08/06/2013

Principais impostos e taxas


O bom empreendedor deve ficar atento aos impostos que incidem sobre seu negócio. Os tributos e contribuições que o empresário precisa recolher para os governos federais, estaduais e municipais são variados, dependem do tipo de atividade explorada e são realizados em diferentes datas do mês.
Pequenas e micro empresas podem optar pelo Simples, um regime tributário que reúne em uma única guia o recolhimento de seis tributos federais (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/Pasep e CPP), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS).
Fique atento para realizar o pagamento dos tributos na data correta, para evitar a cobrança de multas, juros e correções monetárias. A inadimplência não cancela o CNPJ, mas impossibilita a realização de negócios em que seja necessário apresentar a Certidão Negativa de Débitos. “Existem pesadas penalidades pelo não cumprimento de obrigações acessórias, como a falta de entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, da DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais ou da Escrituração Contábil Digital, que podem chegar a R$ 5.000,00 por mês de atraso”, alerta o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Domingos Orestes Chiomento.
Confira a seguir a lista dos principais tributos e contribuições pagos pelos empresários.

Tributos federais:
IRPJ – Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas
Imposto federal, recolhido para a Receita Federal, que incide sobre a arrecadação das empresas. A base de cálculo, a periodicidade de apuração e o prazo de recolhimento variam conforme a opção de tributação (lucro real, presumido ou arbitrado), podendo ser trimestral ou mensal. Confira mais detalhes no site do Banco Central.
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro
Assim como o IRPJ, a contribuição social federal tem apuração e pagamento definidos pela opção de tributação (lucro real, presumido ou arbitrado). Sua administração e fiscalização compete à Receita Federal. O prazo de recolhimento é o mesmo do IRPJ.
PIS/Pasep – Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público
A contribuição federal, administrada e fiscalizada pela Receita Federal, é apurada mensalmente sobre o valor do faturamento mensal de empresas privadas, públicas e de economia mista ou da folha de pagamento das entidades sem fins lucrativos. A alíquota varia de 0,65% a 1,65%. O prazo de recolhimento é até o último dia útil da quinzena do mês seguinte.
Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Contribuição federal que incide sobre o faturamento mensal das empresas. A periodicidade da apuração é mensal e as alíquotas variam de 3 a 7,6%. O prazo de recolhimento é até o último dia útil da quinzena do mês seguinte.
INSS – Previdência Social
Todas as empresas que possuem folha de pagamento devem recolher o INSS (Contribuição Previdência Patronal). A alíquota varia de 25,8 a 28,8%, dependendo da atividade da empresa. O cálculo da contribuição é feito em cima da folha salarial.
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
O IPI é um imposto federal que incide sobre produtos industrializados nacionais e estrangeiros. Apurado a cada dez dias, é recolhido até o 3º dia útil do decêndio subsequente  –  no caso de cigarros e bebidas – ou  até o último dia útil do decêndio seguinte – para os demais produtos.
Tributos estaduais:
ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicações
Imposto estadual que incide sobre operações relativas à circulação de mercadorias, de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicações, à entrada de mercadoria importada, ao fornecimento de mercadorias com prestação de serviço e ao fornecimento de alimentação e bebidas por qualquer estabelecimento. Por ser um imposto estadual, as alíquotas variam conforme a localidade. De tudo que é arrecadado, 75% ficam para o governo estadual e 25% são repassados aos municípios.
Tributos municipais:
ISS – Imposto sobre Serviços
O prestador de serviço, empresa ou autônomo é obrigado a recolher o ISS. O valor da alíquota varia conforme a legislação de cada município. A base de cálculo é o preço do serviço, obtido pela receita mensal do contribuinte de caráter permanente ou pelo valor cobrado na prestação de serviço eventual.
Fontes:
Receita Federal
Banco Central
Conselho Regional de Contabilidade – SP

Etapas de registro da empresa


ABERTURA, REGISTRO E LEGALIZAÇÃO.


