10/06/2011

Conclusão SWOT

SWOT é uma sigla que indica a primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses,
Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças) e é
uma definição das fraquezas e fortalezas de uma empresa, bem como as oportunidades
e ameaças inseridos em seu ambiente.
Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicação da análise SWOT:
 A empresa (sua posição no mercado, viabilidade comercial, etc...)
 Um método de distribuição
 Uma marca ou produto
 Uma idéia de negócio
 Estratégias para penetrar em um novo mercado ou o lançamento de um novo
produto
 Uma oportunidade de expansão do negócio
 A escolha de um parceiro potencial
 A escolha de um fornecedor
 Uma estimativa de oportunidades de investimento.
Um Swot clássico se parece com uma tabela feita de células onde se elencam os pontos
fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças
Pontos Fortes Oportunidades
Pontos Fracos Ameaças
Isto pode parecer fácil – completa-se a tabela e a análise SWOT está pronta. Mas os
pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças podem se acumular tanto a ponto
de não conseguirmos distinguir qual deles tem uma maior ou menor importância.
É nestes casos que a técnica de Mapas Mentais pode trazer uma vantagem interessante.
Uma representação visual da informação pode facilitar o processo de entendimento e
lhe permite alocar os pontos e idéias mais importantes, resultando em uma análise
SWOT realmente útil e eficaz.







Logo, após ter realizado uma Análise SWOT você será capaz de observar as vantagens e
os pontos fracos de sua organização de maneira mais transparente, bem como sua
situação perante o mercado. O Uso da técnica de mapeamento mental para desenvolver
uma Análise SWOT, realizado com a ajuda do InteliMap, irá lhe ajudar a estruturar a
informação disponível da sua companhia ou um produto no mercado, bem como ter uma
boa visão de sua situação atual e do desenvolvimento de seus prospectos.

SWOT

Na análise SWOT, pontos fortes e fracos são fatores internos. Por exemplo: Análise SWOT

Um ponto forte de sua empresa poderia ser:

  • Vasto conhecimento em marketing, especializado na área.
  • Um novo produto ou serviço inovador.
  • A localização da empresa.
  • Qualidade dos processos e procedimentos.
  • Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço.

Um ponto fraco da sua firma poderia ser:

  • Falta de conhecimento em marketing.
  • Produtos ou serviços semelhantes (ex. Em relação a seus competidores).
  • A localização da seu negócio.
  • Baixa qualidade de seus produtos ou serviços.
  • Reputação duvidosa.

Na análise SWOT, oportunidades e ameaças são fatores externos. Por exemplo: Uma oportunidade para seu negócio poderia ser:

  • Um mercado em desenvolvemento, por exemplo: a internet.
  • Fusões, juncão entre empreendimentos ou aliança de estratégias.
  • Mudança para novos áreas do mercado, às quais oferecem melhores lucros.
  • Um novo Mercado Internacional.
  • Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia da competição.

Uma ameaça poderia ser:

  • A entrada de um novo competidor em sua area empresarial.
  • Guerra de preços com competidores.
  • Um competidor tem um novo produto ou serviço inovador.
  • A competição possui um melhor acesso aos canais de distribuição.
  • Taxas são introduzidas ao seu produto ou serviço.

Empreendedorismo: Análise PEST

A análise PEST (Political and Legal Aspects, Economic, Social and Technological Aspects) tem por objetivo o estudo e a avaliação das variáveis do ambiente externo onde a empresa funciona ou funcionará.

O “P” do PEST (Political and Legal Aspects)


Para definir a estratégia da empresa é preciso ter conhecimento dos aspectos políticos e legais do ambiente onde ela atuará. Para tal, pontos como: estrutura e política de cobrança dos impostos e taxas, leis do trabalho, estabilidade política, regulamentações ambientais, eficiência e eficácia do sistema jurídico, restrições tarifárias ao comércio exterior, incentivos fiscais, níveis de corrupção, marcos regulatórios, entre outros, devem ser analisados.

