar de maneira errônea algum real conceito.
Scanning ou skimming?
É impossível dizer qual técnica é melhor, porque cada uma depende do propósito do leitor. De acordo com o "Advanced Institute of Management Research" ("Instituto Avançado de Gestão de Pesquisa", em tradução livre) da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, skimming e scanning podem ser muitos úteis, mas somente se você conciliar a sua estratégia de estudo com a proposta de leitura oferecida pelas técnicas. Se você precisa de uma ideia geral de um livro, escolha o skimming. Se você precisa de informações específicas a respeito de um artigo, escolha o scanning.

(AD)

O método brainstorming

De autoria de Alex Osborn, foi, e é, por este e por seus seguidores, muito utilizada nos Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. 

Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante. 

É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwriting, que se constitui na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a chegada da solução efetiva. 

Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, Internet e outras situações mais técnicas.
Como funciona o brainstorm?
brainstorm é dividido em duas partes: a produção das sugestões e a avaliação das ideias sugeridas. Algumas regras devem ser seguidas em uma sessão de brainstorming, como, por exemplo, durante o brainstorm é proibido debater e criticar as ideias sugeridas pelos participantes. Isso serve para evitar que tais atitudes causem inibições e os participantes deixem de dizer tudo o que pensam, uma vez que quanto mais ideias forem apresentadas, melhor para a sessão. Outras regras ditam que nenhuma ideia deve ser desprezada e também deve haver igualdade de oportunidade entre todos os participantes para exporem suas sugestões.
Vantagens do brainstorm
1.  brainstorm permite maior interatividade, oferecendo as pessoas a interagirem umas com as outras, uma vez que é uma técnica utilizada essencialmente em grupo.
2.  A técnica de brainstorm que as pessoas exponham seus pensamentos de onde podem surgir ideias inovadoras e que de outra forma nunca seriam apresentadas.
3.  Os colaboradores se sentem mais valorizados, uma vez que a empresa se preocupou em ouvi-los. Isso aumenta a motivação, principalmente quando uma ou várias das ideias apresentadas são implementadas na empresa e dão bons resultados.
4.  Como as ideias vêm de pessoas que realmente conhecem a empresa, as possibilidades de essas ideias resolverem os problemas apresentados são grandes.
5.  Ajuda no ambiente geral da empresa, principalmente em relação ao espírito de equipe. Isso estreita as relações entre os participantes.
6.  O brainstorm melhora a comunicação entre as pessoas, uma vez que elas, dia a dia, vão perdendo o receio de que suas ideias sejam rejeitadas.
7.  A relação entre os gerentes e a equipe é fortalecida.
8.  O brainstorm incentiva as pessoas a desenvolverem melhores suas capacidades, uma vez que é estimulado que cada um ofereça o melhor de si nessas reuniões.
Lições básicas sobre Brainstorming
§  Gere inicialmente o maior número possível de ideias: Linus Pauling já dizia “A melhor forma de ter uma boa ideia é ter várias ideias.”. No total geramos mais de 100 possíveis soluções para o problema e isso facilitou muito o processo de encontrar uma ideia boa no meio delas.
§  No começo não descarte ideias esdrúxulas: Uma das ideias que surgiu foi contratar um porteiro para acompanhar o deficiente, o que é totalmente inviável. Mesmo assim, essa ideia serviu de base para mostrar que uma boa solução seria a porta ser destravada à distância, sem necessidade de colocar a chave na fechadura.
§  Concentre seu esforço nas melhores ideias: Depois que percebemos que o acionamento à distância tinha um grande valor, focamos nesse ponto. A necessidade de um motor para abertura automática foi descartada logo que começamos a cruzar as ideias com o foco do projeto. Isso nos poupou um bom tempo de análise.
§  Mantenha o controle: Por mais que seja estimulada a freneticidade inicial, a equipe precisa saber quando já tem ideias o suficiente e dar prosseguimento ao processo. Essas versões que surgirão no Brainstorming ainda serão refinadas, ideias “suficientemente boas” são o que você precisa por agora.
(AD)

02/02/2014

A Menina e o Pássaro Encantado



Era uma vez uma menina que tinha um pássaro encantado.
Ele era encantado por duas razões:
Não vivia em gaiolas, vivia solto,
Vinha quando queria, quando sentia saudades...
E sempre que voltava, suas penas tinham cores diferentes,
As cores dos lugares por onde tinha voado.

Certa vez voltou com penas
Imaculadamente brancas, e contou histórias de montanhas
cobertas de neve.
Outra vez, suas penas estavam vermelhas, e contou histórias de desertos incendiados Pelo sol.

Era grande a felicidade quando eles Estavam juntos.
Mas, sempre chegava a hora do pássaro Partir...
A menina chorava e implorava:
- Por favor, não vá.
Terei saudades, vou chorar.

- Eu também terei saudades - dizia o Pássaro - mas vou lhe contar um segredo! Eu só sou encantado por causa da Saudade. É ela que faz com que minhas Penas fiquem bonitas...
Senão você deixará de me amar.
E partiu.

