23/03/2011

Quais ferramentas você deve ter para ser um bom corretor?



-A primeira delas é a AGENDA ( com todos os dias do ano dividida em meses e com espaço para anotações em cada um deles), use-a de maneira sistemática, anote absolutamente tudo que ocorre no dia a dia do corretor, ligações recebidas, ligações efetuadas com pedidos feitos, histórico de atendimento, o que o cliente quer , o que o cliente deseja, detalhes, dicas, informações técnicas e etc.

-Cartão de visita, com seu nome ou de sua empresa , numero do CRECI, telefone e endereço entre outras informações que julgue ùteis.

-Tenha sempre em mãos uma calculadora.

-Hoje em dia é essencial ter o seu próprio celular.

-Tente conseguir um computador ou um Lap top( computador portátil), se puder iniciar a profissão com um deles seria muito bom, caso contrário , tente se programar para quando as coisas começarem a dar retorno você comprar um. Ele serve para organizar e arquivar tudo que desejar, serve como conexão a internet, fonte de estudo. Em um computador você pode mostrar fotos de seus produtos, pode ver material de divulgação de seus parceiros e de sua empresa, você também fará muito bom uso desta ferramenta se utilizá-la para elaboração de contratos , minutas, esboços e documentos em geral relacionados aos seus negócios do dia a dia.

-Ter acesso a internet e saber usá-la, se for autônomo tentar habilitar uma internet em seu ambiente de trabalho, caso esteja em uma empresa procurar estar sempre conectado a ela e absorvendo as informações dos produtos , e da concorrência.

-Capacidade de deslocamento ágil, você deve conseguir atender o cliente com a maior brevidade possível, portanto o seu meio de transporte pode ser peça fundamental, tente ter um veiculo próprio, isto lhe facilitará no dia a dia, mas não desanime se não tiver, pois muitos corretores começaram sem veículos e depois com as primeiras vendas adiquirirem um.

-Pasta de trabalho, crie uma pasta que possa abrigar o essencial do seu dia a dia, mesmo que não sejam utilizadas sempre. Nela poderão ser incluídos, contratos modelos, folders de lançamentos, descrições de sua empresa, canetas, máquinas fotográficas, cartões, calculadoras, agenda,carregadores de celular contatos e etc.
Outras ferramentas são mais específicas para a realização das vendas, quais sejam: 
Faixas de “VENDO” para afixar em imóveis.
Material para fixá-las, martelo, alicate, arame ou cordas.
Máquina fotográfica digital.

- Aconselha-se que sempre esteja com você alguns modelos de documentos de trabalho, tenha sempre em mãos pelo menos os seguintes documentos;“Relatório de visitas”, “Contrato de exclusividade de vendas”. 
-Aprenda a usar os documentos de trabalho de um corretor.
No exercício da profissão você deverá aprender a usar os documentos típicos da profissão de corretor de imóveis, quase tudo que acontece em nossa profissão existe um documento correspondente para lhe dar sustentação e garantir que seus ganhos não sejam perdidos. Para isto você deve se munir de documentos.

-Os documentos sugeridos como imprescindíveis tem o seguinte significado:

Contrato autorização de venda com exclusividade ( ou sem exclusividade) - estabelece que o imóvel tem autorização para ser vendido por você com exclusividade( ou sem exclusividade) e descreve o preço, endereço do imóvel, dados do proprietário e comissão, isto lhe servirá para assegurar seu vínculo com o cliente e lhe garantir o recebimento de comissão.

Relatório de visitas- é um documento bem simples , e serve para anotar o nome do cliente que você levou para ver o imóvel, assegurando o seu direito a comissão se este se interessar em adquirir o imóvel.

Porque Contratar um Corretor de Imóveis

-Para obter Segurança para você e sua Família. Quando você mesmo anuncia seu imóvel existe a possibilidade de criminosos aproveitarem a oportunidade para conhecerem sua intimidade, seu endereço, seus bens com o objetivo de realizar roubos ou sequestros. Com o Corretor isto se torna mais arriscado para o criminoso pois o Corretor de Imóveis se encarrega de fazer uma triagem e uma pré avaliação dos clientes interessados em seu imóvel, e poderá perceber, com sua experiência, a má intenção e denunciá-lo.-Para obter a melhor e mais precisa avaliação do seu imóvel. O proprietário pode acabar avaliando o seu patrimônio abaixo do preço, por não ter a devida assessoria de um profissional que esta mais apto a obter o melhor valor de mercado de seu bem, e pode perder mais dinheiro do que o valor da comissão do corretor.
-Para evitar especulações e perda de tempo, muita gente usa seu imóvel para servir de referência. Quando seu imóvel é avaliado acima do preço, o proprietário sem o corretor de imóveis não sabe quando isto acontece e acaba sendo explorado com visitas desnecessárias, usadas apenas para mostrar que o outro imóvel anunciado no mercado esta mais barato.- o proprietário não saberá administrar os pontos fortes de seu patrimônio nem contornar os pontos fracos, ao passo que um profissional saberá lidar com estas dificuldades, pois é treinado e qualificado para isto-Para saber lidar com a parte burocrática, a legislação imobiliária é extensa e complexa e os contratos de compra e venda são documentos legais, um contrato mal escrito pode fazer com que a venda não se concretize, ou atrase seus recebimentos, ou ainda custar a você muito dinheiro em reparos e correções. Um corretor de imóveis sabe quais atos precisam ser feitos e pagos por você, sabe qual documentação você deve ter em ordem para poder vender e como as restrições contratuais e de zoneamento locais podem afetar a transação, Se houver erros em sua documentação ou sua propriedade, o corretor saberá corrigi-las.