O “E” do PEST (Economic Aspects)


A estabilidade econômica é um ponto fundamental para que se possam desenvolver cenários e estratégias realistas e exeqüíveis. Alguns pontos a observar são: a estabilidade econômica, o crescimento econômico, as taxas de juros e a oferta de capital, as taxas de inflação, as taxas de câmbios com as principais moedas, entre outros.

Nesta análise cabe notar que não só os números estáticos são importantes, mas também as tendências, isto é, a análise no tempo das variações (diferenças/bandas), estabilidade, e tendência destes números.

O “S” do PEST (Social-cultural Aspects)


A sociedade e a cultural local têm grande influência na condução e no desenvolvimento dos negócios, logo, a sua análise também é essencial. Diferentes sociedades têm diferentes modos de desenvolver os negócios.

Não confundir a última sentença do parágrafo anterior com Ética, integridade e honestidade, pois estas são universais e independem da regionalização. Em outros artigos discorremos largamente e incisivamente sobre essa “pseudo-confusão” para justificar práticas condenáveis, principalmente nos países em desenvolvimento e nos países pobres.

Os aspectos sociais podem abranger: a taxa de crescimento da população, a distribuição da idade, o comportamento do consumidor, aspectos religiosos, culturais e educacionais, etc.

O “T” do PEST (Technological Aspects)


Hoje, um fator fundamental é a perspectiva tecnológica em qualquer ramo de negócio.Por mais independente que seja da tecnologia, o cerne do negócio, no mínimo, por exemplo, dependerá da infra-estrutura de telecomunicações para utilizar um telefone. Isto, sem mencionar o acesso à Internet e às suas ferramentas disponíveis, livres e sem custo. Logo, o aspecto tecnológico é importante.

Então, alguns fatores tecnológicos a considerar, dependendo do tipo de negócio, poderiam ser: canais de distribuição e comunicação, incentivos ao desenvolvimento ou utilização de tecnologia, automação, barreiras de entrada a novos competidores, níveis de produção local, estrutura local para terceirização, taxa de atualização tecnológica ou estágio local de nível tecnológico, questões ligadas à responsabilidade ambiental, etc.

O que é a Análise PEST?


É muito importante que uma empresa considere fatores ambientais antes de iniciar o processo de marketing. Em fato, análises ambientais devem ser contínuas e preencher todos os aspectos do planejamento.
Os fatores ambientais do marketing de uma empresa são:
1. Fatores ambientais internos, como: funcionários (ou clientes internos), tecnologia do escritório, salários e finanças, etc.
2. Fatores micro-ambientais, tais como: clientes externos, agentes e distribuidores, fornecedores, a competição, etc.
3. Fatores macro-ambientais, tais como: Poderes Políticos (e legais), poderes econômicos, Sociocultural, e Tecnológicos. Estes são conhecidos como fatores PEST.(Fatores Políticos, Econômicos, Socioculturais, Tecnológicos.
Análise PEST

Fatores Políticos

A área política representa enorme influência sobre as regras empresariais, e o poder de compra de clientes e outras empresas. Você sempre deve considerar fatores como:
1. Quanto estável é o ambiente político?
2. Poderão regras governamentais influenciar leis que regulam os impostos pagos por seu negócio?
3. Qual é o posicionamento do governo em relação à éticas de marketing?
4. Qual é a política governamental sobre a economia?
5. O governo tem alguma visão sobre a cultura e religião?
6. O governo está envolvido em negociações tais como o EU, NAFTA, ASEAN, entre outros?

Fatores Econômicos

Comerciantes precisam considerar o estado de uma economia de negócios no curto e longo prazo. Isto é especialmente real no planejamento de marketing internacional. Você deve considerar:
1. Margem de juro.
2. O nível de inflação, nível de emprego (per capita).
3. Prospecto ao longo prazo da empresa, Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

Fatores Socioculturais

As influencias sociais e culturais de uma empresa variam de país para país. É de estrema importância que estes fatores sejam considerados, incluindo:
1. Qual é a região dominante?
2. Qual é a aceitação à produtos ou serviços importados?
3. A lingual tem algum impacto sobre a difusão de produtos no mercado?
4. Quanto tempo disponível consumidores possuem para lazer?
5. Qual é o papel do homem e da mulher na sociedade?
6. Qual é o expectativa de vida da população? As gerações mais antigas são mais ricas?
7. Qual é a opinião da sociedade em relação a fatores ambientais?