Para abertura, registro e legalização do empresário individual, é necessário registro na Junta Comercial e, em função da natureza das atividades constantes do objeto social, inscrições em outros órgãos, como Receita Federal (CNPJ), Secretaria de Fazenda do Estado (inscrição estadual e ICMS) e Prefeitura Municipal (concessão do alvará de funcionamento e autorização de órgãos responsáveis pela saúde, segurança pública, meio ambiente e outros, conforme a natureza da atividade).
Passo a passo:
1-Junta Comercial
Faça o registro de empresário individual e o seu enquadramento como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Ocasião em que se deve apresentar para arquivamento (registro) o Requerimento de Empresário e o enquadramento como ME ou EPP na Junta Comercial, desde que atenda ao disposto na Lei Complementar 123/2006. Recomenda-se a realização de pesquisa prévia de nome empresarial e consulta prévia de endereço para evitar colidência de nome empresarial e pendências junto à Prefeitura Municipal e aos demais órgãos envolvidos.
A pesquisa do nome empresarial deve ser a primeira providência a ser tomada antes do registro (Requerimento de Empresário) da empresa. Essa medida é para certificar-se que não existe outra empresa já registrada com nome igual ou semelhante ao que você escolheu. Isso evita que o processo de registro tenha que mudar de nome, após iniciado.
Alertas importantes
• Não copie nomes ou marcas já existentes e não confunda nome empresarial com nome fantasia. O nome empresarial, que constará no Requerimento de Empresário, deverá observar as regras de formação próprias de cada tipo jurídico - consulte a Instrução Normativa DNRC nº 116, de 22 de novembro de 2011. Já o nome fantasia (nome comercial ou de fachada) é aquele pelo qual a empresa se torna conhecida do público.
• É necessário solicitar “Consulta Prévia” à Prefeitura Municipal para saber se é possível exercer as atividades desejadas no local em que se pretende implantar a empresa (conformidade com o Código de Posturas Municipais), bem como para obter a descrição oficial do endereço pretendido para a empresa.
Nesse momento, é importante, também, informar-se na Prefeitura sobre quais as licenças que deverão ser obtidas para a concessão do Alvará de Funcionamento referente às atividades que serão desenvolvidas. Em seguida deve-se procurar cada órgão responsável pelo licenciamento (Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, etc.) e obter informações sobre quais são as exigências de cada um deles para a concessão da licença que for necessária para as atividades, além da documentação que é exigida.
Se alguma atividade da empresa for considerada de alto risco, serão efetuadas exigências específicas para cada caso e vistorias prévias ao início de funcionamento da empresa. Nesse caso, o Alvará de Funcionamento somente será concedido se as exigências forem atendidas.
Para as empresas que não tenham atividades consideradas de alto risco, algumas Prefeituras concedem o Alvará de Funcionamento Provisório com a realização e a aprovação da “Consulta Prévia”. É exigida a assinatura dos responsáveis pela empresa do Termo de Ciência e de Responsabilidade, por meio do qual o empresário se compromete a cumprir as exigências para a emissão do Alvará de Funcionamento.
• Não alugue ou adquira um imóvel antes de verificar a viabilidade do funcionamento.
2 - Aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais, quando for o caso.
Os atos empresariais sujeitos à aprovação prévia dos órgãos e entidades governamentais, para registro nas Juntas Comerciais, encontram-se enumerados no Anexo da Instrução Normativa DNRC n° 114, de 30 de setembro de 2011.

3 - Secretaria da Receita Federal do Brasil
Faça a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Em quase todas as Juntas Comerciais essa inscrição pode ser feita juntamente com o arquivamento do Requerimento de Empresário. Caso o sistema da sua cidade ou estado não esteja integrado, essa inscrição deve ser efetuada após o registro na Junta Comercial.
4 - Secretaria de Fazenda do Estado
Se a empresa exercer atividade industrial ou comercial, faça a inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Essa inscrição deve ser feita após o arquivamento do Requerimento de Empresário na Junta Comercial e da inscrição na Receita Federal do Brasil.
5 - Prefeitura Municipal
Se a empresa exercer atividade de serviços, providencie a inscrição na Secretaria de Finanças ou de Fazenda da Prefeitura. Em vários municípios essa solicitação se dá simultaneamente com a solicitação do Alvará de Funcionamento.
Depois de efetuar o registro e as inscrições fiscais da empresa, assim como as exigências para emissão do Alvará, solicite à Prefeitura Municipal a emissão do Alvará de Funcionamento.