-Segurança legal, caso o profissional se comporte de má fé, existe uma entidade profissional que se encarrega de fiscalizar regulamentar e penalizar os corretores de imóveis, denominada CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis ).

Avalia corretamente seu imóvel, e se prepara para disponibilizar estes dados ao comprador.

Avaliar seu imóvel é algo que exige muita técnica e conhecimento, e não significa tratar apenas do preço, significa ter um laudo capaz de informar o preço e justificá-lo aos compradores, quando um corretor faz uma avaliação ele esta paralelamente preparando um plano  de atendimento aos compradores, trazendo informações sobre metragem do imóvel, detalhes de acabamento, quantidade de banheiros, salas áreas, localização, detalhes de topografia e etc, embora o dono muitas vezes saiba tudo isto ele não terá sempre o tempo disponível para explicar aos toda hora a todo momento a todos os compradores estes dados técnicos. O Corretor avalia e pode passar estes dados a qualquer momento e com todo o tempo que for necessário para explicar detalhe por detalhe a cada comprador. Imagine um cliente ligando para o proprietário do imóvel na hora do almoço, na hora do trabalho, no carro, no seu horário de dedicação a sua família, finais de semana, feriados e perguntando todos aqueles detalhes minuciosos? São muitas perguntas sobre a avaliação do seu imóvel!  os compradores a vezes passam muitos minutos e até horas perguntando sobre os critérios de avaliação porque o imóvel custa este preço, o que contém, qual acabamento, localização e etc. É preciso paciência! O Corretor tem este tempo e esta paciência.

Vende seu imóvel em qualquer horário do dia em qualquer data.
Você já pensou ter que parar de trabalhar para atender a vários  telefonemas de interessados em seu imóvel?  Já pensou isto durante vários finais de semana? E se este interessado quiser ver o imóvel em um horário que você não puder atender?  pois é!  o corretor fica a disposição para atender os telefonemas  a qualquer  momento, por dias, meses e as vezes até por um ano.

Anuncia seu imóvel sem custos para você.
Um bom corretor anuncia seu imóvel nos melhores veículos de mídia disponíveis no mercado, tudo isto sem custos para você, ele se encarrega de criar textos, criar campanhas, instalar faixas de “VENDO”, incluir anúncios em Sites especializados em imóveis e tudo mais que for necessário para viabilizar a venda.

 Desloca-se ao local da venda em seu lugar.

O corretor oferece a você um serviço que lhe trará muito comodismo, o deslocamento até o local da venda e em alguns casos o translado junto aos compradores. O corretor vai e volta quantas vezes for necessário, para mostrar seu imóvel, tudo por conta e risco dele. Imagine você tendo que sair do seu conforto a qualquer momento do dia para atender um comprador, muitos deixam de vender seu imóvel por não poder atender um possível comprador por estarem em seu trabalho ou afazeres.

Informa detalhes sobre documentação sempre que solicitado.
Sempre que um atendimento esta se encaminhando para um interesse maior, o corretor se encarrega de todo aquele processo de questionamentos sobre os documentos, normalmente o corretor se reúne com os interessados e oferece os documentos do seu imóvel,tais como  escrituras, taxas, tributos, cópias e etc, os compradores precisam ter um atendimento muito especial neste momento, e isto será feito para todos os interessados. Imagine você perdendo seu tempo com inúmeros interessados exigindo sempre estes dados, isto lhe tomará tempo. O corretor fará isto tantas vezes for necessário para poder vender seu imóvel.

Fecha  o negócio para você.
Alem do trabalho para vender , avaliar, atender, se dedicar, se deslocar é preciso lembrar da hora em que a venda é concretizada, depois disto ainda existe muito trabalho pela frente, é preciso iniciar todo o processo de preparação dos documentos para dar legalidade a operação, é preciso  tirar certidões, buscar nada consta de tributos, taxas condominiais, conferir dados, estabelecer regras para os pagamentos, identificar a maneira como isto ocorrerá, explicar para as partes, obter anuência de ambos, marcar datas, obter certidões dos vendedores junto aos poderes judiciais, tributários, preparar tudo isto para ser apresentado em cartórios, e finalmente deixar tudo pronto para a transferência do bem junto a cartórios. O Corretor faz isto de maneira mais segura, rápida e precisa, e ainda o faz com alegria e presteza, poupando aborrecimentos e perda de tempo.
Fornece segurança na hora do pagamento.
Na hora de lidar com valores financeiros todo cuidado é pouco, e uma operação que envolve muito dinheiro, o corretor é peça fundamental para assegurar o cumprimento do pactuado, e serve como inibidor de prejuízos ou golpes, pois estará ao lado do vendedor do imóvel entregando os documentos ao comprador somente quando for assegurado o pagamento do estabelecido em contrato ou escritura, ele serve como testemunha e sempre estará ao lado do vendedor para sua segurança.

Veja alguns simuladores de Financiamentos Bancários para imóveis

http://www8.caixa.gov.br/siopiinternet/simulaOperacaoInternet.do?method=inicializarCasoUso

https://wwws3.hsbc.com.br/HPB-CHM-SIMULADOR/servlets/HPBCreditoImobiliarioServlet


http://www.itau.com.br/imobline/


http://www.unibanco.com.br/vste/_exc/imo/index.asp


http://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=6287

Cuidados na aquisição de um imóvel em construção.