Fatores Tecnológicos

Tecnologia é vital para atingir uma vantagem sobre a competição, e é um fator principal da globalização.
Considere os pontos à seguir:
1. A tecnologia facilita produtos e serviços serem fabricados por um preço mais baixo e melhor qualidade?
2. A tecnologia oferece a consumidores e empresas produtos e serviços mais inovadores como o Internet banking (acesso a contas bancárias online), nova geração de telefones celulares, etc?
3.Como tem mudado a distribuição de produtos\serviços através de novas tecnologias, tais como: livros online, passagem aéreas, leilões, etc?
4. A tecnologia oferece a companhias uma nova forma de comunicação a seus consumidores, por exemplo: banners, Customer Relationship Management (CRM) (Gerenciamento do relacionamento com o cliente), etc?

07/06/2011

PROGRAMA 10S


1. SEIRI - Senso de Utilização
2. SEITON - Senso de Ordenação
3. SEISOH - Senso de Limpeza
4. SEIKETSU - Senso de Saúde
5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
6. SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União
7. SHIDO – Senso de Treinamento
8. SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
9. SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos
10. SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social

RESUMO

A utilização de técnicas de estimulo à cultura da qualidade desenvolvidas no Japão provocou diversas mudanças nas organizações brasileiras. O Programa 5S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas na melhoria da gestão. Para o significado ser bem entendido, e não perder o conceito dos “S” , foi colocada a palavra Senso no início de cada tradução para o português, ficando assim definidos: 1ºS Seiri (Senso de Utilização), 2ºS Seiton (Senso de Ordenação), 3ºS Seisoh (Senso de Limpeza), 4ºS Seiketsu (Senso de Saúde) e 5ºS Shitsuke (Senso de Autodisciplina). Posteriormente foram lançados outros 3(três) Sensos: 6ºS Shikari Yaro (Senso de Determinação e União), 7ºS Shido (Senso de Aprendizado e Treinamento) e 8ºS Setsuyaku (Senso de Economia e Combate aos Desperdícios). Em um artigo de revista, do qual se perdeu o original, apareceu a sugestão de se adotar um Senso de Princípios Morais e Éticos, que a TQM – Técnicas de Qualidade e Marketing Ltda.(www.tqm.com.br), passou a utilizar em seus trabalhos de consultoria como sendo o 9º S - Shisei Rinri. O engenheiro José Ailton Baptista da Silva, fundador e consultor sênior da empresa TQM, fez a proposição do 10ºS Sekinin Shakai (Senso de Responsabilidade Social), chegando assim ao Programa 10S.
 Autor:

Os 10 Sensos ( 10 S )

Os 10 Sensos  ( 10 S )



MELHORIA CONTÍNUA
1 - SEIRI - Senso de Utilização
2 - SEITON - Senso de Ordenação
3 - SEISOH - Senso de Limpeza
4 - SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene
5 - SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
6 - SHIKARI YARO - Senso de Determinação e União
7 - SHIDO - Senso de Treinamento
8 - SETSUYAKU - Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
9 - SHISEI RINRI - Senso dos Princípios Morais e Éticos
10 - SEKININ SHAKAI - Senso de Responsabilidade Social
A utilização de Sensos como técnicas de estímulo a cultura da qualidade, foi desenvolvida pelas Empresas Japonesas na década de 70 e mundialmente difundida no ocidente nos anos 80 e 90, provocando diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade.
O Programa 5 Esses
Origens
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
Objetivos
O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
O que é o Programa "5S"
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.
Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:

Primeiro ‘S’ – SEIRI – Senso de Utilização ( DESCARTE) - Separar o necessário do desnecessário.
PARA QUE SERVE

Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.   
       - Verificar o que é útil e necessário.
       - Separar aquilo que não tem utilidade para o setor.
       - Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor
Benefícios  
 - Desocupa espaços
       - Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados.
       - Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar
       - Evita a compra desnecessária de materiais.
 - Aumenta a produtividade
 - Prepara o ambiente para a segunda fase


Segundo ‘S’ – SEITON – Senso de Ordenação ( ARRUMAÇÃO ) - Colocar cada coisa em seu devido lugar
PARA QUE SERVE
Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

COMO PRATICAR
 - Analisar onde e como guardar as coisas.
 - Definir critérios para organizá-las
 - Definir lugar e modo adequados de guardá-las.
 - Padronizar os nomes dos objetos.
 - Criar um sistema de identificação visual.
 - Manter tudo em seus lugares após o uso.
Benefícios
 - Racionaliza os espaços.
 - Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca.
 - Evita estoques em duplicidade.
 - Racionaliza a execução das tarefas
 - Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental.
 - Prepara o ambiente para a terceira fase.

Terceiro ‘S’ – SEISOH – Senso de Limpeza - Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
PARA QUE SERVE
Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.   
COMO PRATICAR
 - Fazer uma faxina geral
 - Acionar regularmente o pessoal da limpeza
 - Acionar regularmente o pessoal da manutenção
 - Desenvolver hábitos de limpeza
 - Limpar os objetos antes de guardá-los
Benefícios
 - Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado.
 - Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável.
 - Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários.
 - Incrementa a qualidade de vida na instituição.
 - Prepara o ambiente para a quarta fase.

Quarto ‘S’ – SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene - Tornar saudável o ambiente de trabalho.
PARA QUE SERVE
Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.
 COMO PRATICAR
 - Praticar sempre os 3S anteriores
 - Melhorar as condições ambientais de trabalho
 - Promover o respeito mútuo.
 - Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal
 - Criar um ambiente de trabalho harmonioso

Benefícios
 - Reduz acidentes
 - Melhora a saúde geral dos funcionários
 - Eleva o nível de satisfação dos funcionários
 - Facilita as relações humanas
 - Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários.
 - Prepara o ambiente para a quinta fase

Quinto ‘S’ – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina - Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.
PARA QUE SERVE
 - Melhorar constantemente.
 - Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico.
 - Respeitar e cumprir o estabelecido.
COMO PRATICAR
 - Disciplinar a prática dos “S” anteriores.
 - Compartilhar objetivos
 - Difundir regularmente conceitos e informações
 - Cumprir as rotinas com paciência e persistência
 - Incorporar os valores do Programa 5 S.
 - Criar mecanismos de avaliação e motivação
 - Participar dos programas de treinamento
Benefícios
 - Elimina o controle autoritário e imediato
 - Facilita a execução das tarefas
 - Propicia resultados de acordo com o planejado
 - Propicia o crescimento pessoal e profissional
 - Melhora os serviços e as relações pessoais
 - Prepara a instituição e os funcionários para os
 - Programas da Qualidade mais abrangentes.

Sexto ‘S’ – SHIKARI YARO – Senso de Determinação de União
Princípio: Comprometimento e trabalho em equipe.
Esforços devem ser envidados no sentido de proporcionar e garantir “a participação determinada dos gestores em parceria com a união de todos os empregados. O exemplo vem de cima. Motivação, liderança e comunicação são as chaves do senso. No ambiente da Qualidade, um ponto fundamental é a transparência na condução da gestão, para que se tenha um bom trabalho em equipe, buscando assim o comprometimento de todos para alcançar os resultados almejados. Os gestores devem definir formas para que todos se engajem no processo, estimulando e motivando as pessoas para a prática do trabalho em equipe em todas as esferas da organização”.
Benefícios
“Aumento da confiança dos empregados perante a organização”;
“Maior compromisso dos empregados com a busca de resultados”;
“Melhoria nas relações interpessoais”;
Desenvolvimento da capacidade de a organização “reter talentos”