Alerta importante: o Alvará de Funcionamento é o documento hábil para que os estabelecimentos possam funcionar, respeitadas ainda as normas relativas a horário de funcionamento, zoneamento, edificação, higiene sanitária, segurança pública e segurança e higiene do trabalho e meio ambiente. A expedição do alvará é de competência da Prefeitura Municipal ou da Administração Regional (no caso do Distrito Federal) da circunscrição onde se localiza a empresa.
Uma vez obtido o Alvará de Funcionamento Provisório ou o Alvará de Funcionamento, conforme o caso, a empresa poderá iniciar as suas atividades.

6 - Inscrição no FGTS (Caixa Econômica Federal).
7 - Inscrição nos conselhos de classe, quando for o caso (CREA, CRM, CRC etc.)

05/06/2013

Cálculos Trabalhistas



Este cálculo demostra como obter um valor de salário líquido a partir do salário bruto e dos principais descontos do salário (INSS e IRRF)
Cálculo de uma estimativa de saldo referente aos depósitos mensais em uma conta de FGTS sem considerar correções mensais.
Cálculo do valor do Imposto de renda retido na fonte sobre o salário do trabalhador.
Cálculo do valor descontado ao INSS, sob o salário do trabalhador.
Este cálculo auxilia na tomada de decisão sobre qual a melhor opção para se trabalhar em uma empresa: atuar como um prestador de serviços (PJ) ou ter carteira assinada (CLT).
Cálculo de estimativa de valores dos vencimentos e descontos decorrentes do término das relações de trabalhos acordadas via contrato CLT (Consolidação de Leis do Trabalho).
Cálculo do valor do salário bruto necessário para se obter um salário líquido específico.
Cálculo do valor do benefício de seguro desemprego a ser pago ao trabalhador de acordo com regras específicas.
Cálculo de estimativa de valor a ser pago ao empregado devido as horas extras trabalhadas.
Cálculo dos valores das parcelas do décimo terceiro salário (13º), também conhecido como gratificação natalina.
Cálculo do valor a ser pago ao trabalhador referente as férias
Cálculo do benefício aos trabalhadores de baixa renda, para auxiliar no sustento dos filhos
Calcule o adicional de insalubridade, que é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde.

Cálculo de Estimativa de valor desembolsado por uma empresa para manter um funcionário.

SINOPSE DAS PRINCIPAIS ROTINAS TRABALHISTAS



Na área trabalhista há dezenas de trâmites que devem ser observados com regularidade visando adequação à legislação laboral. Busca-se, desta forma, a prevenção de falhas no atendimento à legislação, bem como a eliminação de erros operacionais que possam gerar multas e reclamatórias trabalhistas.
Elaboramos adiante um resumo das principais rotinas trabalhistas:
Rotinas Trabalhistas
  • Verificar se os acordos de compensação de horas (sábados) estão formalizados e previstos em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
  • Observar exigências do Acordo ou Convenção Coletiva, tais como a aplicação de reajustes salariais, normas específicas sobre benefícios e outros itens negociados.
  • Acompanhar, mensalmente, os recolhimentos e cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Arquivamento das folhas de pagamento
Autônomos
  • Especial cuidado para que a relação de trabalho (autônomo) não seja caracterizada como relação de emprego (empregado).
  • Verificar também retenção e recolhimento de 11% no pagamentos a tais profissionais, bem como o IRF devido, além da contribuição por parte da tomadora.
Cálculos trabalhistas
  • Férias, 13º salário, DSR, descontos legais, etc.
  • Verificar se o programa informatizado atende e calcula todas as variáveis exigidas.
Comunicação do Acidente de Trabalho - CAT