...............Em primeiro lugar você deve verificar o contrato que será assinado com a construtora, veja detalhes que são delineados nas clausulas, leia e releia várias vezes, tire suas dúvidas, exija alterações se verificar clausulas “leoninas”( clausulas que incluem obrigações exageradas de sua parte), sempre que possível leve a um advogado amigo ou um profissional de confiança que entenda de leis de direito imobiliário, código Civil e de direitos do consumidor, tente também contato com o PROCON de sua cidade se achar necessário.

...............Com relação ao contrato fique bem atento quando o assunto for prestações, veja qual o sistema de correção das mesmas, desconfie se lhe disserem que não haverá correções, e se for prometido que as prestações serão decrescentes identifique no contrato esta informação.

...............Caso hajam reajustes converse com o profissional que esta lhe atendendo e obtenha o máximo de explicações sobre o método de reajuste, e não se esqueça nunca de verificar se isto fica bem claro no contrato que você fará com a construtora, leia tudo meticulosamente.

...............Nos casos em que o imóvel for financiado pelo sistema financeiro de habitação verifique a indicação do índice de correção no contrato, ligue para o banco responsável pelo crédito habitacional ou empréstimo e obtenha mais detalhes da operação.

..............Toda construção deve ter um memorial descritivo registrado em cartório de registro de imóveis, basta solicitá-lo ao construtor, peça o número e o cartório em que foi registrado e depois cheque isto junto do referido cartório.

...............Com relação a construtora é imprescindível que você cheque alguns detalhes a seguir:

-Veja se existe algum problema com o CGC da empresa, peça este número de CGC e pesquise em sites de tribunais se existe algum processo envolvendo a empresa. Faça uma pesquisa de mercado em órgãos públicos, repartições, prefeitura, internet e etc., tente obter a maior segurança possível para realizar a compra de seu imóvel.

- Veja como andam as finanças da construtora se ela lhe parece estável, se tem títulos protestados, suas instalações sua apresentação, isto pode ser um indicador de sua capacidade operacional.
-Sempre que possível, aproveite para conversar com outras pessoas que já adquiriram imóveis com esta construtora, veja os imóveis entregues por ela e confira o nível de satisfação de quem já possui unidades por ela vendidas, fale com os síndicos responsáveis por empreendimentos já concluídos desta construtora, veja o que eles tem a declarar sobre as condições de infra-estrutura do empreendimento.

.................Depois que decidir comprar, faça visitas regulares ao empreendimento e observe se o cronograma de construção esta indo conforme o planejado.

.................Exija também que tudo o que for prometido como promoção, adicionais , brindes, ofertas acabamentos especiais e promessas de mudanças na planta, fiquem registrados no contrato ou em aditivos, guarde também folders e panfletos para que sejam comparados com o que você terá que recebar na entrega das chaves.

Cuidados na aquisição de um imóvel.