A menina, sozinha, chorava.
Uma certa noite ela teve uma idéia: E se o Pássaro não partir?
Seremos felizes para sempre! Para ele Ficar, basta que eu o prenda numa gaiola.
E assim fez.

A menina comprou uma gaiola de prata,
A mais linda que ela encontrou.
Quando o pássaro voltou, eles se Abraçaram, ele contou histórias e Adormeceu.
A menina aproveitou o seu sono e o Engaiolou.
Quando o pássaro acordou deu um grito
De dor.
- Ah ! O que você fez? Quebrou o encanto. Minhas penas ficarão feias e eu me Esquecerei das histórias.
Sem a saudade, o amor irá embora...

A menina não acreditou...
Achou que ele se acostumaria.
Mas, não foi isso o que aconteceu.
Caíram as plumas e as penas Transformaram-se em um cinzento triste.
Não era mais aquele o pássaro que ela Tanto amava...
Até que ela não mais agüentou e abriu a Porta da gaiola.
- Pode ir, pássaro -
Volte quando você quiser...
- Obrigado - disse o pássaro - irei e voltarei Quando ficar encantado de novo.
Você sabe, ficarei encantado de novo Quando a saudade voltar dentro de mim
E dentro de você.

Quantas vezes aprisionamos a quem Amamos, pensando que estamos fazendo o melhor?
Pense. Deixar livre é uma forma singela de ver, ter...
Direcione o seu amor não para a prisão e sim para a conquista, sempre.

(AD)

JARDINEIROS E JARDINS! (PESSOAS DE BOA VONTADE E BOA FÉ DIANTE DO CORAÇÃO PURO DE UMA CRIATURA HUMANA)



“Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Mt 9.38

O escritor Rubens Alves disse que no início de todas as coisas, Deus não criou uma cidade, mas um jardim. Na medida em que ia construindo percebia sua beleza e encantamento. Pessoalmente, portanto, Deus resolveu “habitar” o jardim, tão maravilhado que ficara com sua obra. O homem vivia seguro, no lugar certo, com todas as condições necessárias para uma vivência digna e feliz, experimentando a presença de Deus.

Ele pergunta: “o que vem primeiro? O jardim ou o jardineiro?”. Ele responde: é o jardineiro. Ele é quem sonha com o jardim antes que ele exista. O jardim começa no coração, no sonho. A missão do jardineiro é sonhar e levar os outros a sonharem com ele. Logo, se não sonharmos não conseguiremos criar jardins.

Como jardineiros temos a semente do sonho, da esperança – o evangelho de Jesus Cristo. Temos também o campo, o lugar onde lançar as sementes – o coração dos homens e mulheres. Parece tudo perfeito. Mas onde estão os jardineiros? Onde estão os semeadores? Nossa simples missão é semear sonhos e esperanças nos corações humanos.

(Marcos Azevedo)

O HOMEM E A LAGARTA



Assim como nem toda lagarta se transforma em borboleta, nem todo homem é transformado em filho de Deus. 

Há lagartas que nunca se transformarão, permanecerão lagartas sempre, pois seus corpos carregam parasitas (larvas de moscas ou vespas) que se alimentam de seus corpos. Do mesmo modo, há homens que por serem consumidos e entregues ao pecado, nunca serão transformados por Deus.

Existem lagartas que não se transformam em borboletas, mas em mariposas, que são desagradáveis à vista e tem hábitos noturnos. Semelhantemente, existem homens que, no máximo, serão como as mariposas, mudarão de aparência, mas, por terem hábitos noturnos, nunca encontrarão a verdadeira luz, permanecendo sempre próximas à luz artificial.

Num dado momento, um chamado irresistível da natureza, impele a lagarta a se fechar em um casulo, e, num processo maravilhoso de transformação, ela deixa de ser lagarta e se torna uma linda borboleta! Sua natureza é mudada radicalmente, seus hábitos alimentares deixam de ser de lagarta e passam a ser de borboleta, e ela voa belamente sob a luz do Sol! Da mesma maneira, um dia, o homem escolhido por Deus sente o chamado irresistível da graça de Deus, o casulo do Espírito Santo o envolve e muda a sua natureza! Morre o homem pecador e nasce o filho de Deus justificado por Cristo! Suas inclinações passam a ser espirituais e as asas da fé o impulsionam cada vez mais para a luz do Sol da justiça!

De forma singela, a criação pode nos ensinar muito sobre as doutrinas da graça, pois à todo momento, desfilam diante de nossos olhos os testemunhos que a natureza nos dá à respeito do Criador, do seu amor, sua justiça, bondade e misericórdia. (Pare e pense)


(AD)

As 7 verdades do bambu



Depois de grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:_ Vovô, corre aqui! me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com a chuva, e este bambu tão fraco continua de pé?
_ Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.