A emissão da CAT até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sendo:
  • 1ª via: ao INSS;
  • 2ª via: ao segurado ou dependente;
  • 3ª via: ao sindicato dos trabalhadores; e
  • 4ª via: à empresa.
  • Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída. Tal procedimento deve ser observado por todos os trabalhadores sujeitos ao controle de jornada, independentemente do porte da empresa, visando resguardar-se em ações trabalhistas (horas extras e outras reclamações).
  • Verificar a obrigatoriedade da semana de prevenção de acidentes de trabalho e da instituição da comissão interna.
  • Elaborar o Mapa de Riscos Ambientais;
  • Inspeção Prévia de funcionamento do estabelecimento.
Certidão Negativa de Débito - CND (Previdenciário)
  • Comprova a regularidade em relação às contribuições previdenciárias.
  • O pedido da certidão pode ser efetuado via internet ou em uma unidade de atendimento da Receita Federal.
  • Se não houver restrições a certidão é emitida automaticamente.
Certidão Negativa de Débito Trabalhistas - CNDT
  • De acordo com a Lei 12.440/2011 as empresas interessadas em participar das licitações e firmar contratos com o Poder Público estão obrigadas a apresentar, dentre o rol de documentos exigidos, a CNDT. O sistema para emissão da certidão já se encontra disponível no portal do Tribunal Superior do Trabalho, no link Emitir Certidão.
  • Observar a obrigatoriedade de contratação.
  • Modalidade de contrato por prazo determinado, não poderá exceder o limite de 90 (noventa) dias, já incluso neste prazo possível prorrogação.
  • Controle do vencimento do contrato.
  • Em março de cada ano desconta-se 1/30 avos (do salário base) para o sindicato da categoria profissional representativa.
  • Verificar o recolhimento anual.
Cooperativas médicas
  • Verificar o recolhimento do INSS sobre o pagamento às cooperativas que atuam em saúde.
Certificado de Regularidade do FGTS - CRF
  • Comprova a regularidade perante o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, sendo emitido exclusivamente pela CAIXA.
  • O CRF será fornecido, mediante consulta por meio da Internet, para o empregador que se encontre regular.
  • O prazo de anotação e devolução da CTPS é de 48 (quarenta e oito) horas a partir do seu recebimento, mediante recibo de entrega.
  • Principais anotações: Data de Admissão/Demissão, Férias, Contribuição Sindical, Alterações Salariais e demais anotações que se fazem necessárias.
  • Verificar se o DSR está sendo pago para horistas e para os comissionados.
  • Caso o empregador mantenha convênios e o empregado queira usufruir dos mesmos, precisa haver autorização POR ESCRITO do empregado.
  • Estipular normas para que toda a documentação do empregado, na admissão, seja realizada de forma completa e o registro seja feito de imediato.
Empréstimos a empregados
  • Devem ser contratados por escrito.
  • Analisar desníveis salariais que poderiam justificar uma ação trabalhista de equiparação. Para tanto, desenvolva um plano de cargos e salários com base no ramo de atividade ou área territorial em que a empresa atua.
Fundo de Amparo do Trabalhador - FAT
  • FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao MTE, destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.
  • A principal fonte de recursos do FAT é composta pelas contribuições para o PIS e PASEP.
  • Verificar e planejar as férias anuais de modo a não incidência do pagamento de férias em dobro.
  • As férias podem ser concedidas em 2 vezes (no máximo e em casos excepcionais) e cada período não pode ser inferior a 10 dias corridos.
FGTS e INSS
  • Verificar regularidade de recolhimento e correto preenchimento da GFIP/SEFIP.
  • Sugere-se a obtenção de certidão negativa a cada 6 meses.
  • Verificar correto preenchimento e atualização de dados dos empregados.
  • Entregar, mensalmente, a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.
  • Respeitar o prazo mínimo de arquivamento.
  • Especial atenção neste item. As horas extras habituais geram uma série de novos direitos e precisam ser analisados, quanto à necessidade e dispendiosidade. O pagamento habitual também pode assegurar o direito a indenização no caso de supressão das horas.
  • Trabalhadores que atuam entre 22 horas e 5 horas – remuneração adicional mínimo de 20%.
  • Verificar o período mínimo de 1 hora no almoço e 11 horas entre uma jornada e outra.
  • Verificar a correta retenção na folha de pagamento e recolhimento a Receita Federal.
  • Declaração de dependentes para Imposto de Renda (admissão, alteração no mês de janeiro de cada ano) ou quando do nascimento do filho(a).
Livro de Inspeção do Trabalho
  • Verificar a existência e a disponibilidade em caso de fiscalização.
  • Verificar quais normas são exigíveis para a aplicação e treinamento dos empregados.
Programa de Alimentação do
Trabalhador - PAT
  • Para adesão ao PAT, deverá adquirir o formulário oficial nas agências da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e encaminhá-lo ao Ministério do Trabalho e Emprego
  • Manter o recibo de postagem e a cópia do formulário, nas dependências da empresa, matriz e filiais, à disposição da fiscalização, ou efetuar sua inscrição via Internet (www.mte.gov.br).
Obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.
  • Admissional;
  • Periódico;
  • Retorno ao trabalho;
  • Mudança de função;
  • Demissional.
  • Entregar na ocasião do desligamento do empregado.
PPRA