Antes de comprar qualquer imóvel, o comprador deverá estar atento a uma série de cautelas para não transformar seu sonho em pesadelo. A leitura atenta a todos os documentos referentes ao imóvel, tais como certidão negativa de ônus do imóvel nos cartórios de distribuição e dos proprietários são imprescindíveis. Além de outras formalidades a serem observadas pelos compradores tal como certidão negativa de IPTU junto ao Município ou federação, e se for condominio solicitar declaração do Sindico sobre situação financeira do proprietário junto ao condomínio.
Além disso, deverá o interessado na compra de imóvel, além de observar toda a documentação referente ao imóvel e a seu proprietário, verificar com atenção a condição do imóvel. Deverá verificar também a existência ou não de problemas, tais como: Rachaduras, vazamentos, problemas hidráulicos e elétricos, sendo que, para evitar que esses possíveis problemas passem desapercebidos, deverá o comprador consultar um profissional de confiança.
Ainda, deverá ser observado pelo comprador a posição do imóvel em relação a construções vizinhas, ventilação, nível de ruído da região, bem como a posição do imóvel em relação ao sol. Uma volta pelo bairro e uma conversa com os moradores, faz com que você conheça seus futuros vizinhos. Ainda, poderão eles esclarecerem suas dúvidas a respeito da região, do comércio, da segurança e da infra-estrutura.
Feitas essas observações iniciais, o comprador deverá estar atento a documentação referente ao imóvel e aos proprietários desse imóvel. Deve ter a consciência de que todo imóvel deve estar registrado em cartório.
Atualmente, o registro do imóvel em cartório é feito através de uma “matrícula”. Essa matrícula vem a ser a “carteira de identidade” do imóvel, trazendo todas as informações oficiais sobre o imóvel, sendo que, cada matrícula refere-se a apenas um imóvel e nela deve constar toda a história, a descrição e o nome do proprietário do imóvel.
Cada imóvel está registrado em um determinado cartório de registro de imóveis, sendo que, a localização do imóvel é que determinará em qual cartório deverá ser efetuado o registro. Ou seja, cada imóvel terá apenas um único registro imobiliário, tornando fácil a consulta à matrícula deste.
Após a análise da matrícula e certidão negativa de ônus do imóvel, o comprador deverá proceder a análise de documentos dos proprietários do imóvel. Observando, se o vendedor é pessoa física ou jurídica. Se for pessoa física, se o vendedor é casado ou não. Ou seja, todos os detalhes são úteis para evitar problemas futuros.
Dessa forma, o adquirente de um imóvel deverá solicitar ao vendedor a mais completa lista de documentação. A que passaremos a elucidar:
Documentos do imóvel:
1) Título de Propriedade – Título devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição competente (matrícula do imóvel);
2) Certidão vintenária e atualizada da propriedade a ser fornecida pelo cartório de registros de imóveis:
3) Informação no Departamento Urbanística da Prefeitura sobre a situação geográfica do mesmo, em relação às obrigações e posturas municipais, zoneamento da cidade, projetos de urbanização e restrições à sua utilização.
Documentos do vendedor Pessoa Física:
1) Fotocópia da Cédula de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
2) Certidões negativas e atualizadas dos Distribuidores Forenses estadual, federal e trabalhista
3) Certidões negativa de Protestos;
Se pessoa jurídica:
1) Cartão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica);
2) Certidão Negativa de Débito do INSS e Certidão de Quitação de tributos Federais administrados pela Receita Federal;
3) Contrato social se a sociedade Comercial for limitada (Ltda.), devidamente registrado na Junta comercial ou em Registro de Títulos e Documentos se a sociedade for civil;
4) Estatuto Social se for uma Sociedade por Ações – S/A e a ata da Assembléia Geral que elegeu a atual diretoria e a ata que autorizou a alienação.
5) Verificar a capacidade jurídica da pessoa para vender;
6) Certidões atualizadas dos Distribuidores Forenses estadual, federal e trabalhista;
7) Certidões negativa de Protestos;
Tomadas essas providências e estando a documentação em ordem, o comprador poderá efetuar a aquisição do imóvel. A aquisição de uma propriedade, por meio de compra e venda, é feita pelo registro da escritura no cartório imobiliário.
A esse respeito diz o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 530, inciso I. Vejamos:
“Art. 530. Adquire-se a propriedade imóvel:
I – Pela transcrição do título de transferência no registro de imóvel.”
Denomina-se título o documento que a lei considera hábil para efetivar a transferência da propriedade do bem imóvel ao ser registrado no cartório imobiliário. Para compra e venda, chama-se de escritura pública
Assim, o primeiro passo a ser dado é lavrar uma escritura pública, produzida em qualquer cartório de notas, por um agente público, devidamente autorizado pelo Poder Público a exercer essa função, ou em um consulado brasileiro no exterior (art. 221, I, da Lei nº 6.015/73). Neste documento deve constar a causa do negócio jurídico (compra, venda, doação, etc), descrição, referências, entre outros detalhes do imóvel, sendo que essa descrição deverá ser a mesma registrado no Cartório de Registro de Imóveis.
Para lavrar a escritura pública, será necessário levar ao tabelião cópias de toda a documentação do imóvel e dos contratantes. Bem como, será necessário o pagamento das taxas e do serviço do tabelião, que será calculado com base no valor da negociação. Caso não tenha sido estabelecido quem arcará com as despesas de transferência estas ficarão por conta do comprador, de acordo com o disposto no Art. 1.129 do Código Civil.
Assim, após a lavratura da escritura pública, o adquirente deverá promover o Registro dessa escritura no Cartório de Registro de Imóveis. E, para se fazer o registro no Cartório imobiliário, é devido o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), bem como as custas e taxas do Cartório de Registro de Imóveis.
Entretanto, caso o comprador não registre a escritura pública no Cartório de Registro de Imóveis, correrá sérios riscos. Tais como: o de o vendedor vender novamente o imóvel, o imóvel ser objeto de penhora por dívida do vendedor, entre vários outros problemas.
Portanto, para realmente se tornar dono de um imóvel, além de serem observadas todas as formalidade elucidadas, deverá o adquirente promover o registro da escritura pública de compra e venda em Cartório de Registro de Imóveis, pois quem não registra não é dono. E lembrem, as informações aqui prestadas, são da documentação básica a ser exigida, em caso de dúvidas sempre procure a orientação um profissional da área.

Informação Básica Sobre Corretores de Imóveis


A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada no Brasil em 27 de agosto de 1962. Esta lei foi anulada e a situação só foi resolvida pela edição da Lei nº 6530 de 12 de maio de 1978.

A primeira obrigação do corretor é o da necessidade para registro oficial no CRECI, que obtenha o título de Técnico em Transações Imobiliárias.
Quem não possui registro no CRECI Conselho Regional de Corretores de Imóveis não pode trabalhar com intermediações imobiliárias.

O Corretor de Imóveis é o profissional que aproxima duas partes em torno de um objetivo comum, que é o imóvel.
Assim podemos definir o seu trabalho, do ponto de vista técnico, como sendo a Intermediação Imobiliária.

Pela lei 6530/78 é de competência legal e exclusiva do Corretor de Imóveis servir de intermediário na compra, venda, locação e permuta de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

Com essa definição, fica claro perceber que o Corretor de Imóveis é o único profissional legalmente habilitado para intermediar as transações imobiliárias, nos seus mais variados tipos.

A remuneração do corretor ou seus honorários obedecem a uma tabela local editada pelo CRECI da região.
Não deixe de utilizar um corretor de imóveis para realizar o seu projeto imobiliário.


Atividades principais

A fim de bem desempenhar sua profissão, deve o corretor de imóveis adotar alguns procedimentos, dentre os quais: 
1) manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário; 
2) reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
3) firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
4) combinar preço e condições da transação;
5) examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
6) agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
7) orientar todo cliente que queria investir em imóveis.

LEGISLAÇÃO REFERENTE A PROFISSÃO DE CORRETORES DE IMÓVEIS.