A primeira verdade
que o bambu nos ensina e a mais importante: humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.
Segunda verdade:
o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus e na oração.
Terceira verdade:
Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas, antes de crescer, ele permite que nasçam outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. E estão sempre grudados uns nos outros, tanto que, de longe, parecem uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
A quarta verdade
que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
A quinta verdade
é que o bambu é cheio de nós` ( e não de eu`s). Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a DEUS que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
A sexta verdade
é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preencha, que roube nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
Por fim, a sétima lição
que o bambu nos dá é: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.

(AD)

01/02/2014

Livro: treinanDo a Emoção Para Ser Feliz (Autor: AUGUSTO JORGE CURY)




TREINANDO A EMOÇÃO PARA SER FELIZ


O mundo moderno se tornou uma fábrica de stress. Os piores inimigos do homem estão dentro dele. As ideias negativas, as preocupações com a existência, a paranoia da estética, os pensamentos antecipatórios tem assaltado a emoção humana e roubado a tranquilidade e o encanto pela vida.
Para alguns, a felicidade é uma miragem no deserto, impossível de ser alcançada. Mas neste livro você aprenderá uma série de técnicas e procedimentos para treinar a sua emoção para contemplar o belo, proteger-se das tensões sociais, superar seus conflitos e amar intensamente a vida. 


 Você é insubstituível: um ser único no universo

Tome cuidado! Não se submeta à ditadura dos padrões de estética e do consumismo. Desconfie do “belo” preconizado pela sociedade. Você pode ser belíssimo, mesmo que esteja longe dos padrões de beleza. A paranóia da estética tem envelhecido precocemente a emoção. Tem produzido velhos no corpo de jovens.
Não seja escravo dos seus fracassos, das suas tentativas mal sucedidas de mudar seu estilo de vida, do seu perfeccionismo, das suas preocupações e muito menos dos pensamentos antecipatórios. Nas sociedades livres, muitos homens estão vivendo no mais profundo cárcere, o cárcere da emoção. Liberte-se, aquiete seus pensamentos, seu maior compromisso é viver feliz.

Sempre recorde que as coisas mais belas estão presentes nas coisas mais simples. A miséria sempre foi manchete e a alegria sempre ficou no rodapé. Temos milhões de motivos para sermos alegres, mas frequentemente damos mais importância para aquilo que nos aborrece.
Não se preocupe excessivamente com a sua imagem social. Procure dar o melhor de si, mas não gravite jamais em torno do que os outros pensam e falam de você.
Não critique excessivamente o mundo a sua volta. Toda reclamação, crítica excessiva e negativismo são registrados automaticamente em sua memória, expandindo zonas doentias em seu inconsciente. Cuide do que você arquiva, que estará cuidando da sua emoção.
Treine trabalhar com prazer. Conquiste as pessoas difíceis, autoritárias, complicadas. Transforme-as em seus amigos. Observe se os defeitos que você vê nos outros também não estão em você. Não espere que os outros mudem com você, mude você com eles. Não espere que a situação mude, mude a situação.
O pior observador é aquele que não consegue sair da sua poltrona, que exalta, ainda que sutilmente, a sua conta bancária, os seus diplomas e o seu status e não exalta a vida que pulsa dentro de si. Pensa excessivamente, raramente se desliga. O pensamento acelerado expande a tristeza e a fadiga.
A vida é o maior espetáculo do mundo, obra-prima do autor da existência!
Descubra que há uma força no seu espírito maior do que imagina. Quando as lagrimas, que você nunca teve coragem de chorar, escorrerem silenciosamente em sua face e você sentir que não tem mais força para continuar sua jornada, não se desespere. Pare! Tenha coragem de ser um pequeno aprendiz. Retome alguns caminhos, abra novos atalhos e aprenda a mais básica e legítima lição de treinamento da emoção: recomeçar tudo de novo, tantas vezes quantas forem necessárias.
Ambicione ser feliz! Sonhe em ser feliz! Persista em ser feliz!
Que você nunca desista dos outros. Que lhes dê todas as chances necessárias. Que possa ajudá-los a corrigir as rotas de suas vidas, mas, se eles tiverem dificuldades para caminhar, não os condene. Se eles não quiserem ser ajudados, aprenda a controlar a sua ansiedade e poupar energia; respeite-os e espere até que eles peçam ajuda.
Que você jamais desista da vida e nem se auto-abandone, mesmo se o mundo desabar sobre você e ninguém o compreender.
Que você aprenda a erguer os olhos e enxergar continuamente o mistério e o encanto da existência.
Que você possa se levantar todas as vezes que tropeçar e continuar sem recuar.
Que você fique fascinado em descobrir que, para o Autor da vida, você é um ser insubstituível, ímpar, exclusivo. Que vocês sejam grandes e inseparáveis amigos.
Que você nunca se sinta mais um número na multidão. Que jamais duvide de que, embora tenha defeitos, dificuldades e momentos de insegurança, o universo não seria o mesmo sem você.

Arquivo do blog