  • Efetuar sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global pra fins de avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.
RAIS e CAGED
  • Verificar entrega regular de tais informações junto ao MTE.
Recibos salariais
  • Observar assinaturas nos holerites e respectivo arquivamento mensal.
Reclamatórias trabalhistas
  • Acordos: atentar para o recolhimento mensal do INSS (de acordo com o pagamento de cada parcela) se for o caso.
  • Verificar a possibilidade de realizar conciliação prévia sindical em caso de previsão convencional.
  • Atentar para prazo do pagamento rescisório e homologação sindical.
  • Manutenção das fichas de Salário Família e comprovação de vacinações periódicas (Cartão da Criança) e matrícula escolar;
  • Retenção dos documentos necessários da criança (até 14 anos) para o recebimento do benefício.
  • Observar se as normas do INSS estão sendo atendidas.
  • Piso Estadual - Verificar se o piso da categoria e do respectivo Estado está sendo respeitado. O piso estabelecido em convenção prevalece sobre o piso estadual, ainda que aquele seja inferior.
  • Pisos de categorias diferenciadas.
Telefonistas e outras categorias diferenciadas
  • Verificar cumprimento do horário reduzido de trabalho.
Terceirização de atividades
  • Fiscalizar as condições em que os trabalhadores terceirizados atuam, especialmente em relação às normas de segurança do trabalho, bem como quanto ao cumprimento das obrigações trabalhistas, sob pena de a tomadora ser condenada ao pagamento de verbas não pagas pelas terceirizadas.
  • Verificar escala dominical e remuneração extraordinária nos feriados.
  • Verificar as normas específicas para este grupo de trabalhadores.
  • Para pessoas que executam atividades administrativas regulares em entidades com finalidades não lucrativas - estipular termo de adesão.
  • Verificar a existência de opção ou não deste benefício,
  • O empregado precisa se manifestar por escrito.
Verbas extra-salário
  • Ajuda de custos, benefícios, entre outros precisam ser reavaliados para que não possam surgir contingências (incorporação ao salário).

03/06/2013

Você conhece seus valores?



Valor. Como uma palavra tão pequena e comum pode influenciar na vida pessoal e profissional?
Mesmo sem perceber, a maioria das decisões tomadas pelas pessoas são baseadas nos valores, ou seja
crenças, atitudes e julgamentos que ela possui. Cada pequeno passo, seja ele decisivo ou não, é influenciado e determinado por aquilo que acredita-se ser a melhor atitude para aquele momento.
Conhecer o que é importante para o seu futuro, tanto na carreira como fora dela, é um fator determinante para quem pretende fazer um planejamento ou ter mais segurança nas decisões a serem tomadas. Para isso, conhecer os valores que mais importam e influenciam na vida é fundamental.
Veja as tabelas abaixo. Elas foram divididas em três categorias diferentes de valores - os interiores, exteriores e do dia-a-dia. Leia com atenção e enumere, de acordo com as instruções, aqueles que são mais importantes para você. O resultado desse Check List de Valores vai mostrar uma lista dos valores que são mais importantes e que podem guiar a sua vida!
Boa sorte!
Valores internos
Relacionados com recompensas intangíveis, como aquilo que satisfaz cada pessoa. Os valores internos são responsáveis pela motivação para levantar todos os dias e ir para o trabalho ou escola. O tipo de valor que faz com que a pessoa diga: "adoro me preparar para ir ao trabalho!"

