31/01/2011

Ferramentas de Coaching – Grow

por Douglas Ferreira





No âmbito do Coaching e da Motivação, o modelo GROW utiliza uma abordagem interrogativa (levada a cabo pelo Coach) alicerçada na atitude positiva dos colaboradores (aqueles que se pretendem motivados).

GROW é um acrónimo para Goals, Reality, Options e Will.

Este modelo visa auxiliar o líder (executive coach) a levar os seus colaboradores a atingir a máxima performance.

O Coach coloca questões sobre:

Goals (Objectivos) – Estão esclarecidos acerca daquilo que querem alcançar?

- Estabeleceram objectivos intermédios e objectivos finais?

- São objectivos

SMART? (SMART é o acrónimo para a designação dos factores considerados mais importantes no estabelecimento de objectivos de qualidade e corresponde a Specific and measurable – Motivating – Attainable – Relevant – Trackable and time-bound).

Reality (Realidade) – Qual é a situação actual deles relativamente ao projecto?

- O que é que os está a ajudar ou a prejudicar?

- Podem aprender com alguém?

Options (Opções) – Quais são as opções disponíveis?

- Existem outras abordagens possíveis?

- Qual é a melhor opção?

Will (Vontade) – Querem verdadeiramente fazer isto?

- Se o grau de empenhamento for baixo, deviam estar a fazer outra coisa?

- Quais seriam as consequências disso?

O segredo do coaching está em contribuir para que o colaborador desenvolva as suas próprias soluções. Desse modo eles sentir-se-ão mais identificados e mais envolvidos no processo, donde decorrerão maiores níveis de motivação para tomar iniciativas e levar o projecto a bom termo e com sucesso.

No âmbito do Coaching e da Motivação, o modelo GROW utiliza uma abordagem interrogativa (levada a cabo pelo Coach) alicerçada na atitude positiva dos colaboradores (aqueles que se pretendem motivados).

GROW é um acrónimo para Goals, Reality, Options e Will.

Este modelo visa auxiliar o líder (executive coach) a levar os seus colaboradores a atingir a máxima performance.

O Coach coloca questões sobre:

Goals (Objetivos)

• Você está esclarecido acerca daquilo que quer alcançar?

• Estabeleceu objetivos intermédios e objetivos finais?

• São objetivos

SMART? (SMART é o acrónimo para a designação dos fatores considerados mais importantes no estabelecimento de objetivos de qualidade e corresponde a Specific and measurable (Especifico e Mensuravel) – Motivating (Motivação) – Attainable (Alcançável) – Relevant (Relevante) – Trackable and time-bound (Planejamento em Datas)).

Reality (Realidade)

• Qual é a situação atual deles relativamente ao projecto?

• O que é que os está a ajudar ou a prejudicar?

• Podem aprender com alguém?

Options (Opções)

• Quais são as opções disponíveis?

• Existem outras abordagens possíveis?

• Qual é a melhor opção?

Will (Vontade)

• Querem verdadeiramente fazer isto?

• Se o grau de empenhamento for baixo, deviam estar a fazer outra coisa?

• Quais seriam as consequências disso?

O segredo do coaching está em contribuir para que o colaborador desenvolva as suas próprias soluções. Desse modo eles sentir-se-ão mais identificados e mais envolvidos no processo, donde decorrerão maiores níveis de motivação para tomar iniciativas e levar o projeto a bom termo e com sucesso.

O papel do líder na motivação do liderado: metas SMART


Por William Ervedeira Maillaro para o RH.com.br

Já é de longa data que se discute o papel do líder na motivação do liderado. Mesmo assim, em mais de 70% das minhas consultas com profissionais a reclamação é geralmente a mesma: estou desmotivado com o meu trabalho. A razão da desmotivação é comum: estilo de liderança inadequado para o momento que a organização está.

Mesmo com inúmeros livros, palestras, sites, blogs, cursos que orientam o líder a ter excelência em liderar, quando se trata de desmotivação temos um paradoxo: o líder acredita que falta um sistema de remuneração ou de treinamento que lhe ajude a motivar, e o liderado acredita que o sistema não funciona para fins de motivação.

Um liderado motivado entrega resultados com mais qualidade. Além disso, trabalha com mais felicidade. E quando o líder consegue criar um ambiente que estimule os liderados a trabalhar mais felizes e apresentando um melhor desempenho, aí sim, temos os chamados Times de Alta Performance.

Mas voltando à razão da desmotivação. Um líder pode se perguntar: "Aqui temos todos os benefícios possíveis, planos de carreiras claros, treinamentos hora/colaborador acima da média de mercado, e por que continuam desmotivados?", ou então, "Quando terei orçamento suficiente para criar um sistema que motive meus liderados?".

Estas duas perguntas são válidas, mas em época de ajustes orçamentários não lhe trarão resultados. Quero então lhes apresentar uma solução prática e sem custo: metas SMART. A melhor forma de criar um ambiente que estimule a motivação dos seus liderados é traçar metas claras e que colaborem na criação de desse espaço.