LEI 4.116/1962 - REVOGADA PELA LEI 6.530 - DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS.
LEI 6.530/1978 - DÁ NOVA REGULAMENTACÃO A PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS, DISCIPLINA O FUNCIONAMENTO DE SEUS ORGÃOS DE FISCALIZACÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
LEI 10.795/2003 - ALTERA OS ARTS. 11 E 16 DA LEI Nº 6.530, DE 12 DE MAIO DE 1978, PARA DISPOR SOBRE A ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS NOS CONSELHOS REGIONAIS DE CORRETORES DE IMÓVEIS E FIXAR VALORES MÁXIMOS PARA AS ANUIDADES DEVIDAS PELOS CORRETORES A ES
DEC 81.871/1978 - REGULAMENTA A LEI 6.530, DE 12 DE MAIO DE 1978, QUE DÁ NOVA REGULAMENTAÇÃO A PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS, DISCIPLINA O FUNCIONAMENTO DE SEUS ORGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
LEGISLAÇÃO RELACIONADA AO MERCADO IMOBILIÁRIO
LEI 8.245/1991 - DISPOE SOBRE AS LOCACOES DOS IMOVEIS URBANOS E OS PROCEDIMENTOS A ELAS PERTINENTES.
LEI 4.591/1964 - DISPÕE SOBRE O CONDOMÍNIO EM EDIFICAÇÕES E AS INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS.
LEI 6.766/1979 - DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
LEI 8.078/1990 - DISPÕE SOBRE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Obs:Em razão das constantes atualizações das legislações sugerimos que seja feito o download das leis de seu interesse, diretamente do site oficial da Presidencia da república do Brasil, que possui uma ferramenta de pesquisa que dá acesso ao conteúdo mais atualizado possível das leis de todo o pais.
clique abaixo e acesse a ferramenta "BASE DA LEGISLAÇÃO FEDERAL" para pesquisa de leis e decretos Federais da Presidência da República do Brasil (obs: use o ponto para separar a centena do milhar nos números das leis, ex: lei, 8.245, 4.591 e etc.)

acesse: 

Perfil do corretor



Comprar, vender, alugar e permutar imóveis não são transações simples de serem realizadas. Apesar da pretensa facilidade de se colocar em contato, por exemplo, pessoas que querem vender e outras que têm intenção de adquirir imóveis residenciais, comerciais ou mesmo rurais, a responsabilidade do corretor vai bem além do fato de mostrar ao cliente a propriedade na qual este estiver interessado.
Segundo a Lei n° 6.530, que disciplina o exercício da profissão, “compete ao corretor exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”.
Graças ao bom desempenho dos corretores de imóveis, muitas são as pessoas que já realizaram o sonho de aquisição da casa própria ou do seu estabelecimento comercial.


Profissão:Corretor de Imóveis.
corretor de imóveis, também conhecido como corretor imobiliário, é a pessoa que intermedeia, durante a transação de um imóvel (urbano ou rural), a relação comercial entre o vendedor e o cliente comprador. Cabe, portanto, ao corretor apresentar ao(s) comprador(es) o imóvel que será negociado, disponibilizando as informações necessárias para que a venda seja efetuada.
Para seguir esta carreira legalmente é preciso que o corretor esteja credenciado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O corretor de imóveis pode ser bacharel em Ciências Imobiliárias, curso que tem duração de quatro anos. Pode também ter o curso de Gestão Imobiliária (com duração de dois anos) ou pode especializar-se como Técnico em Transações Imobiliárias, cuja duração é de apenas um ano. Outra opção para exercer esta profissão é fazer o Exame de Proficiência, fato que lhe permite não somente ser um corretor, como também possuir sua própria administradora de imóveis (imobiliária).
Dentre as características necessárias para ser um corretor podemos citar a aptidão e o gosto por vendas. O trabalho deste profissional fica muito mais fácil se ele possuir carisma, bom humor, raciocínio espacial aguçado, paciência e aptidão para relacionar-se com o público, dedicação, argumentação e capacidade de convencimento, boa aparência e manter-se bem informado.
As principais atividades de um corretor de imóveis são a organização da compra, locação, permuta, venda e incorporação de imóveis e a reunião dos documentos e papéis que serão usados na negociação; apresentação de imóveis para a visitação do público, bem como do projeto desenvolvido e dos arredores do imóvel; a intermediação da negociação e a verificação da correta construção do imóvel.
O corretor pode trabalhar em empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de registros de imóveis, leilões (empresas judiciárias), consórcios imobiliários, empresas de loteamento e planejamento imobiliário, etc.
Ao contrário de outras profissões, o salário do corretor de imóveis não é fixo, visto que é baseado em comissões. Isto equivale a dizer que o salário do corretor varia de acordo com a quantidade e o tamanho do que for vendido. Sobre as vendas judiciais o valor da comissão é de 5%, sobre um imóvel urbano, é de 6 a 8%, sobre um imóvel rural, é de 6 a 10%, e quando se trata de imóveis industriais, é de 6 a 8%.