Leia as frases abaixo e diga qual a importância de cada um desses valores para você (numa escala de 1 a 5, sendo cinco a mais importante)
 variação e mudanças no dia-a-dia de trabalho
 oportunidades de expressar sua criatividade
 trabalhar nos limites de seu conhecimento
 ajudar outras pessoas
 ajudar a sociedade
 experimentar situações de aventura
 correr riscos e passar por desafios
 sentir-se respeitado em seu trabalho
 competir
 ter contato com o público
 ser especialista em algum assunto
 trabalhar com precisão
 influenciar outras pessoas
 sentir-se realizado
 trabalhar por uma boa causa
Valores Externos
Relativo às coisas tangíveis, como compensações e condições que você encontra na carreira (ambiente, cargos, benefícios e ganhos). Esses valores são os grandes responsáveis por manter as pessoas em seu trabalho, mesmo que elas não estejam contentes com ele.
Leia as frases abaixo e diga qual a importância de cada um desses valores para você (numa escala de 1 a 5, sendo cinco a mais importante)
 ter controle, autoridade, poder
 viajar com freqüência
 ser recompensado monetariamente
 ser um empreendedor
 trabalhar em equipe
 trabalhar em um ambiente ágil
 ter horário fixo
 fazer seus próprios horários / ter horário flexível
 ser / ficar rico
 ter prestigio e status
 ter status intelectual
 ser reconhecido com prêmios, honras e bônus
 usar uniforme
 trabalhar em um ambiente prazeroso
 trabalhar em local de alto risco
Valores do dia-a-dia
Esses são os valores pessoais relacionados a como e onde você quer viver, como utilizar seu tempo de lazer e como você se sente em relação ao dinheiro
Leia as frases abaixo e diga qual a importância de cada um desses valores para você (numa escala de 1 a 5, sendo cinco a mais importante)
 economizar
 férias em hotéis caros
 ter acesso a oportunidades culturais e educacionais
 estar próximo à facilidades de entretenimento
 ser participante ativo em sua comunidade
 se divertir em casa
 estar envolvido com política
 viver de forma simples
 passar seu tempo com a família
 viver em uma grande cidade
 viver em outro país
 ter tempo para seu crescimento pessoal e espiritual
 ter casa própria
 viver no campo
 se divertir na vida pessoal e profissional
Como checar seus valores
Depois de preencher as três listas, destaque as opções com 5 de pontuação. Se tiver marcado menos de cinco opções, considere também aquelas que você classificou com o número 4 em importância. Se sua lista de "4 e 5" somar mais de vinte opções você precisa parar e priorizar sua lista. Para isso, não escolha mais de 4 ou 5 opções de cada categoria.
O próximo passo é analisar qual das três categorias é a mais importante para você. Considere como cada uma delas se reflete na sua vida profissional atual e na posição que você gostaria de ocupar. Procure por opções que podem ser colocadas juntas, como economizar e ser rico.
Se não houver opções compatíveis entre as categorias, ou se chegar a conclusão que todas são importantes para você, procure selecionar uma lista com as 10 opções mais importantes e tente continuar diminuindo até que consiga chegar nos 5 valores mais importante de sua vida e que são necessários para o sucesso de sua vida pessoal e profissional.
Finalmente, escreva duas ou três frases que traduzam seus valores para suas expectativas profissionais. Saber o que realmente é importante para você vai ajudá-lo a se preparar para todas as novas oportunidades que aparecerem, como traçar seus objetivos na próxima entrevista ou mudar os rumos de seu trabalho para alcançar uma maior satisfação.

10 dicas para trabalhar bem em grupo




por Camila Micheletti
Dicas práticas para trabalhar bem em grupo, que reproduzimos abaixo. Confira!
Seja paciente - Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça, uma sentença". Por isso é importante que você seja paciente e pense antes de falar. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os colegas, mesmo que não esteja de acordo com as opiniões deles.
Aceite as idéias dos outros - Muitas vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
Não critique os colegas - Podem surgir conflitos entre os colegas de grupo, mas é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho. Avalie as idéias da pessoa, independentemente daquilo que achar dela. Critique as idéias, nunca a pessoa.
Saiba dividir - Ao trabalhar em grupo, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio de que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Se isso fosse verdade, o trabalho não seria "em grupo", seria individual, concorda? Partilhar responsabilidades e informação é fundamental para o sucesso da equipe.
Trabalhe - Não é por trabalhar em grupo que você deve relaxar nas suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore com a sua parte e verá o resultado no final.
Seja participativo e solidário - Procure dar o melhor de si e ajude os seus colegas sempre que necessário. Da mesma forma, você não deverá se sentir constrangido quando também precisar de auxílio.
Dialogue - Quando você se sentir desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução que agrade a todos e não sobrecarregue ninguém.
Planeje - Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que alguns se dispersem; por isso o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho de grupo seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
Aceite a idéia do erro - Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e o grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que a equipe ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
Aproveite -, afinal o trabalho em grupo acaba sendo uma boa oportunidade de conviver mais de perto com os seus colegas, conhecê-los melhor e também de aprender com eles. Boa sorte!


Arquivo do blog