Sétimo ‘S’ – SHIDO – Senso de Treinamento
Princípio: Resultados almejados são alcançados com educação e treinamento dos membros de cada equipe
Recomenda a educação do ser humano e o treinamento do profissional. São “ações que qualificam o profissional e engrandecem o ser humano que passa a ter maior empregabilidade, essencial no cenário atual. Nas práticas da administração moderna o ser humano tem de ser considerado o maior valor, pois é por meio dele que se obtém os resultados almejados. No atual cenário, não só o treinamento de tarefas repetitivas é importante, mas a organização tem de desenvolver as pessoas para que elas tenham a oportunidade de tornar-se empregáveis e competitivas, dando a elas qualificação profissional constante.
Criar o ambiente do conhecimento e desenvolver talentos é uma das propostas do sétimo ‘S’”.
Benefícios
Alcance de “maior empregabilidade”;
“Desenvolvimento de talentos”;
“Aumento da produtividade e resultados”.

Oitavo ‘S’ – SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
Princípio: O combate ao desperdício reduz custos e aumenta a produtividade.
Introdução de medidas, inovações e melhorias que têm por objetivo o combate aos desperdícios, tendo em vista a redução de custos e o aumento da produtividade.
“Combater o desperdício no ambiente de trabalho é fundamental para ajudar nos resultados da empresa. Deve-se estimular os empregados para que criem alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, conscientizando-os da realização do trabalho com qualidade e estimular também a prática da reciclagem, contribuindo, assim, com a não degradação do meio ambiente”.
Benefícios
“Economia para a empresa com a redução dos desperdícios de materiais e serviços”;
“Redução de horas extras”;
“Reeducação das práticas de aquisição de materiais”;
“Preservação do meio ambiente”.

Nono ‘S’ - SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos
Princípio: Desenvolvimento e conscientização de princípios éticos e morais concernentes à lealdade e
respeito no trato com clientes, colegas e superiores.
“Ser ético é, além de outros fatores, ser capaz de voltar esforços de gestão para objetivos mais nobres, como o de aumentar a produtividade, a eficiência e a qualidade de um produto. A empresa deve definir padrões de conduta para seus empregados, criando compromisso dos mesmos com suas atitudes e comportamento. Cada empregado tem de saber avaliar o que pode ou não fazer no exercício da sua função, procurando sempre ser leal com os clientes e com a própria empresa”.
Benefícios
“Empregados mais compromissados com os resultados da empresa”;
Percepção de atitudes éticas dos empregados “perante os clientes, acionistas, fornecedores e equipes de
trabalho da qual fazem parte”.

Décimo ‘S’ – SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social
Princípio: Compromisso assumido pela empresa com os projetos sociais da comunidade onde se
encontra estabelecida e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que a integram.
“Compromisso que a organização e as pessoas que dela fazem parte devem ter com a sociedade. Toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. O décimo senso tem a finalidade de disseminar na organização a importância da prática da Responsabilidade Social, não só como obrigação da empresa em desenvolver ações sociais, mas como incentivo e motivação de seus próprios empregados para a realização de trabalhos voluntários para atender às carências da sociedade. As praticas de Responsabilidade Social vão além dos pagamentos de impostos, tributos e comprimento da legislação trabalhista e ambiental”.
Benefícios
“Melhoria da imagem da empresa perante a sociedade e órgãos governamentais”;
“Maior produtividade dos empregados”;
“Transparência nas ações com os clientes, empregados, acionistas, fornecedores e a sociedade”;
“Participação do crescimento socioeconômico da população”;
“Preservação do meio ambiente”.

“Do ponto de vista organizacional, essa filosofia deve ser praticada com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, criando um ambiente de motivação, onde as pessoais possam transformar seus potenciais em realizações”.
(1) SILVA, José Ailton Baptista da. Implementando o Programa 10S nas empresas. In: Falando de Qualidade, Gestão, Processo de Meio Ambiente – Banas – Ano XIV.

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