Glossário de Administração de Empresas



Administração
 é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
Administrador é o responsável pelo desempenho de uma ou mais pessoas no trabalho.
Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para atingir objetivos organizacionais.
Administração participativa - A administração participativa consiste em envolver os trabalhadores nas decisões que afetam seu trabalho.
Administração por objetivos - Processo de administração em que os membros da organização se auto-controlam através de objetivos próprios, determinados num processo interativo, no qual gerentes e subordinados comunicam e ajustam seus objetivos entre si.
Adhocracia – é uma estrutura organizacional que enfatiza a tomada de decisão descentralizada, extrema especialização horizontal, poucos níveis administrativos, ausência virtual de controles formais e poucas regras, políticas e procedimentos escritos.
Atitude significa o comportamento frente às situações, o estilo pessoal e a determinação de fazer as coisas acontecerem.
Behaviorismo - doutrina psicológica que estuda apenas o comportamento exterior das pessoas e outros organismos, rejeitando o uso de métodos introspectivos ou holísticos.
Benchmarking - pesquisa de referências de excelência; copiar o que deu certo.
Brainstorming - técnica de criatividade utilizada com maior número de idéias possíveis no tempo mais rápido, criando soluções para determinados problemas.
Cargo – é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva.
Cadeia escalar – é o mesmo que cadeia de comando.
Cadeia de comando – é a linha de autoridade que interliga as posições da organização e específica quem se subordina a quem.
Certificação - Verificação, efetuada e atestada por uma entidade com credibilidade pública, de que uma organização ou produto atende a um conjunto bem definido de requisitos.
Centralização – significa a concentração do processo decisorial na cúpula da organização.
Competência - Requisitos pessoais necessários para a execução de um trabalho, incluindo conhecimentos, habilidades e predisposições emocionais.
Conhecimento significa o acervo de informações, teorias, conceitos, idéias, experiências e aprendizagem a respeito da área de atuação.
Controle é a função administrativa que monitora as atividades a fim de manter a organização no caminho para o alcance dos objetivos, permitindo as correções necessárias.
Ciclo motivacional – é o processo de surgimento e tentativa de satisfação de uma necessidade humana. O organismo permanece em estado de equilíbrio, que se rompe quando surge uma necessidade, que provoca um estado de tensão e desequilíbrio, que conduz a um comportamento ou ação no sentido de satisfazer a necessidade, a qual, se satisfeita, libera a tensão e retorna ao equilíbrio anterior. A satisfação pode ser impedida por alguma barreira, mantendo o estado de tensão ou pode ser compensada pela satisfação de outra necessidade.
Delegar – é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores da hierarquia.
Departamentalização – é o nome dado à especialização horizontal na organização através da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. É decorrente da divisão do trabalho e a homogeneização das atividades.
Descentralização – significa a dispersão do processo decisorial para a base da organização.
Desempenho é a capacidade de uma organização de atingir seus objetivos pelo uso eficiente e eficaz de seus recursos.
Direção é a função administrativa que utiliza a influência para ativar e motivar as pessoas no sentido de alcançar objetivos organizacionais.
Diretrizes - conjuntos de metas e meios a serem usados para alcançá-las.
Divisão do trabalho – significa distribuição de tarefas entre os indivíduos ou grupos sociais, de acordo com a posição que cada um deles ocupa na estrutura social e nas relações de propriedade. Cada pessoa ou grupo torna-se um especialista para realizar um tipo específico de atividade.
Downsizing - ‘‘encolhimento’’, redução das atividades de uma empresa ou operação; redução de escala operacional ou administrativa, geralmente associada à reengenharia e novas tecnologias.
Endomarketing - a filosofia do marketing aplicada dentro da organização, recursos humanos e marketing de mãos dadas, o marketing voltado para dentro
Empowerment – Energização/envolvimento - Processo de estimular empregados a tomarem iniciativas que beneficiem a organização. Inicialmente é preciso que as pessoas compreendam e estejam de acordo com os objetivos a serem buscados, para então serem encorajados a buscar a melhor maneira de concretizá-los.
Eficácia significa atingir objetivos e resultados. Um trabalho eficaz é aquele que resulta proveitoso e bem-sucedido.
Eficiência significa fazer as coisas bem e corretamente. O trabalho eficiente é um trabalho bem-executado.
Empreendedor é a pessoa que tem a coragem de assumir riscos para aproveitar oportunidades em situações onde outras pessoas veriam problemas ou ameaças.
Ênfase na estrutura é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que cuidam da configuração e estruturação das organizações, como no caso da Teoria Clássica e Teoria da Burocracia.
Ênfase nas pessoas é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações, como no caso da Teoria das Relações Humanas e Teoria Comportamental.
Ênfase nas tarefas é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científica.
Ênfase na tecnologia é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional, como no caso da Teoria da Contingência.
Ênfase no ambiente é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo, como no caso da Teoria de Sistemas e Teoria da Contingência.
Estratégia – significa a mobilização de todos os recursos da organização em âmbito global, visando atingir objetivos globais a longo prazo. Uma estratégia define um conjunto de táticas.
Estrutura organizacional - numa organização formal, estrutura hierárquica da autoridade, geralmente expressa na forma de um organograma.
Executivo é o administrador situado no nível institucional da organização. Pode ser um diretor ou um gerente.
Equipes auto-gerenciadas - equipes auto-gerenciadas são grupos de trabalhadores aos quais é delegada autoridade para determinarem por si mesmos a melhor maneira de fazer suas atividades, estabelecendo objetivos, resolvendo problemas e tomando decisões em grupo. . As equipes auto-gerenciadas assumem as funções normalmente desempenhadas por chefes e supervisores, permitindo portanto reduzir o número de níveis hierárquicos e acelerar as respostas da organização às solicitações externas.
Equipes inter-funcionais - equipes inter-funcionais são compostas de pessoas de departamentos diferentes ou pessoas de um departamento com especializações e funções diferentes. São formadas para resolver problemas interdepartamentais ou interdisciplinares, geralmente relacionados a processos de negócios (reengenharia ou benchmarking), desenvolvimento de produtos ou necessidades dos clientes.
Fatores higiênicos – são as variáveis ambientais que envolvem o ambiente de trabalho e que influenciam o grau de satisfação das pessoas. São também chamados fatores insatisfacientes.
Fatores motivacionais – são as variáveis intrínsecas ao trabalho ou à tarefa e que influenciam o grau de satisfação das pessoas no trabalho. São também chamados fatores satisfacientes.
Feedback – ou realimentação – ou alimentação de retorno – é a função do sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido a fim de manter o funcionamento do sistema dentro daquele critério padrão (retorno).
Fluxograma - diagrama que descreve a seqüência de passos de um processo.
Gestão - atividade que visa estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca dos propósitos e metas da organização. (= Gerência, Administração).
Gestão do conhecimento – é o processo sistemático de buscar, selecionar, organizar e apresentar informação no intuito de melhorar a compreensão de um empregado em uma área específica de interesse.
Gestão da qualidade - parte das atividades de gestão que tem por objetivo atingir os objetivos de qualidade (política de qualidade) de uma organização.
Gestão da qualidade total - doutrina de administração segundo a qual o desempenho e saúde da organização dependem da qualidade dos produtos e serviços -aferida pela satisfação do cliente - que deve ser perseguida com a participação de todos os empregados, visando o sucesso a longo prazo e trazendo benefícios para todos os colaboradores da organização e para a sociedade como um todo.
Globalização significa a internacionalização dos negócios e do sistema produtivo e financeiro, fazendo com que o ambiente organizacional se torne imenso, complexo, mutável e incerto.
Grupos informais – são os grupos espontâneos de pessoas que formam a organização informal.
Grupos sociais – são conjuntos de pessoas que interagem entre si através de padrões de relacionamento.
Habilidade é a capacidade de transformar o conhecimento em ação, o que resulta em um desempenho desejado.
Habilidades conceituais envolvem o uso de idéias, conceitos, teorias e abstrações.
Habilidades humanas estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade no relacionamento interpessoal e grupal.
Habilidades técnicas envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas específicas relacionados com o trabalho.
Histograma - gráfico mostrando o número de ocorrências dentro de uma população ordenada segundo uma característica mensurável. Por exemplo, número de ataques cardíacos por idade.
Holismo - doutrina segundo a qual as coisas precisam ser entendidas em sua totalidade, rejeitando portanto os métodos analíticos.
ISO 9000 -  é o conjunto de padrões de qualidade estabelecido pela Comunidade Européia. O Brasil é representado na ISO pela ABNT.
Just-In-Time (JIT) - Sistema de gerenciamento de suprimentos que evita a formação de estoques, garantindo que o material certo chegue na hora certa e no lugar correto, na quantidade exata e com a QUALIDADE requerida.
Kaizen :. Programa de melhoria de processos, envolvendo melhoria da qualidade e participação dos trabalhadores, melhoria da qualidade. Baseia-se no fato de que nada está bom, apenas ficou melhor. Muitos estudiosos afirmam que nisto reside à razão do sucesso japonês.
Kanban: Técnica de programação de produção, de origem japonesa, onde os próprios operadores controlam as necessidades de produção e prioridades através de um quadro com cartões ou fichas.
Know How - acerto de conhecimentos, experiências acumuladas, conjunto de habilidades.
Legitimidade – é a capacidade de justificar legalmente ou explicar racionalmente o exercício do poder.
Linha – significa a autoridade de comando e de ação que decorre da posição hierárquica ocupada.
Meritocracia – ênfase dada ao mérito e competência técnica das pessoas. Daí, a exigência de títulos, de concursos e provas de avaliação para comprovação do mérito pessoal.
Metas - situações previstas no planejamento da organização como etapas na busca de objetivos mais amplos. Servem para orientar esforços e para aferir o progresso em relação aos objetivos finais.
Método – é a maneira de se fazer alguma coisa para obter um determinado resultado.
Missão - declaração sintética da ação a ser desempenhada por uma organização, elaborada para orientar as deliberações de seus colaboradores.
Motivação - causa suposta de um comportamento, não diretamente associado a um estímulo.
Nível institucional é o nível administrativo mais elevado e aberto da organização, pelo fato de interagir com o ambiente externo.
Nível intermediário é o nível administrativo que serve de ligação entre o nível institucional e o nível operacional. É geralmente ocupado por gerentes.
Nível operacional é o nível administrativo mais baixo da organização e que cuida da execução das tarefas e atividades cotidianas.
Objetivo - resultado a ser obtido por uma organização, caracterizado por eventos que devem ocorrer e índices numéricos a serem atingidos.
Organização - Instituição pública ou privada, empresa ou associação, ou parte das mesmas, que possui uma estrutura funcional e administrativa.
Organização formal – é o nome dado à organização oficialmente adotada pela empresa e retratada pelo organograma.
Organização informal – é o conjunto de grupos espontâneos que existe em toda organização e que condiciona fortemente o comportamento de seus membros.
Organizações não-governamentais (ONGs): são aquelas destinadas a um serviço social independentemente de recursos do governo.
Organizações não-lucrativas são organizações que não perseguem objetivos de lucro.
Outsoursing – o mesmo que terceirização.
Output – ou saída - ou resultado – é a conseqüência do funcionamento do sistema.
Padrão – é uma unidade de medida adotada e aceita comumente com critério.
Padronização – é a aplicação de padrões em uma organização para obter uniformidade e redução de custos.
PDCA - Ciclo de gerenciamento com quatro etapas: planejar (Plan), executar (Do), Verificar (Check), Atuar (Act). Concebido por Shewhart e Deming, popularizou-se com a gestão da qualidade total.
Planejamento - Processo de determinação dos objetivos, metas e diretrizes de uma organização.
Política organizacional - A política organizacional compreende as ações empreendidas numa organização, visando adquirir, desenvolver e aplicar poder e outros recursos, de modo a influir sobre escolhas ou favorecer interesses de pessoas ou grupos, em situações de conflito e incerteza.
Perspectiva significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação, de transformar a teoria em prática e de resolver problemas.
Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los.
Princípio da unidade de comando – estabelece que cada pessoa tem um chefe e apenas um chefe.
Processo é uma seqüência ou sucessão de etapas de um trabalho.
Processo administrativo é o conjunto da seqüência das funções administrativas, como planejar, organizar, dirigir e controlar.
Produtividade - relação entre os resultados de um processo organizacional e os recursos consumidos para produzi-los.
Programação linear – é um método científico para tomada de decisões, que visa encontrar soluções ou alcance de objetivos que otimizem os resultados alcançados e minimizem os custos decorrentes. Ex. ajudar a entender qual a melhor ordem de produção, programação de funcionários em turno, planejamento financeiro á curto prazo, problemas de estoque, etc..
Recursos organizacionais são os meios de que uma organização dispõe para poder funcionar e operar adequadamente.
Reengenharia - é a reformulação fundamental e a reestruturação radical de processos de negócios, para conseguir melhorias dramáticas nos indicadores atuais de desempenho, tais como custo, qualidade, serviço e rapidez.
Staff - Assessoria – significa a propriedade de prestar consulta, consultoria, recomendação, sugestão, conselhos ou prestar serviços especializados.
Sinergia – quando as partes integradas de um sistema produzem um resultado maior do que a soma de seus resultados particulares. É o efeito multiplicador em que 2+2 é maior do que 5.
Tarefa – é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização.
Tática – significa uma mobilização de recursos específicos da organização, em âmbito departamental, visando atingir objetivos de médio prazo. Uma tática define um conjunto de operações.
Tecnologia da Informação (TI) – são processos, práticas ou sistemas que facilitam o processamento e transporte de dados e informações.
Teoria da Burocracia é a corrente baseada nos trabalhos de Max Weber que descreve as características do modelo burocrático de organização.
Teoria do Caos – salienta que tudo na natureza muda e evolui continuamente; nada no universo é passivo ou estável. Não há equilíbrio, mas mudança. O caos é uma ordem mascarada de aleatoriedade.
Teoria Clássica é a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.
Teoria Comportamental é a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
Teoria da Complexidade – é o estágio da ciência atual que abandona o determinismo e aceita o indeterminismo e a incerteza; abandona a idéia da simplicidade dos fenômenos da natureza e abraça a complexidade; abandona o ideal de objetividade como forma de conhecimento, assumindo a subjetividade, como condição humana. A complexidade significa a impossibilidade de se chegar a qualquer conhecimento completo.
Teoria da Contingência é a corrente mais recente que parte do principio de que a Administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
Teoria das Decisões – baseia-se na idéia de que todas as pessoas agem somente em termos de como percebem a situação onde se encontram.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) – é a abordagem baseada nas ciências comportamentais em um esforço conjugado para melhorar a capacidade de uma organização confrontar-se com o ambiente externo e incrementar sua capacidade de resolver problemas. Utiliza técnicas e modelos de mudança organizacional planejada.
Teoria Estruturalista é a corrente baseada na sociologia organizacional que procura consolidar e expandir os horizontes da Administração.
Teoria do Equilíbrio Organizacional – é a teoria que sustenta que as organizações somente alcançam um estado de equilíbrio quando incentivos e alicientes às pessoas provocam um retorno igual ou maior de contribuições dos participantes.
Teoria das Filas – é a técnica que visa à otimização de arranjos em situações de aglomeração de espera, onde haja gargalos ou restrições que bloqueiem o processo produtivo.
Teoria Geral da Administração é o conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses, conceitos e idéias a respeito da Administração como ciência, técnica ou arte.
Teoria dos Jogos – é a técnica utilizada para solução de conflitos, onde haja oposição de forças ou interesses oponentes, em que um jogador ganha e outro perde. É a aplicação da lógica matemática ao processo de tomada de decisões nos jogos e, por extensão, nas organizações, na economia, na política e na guerra, ou seja, nas situações caracterizadas por conflito de interesses, acaso e informações incompletas.
Teoria Neoclássica é a corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos.
Teoria Matemática – é a corrente administrativa que utiliza a matemática na análise dos princípios e problemas organizacionais. Os autores expressam matematicamente questões teóricas tradicionais da administração.
Teoria das Relações Humanas – é a corrente iniciada com a Experiência de Hawthorne e que combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas.
Teoria da Restrições – é uma técnica derivada da Teoria da Filas e que visa diagnosticar e localizar pontos de espera e de estrangulamento que constituem os gargalos que devem ser eliminados.
Teoria de Sistemas é a corrente que trata as organizações como sistemas abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.
Teorias Situacionais de Liderança – são as teorias que mostram que o padrão de liderança deve ajustar-se a cada situação específica.
Teoria X – representa o conjunto de pressuposições negativas a respeito da natureza das pessoas e do tipo de administração necessário para elas.
Teoria Y – representa o conjunto de pressuposições positivas a respeito da natureza das pessoas e do tipo de administração necessário para elas.
Terceirização – quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. Significa uma transformação de custos fixos em custo variáveis e uma simplificação da estrutura e do processo decisorial da organização.
Turnover - rotação de pessoal.

Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto., Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DRUCKER, P. F., O Melhor de Peter Drucker – A Administração. São Paulo: Nobel, 2001.
DRUCKER, P., Eccles, R., etc., Medindo o Desempenho Empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2000. (coletânea de artigos sobre desempenho relacionado a estratégia).

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