O papel de um líder eficaz será sempre dar a visão, o objetivo e as metas. SMART, quer dizer em Inglês, esperto, inteligente. Ao trabalhar metas SMART, o líder está usando a sua inteligência ao trabalhar uma metodologia simples, mas extremamente estimuladora. Cada letra da palavra SMART possui um significado conforme se descreve na sequência:

S (Specific), ou seja, metas específicas. É muito comum ouvir o líder dizer "precisamos vender mais, produzir mais, reduzir mais orçamento", mas, em quê? Vender mais o quê? É preciso definir claramente, sendo específico na definição da meta.

M (Mensurable), isto é, metas mensuráveis. O desejo de muitos: "quero ganhar dinheiro este ano". Tudo bem, mas quanto dinheiro você quer ganhar?

A (Attainable), ou seja, metas alcançáveis. Aqui temos o ponto principal da maior falha dos líderes: estabelecer metas inalcançáveis. O líder muitas vezes determina metas como aumentar a produção em quatro vezes, crescer 50% este ano, mas se esquece de levar em conta a realidade do mercado e da própria empresa. Pergunte-se: "será que temos insumos e equipe para conduzir o atingimento das metas?". Caso contrário, ao estabelecer uma meta além do que se pode conquistar, pode-se gerar uma desmotivação ao ver que no terceiro mês, nenhuma delas foi alcançada.

R (Relevant), ou seja, metas relevantes. Uma forma de estimular a motivação do liderado é se ele entender que a meta é desafiadora e está ligada ao seu propósito de vida, que o realiza. Metas desafiantes que ao conquistá-las, o liderado tenha orgulho de contar para a família, para os amigos e se sentir importante, que fez parte do sucesso da empresa.

T (Time-bound), ou seja, metas com tempo definido. O prazo para conquistar a meta deve ser claro, deve ter data para terminar. O tempo é um fator decisivo para que você consiga ou não atingir a meta. Também lhe dá uma excelente oportunidade de esquematizar ou alocar investimentos de forma adequada. Ao planejar o tempo corretamente, você elimina formas de pensar como "tudo para ontem", "não tenho tempo para nada", "ainda hoje", entre outros.

Portanto, não custa nada você como líder adotar as metas SMART diariamente nas suas ações. Faça um pequeno exercício utilizando-as para:

- Lançar uma campanha de incentivo para vendedores.

- Reestruturar um departamento.

- Instalação de um novo sistema de informática.

- Criar um programa de desenvolvimento de talentos.

- Desenvolver um novo plano de aula para o curso de graduação.

- Criar uma campanha de lançamento de um produto.

- Casar e ter a lua de mel dos sonhos.

As metas SMART também lhe ajudarão a organizar a sua vida profissional e pessoal. Ajudará a fazer o que você realmente quer, como você poderá conduzir sua equipe e, inclusive, redefinir possíveis desvios de rota. Um grande abraço e até o próximo artigo.

Autoria Desconhecida

O que é SMART?


O acrônimo S.M.A.R.T. para a definição de objetivos já é bastante conhecido. O problema é quando se conhece somente a tradução de cada letra não se desenvolve um raciocínio mais amplo do que realmente significa o conceito.

Portanto, o que realmente procuramos na definição de um objetivo (de negócios, profissional ou pessoal) quando dizemos que ele deve ser S.M.A.R.T?

S – Specific (Específico)

Ao definir um objetivo, não se deve deixar espaço a interpretações duvidosas. Quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será sua compreensão e maiores suas chances de ser atingido. Você pode fazer as seguintes perguntas para garantir que seu objetivo é específico:

Quem está envolvido?

• O que eu quero atingir exatamente?

• Aonde deve ser atingido este objetivo?

• Qual é o período no qual este objetivo deve ser atingido?

• Quais são meus requerimentos e restrições?

• Quais propósitos ou benefícios existem em atingir este objetivo?

Por exemplo, ao invés de definir “Aumentar as vendas em 10%”, um objetivo melhor seria “Obtenção de 10% no aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A, B e C pela equipe X, durante o próximo ano fiscal, sem redução da margem de lucros e mantendo o nível de satisfação do cliente.”.

Depois de definir o objetivo, avalie se ele está completamente claro para qualquer pessoa com um conhecimento básico do projeto ou da organização.

M – Measurable (Mensurável)

Vale repetir a famosa frase “Você não pode gerenciar o que não pode medir”. Qualquer objetivo que não possa ser transformado claramente em um número permite a manipulação e interpretação para que os interessados o considerem atingido ou não. Talvez sua organização não tenha as ferramentas necessárias para medir um objetivo, e neste caso elas devem ser desenvolvidas antes da definição do objetivo.

Por exemplo, “Melhorar a satisfação dos clientes da loja A em 20% em 3 meses” parece ser um objetivo específico. No entanto, pode acontecer que a loja em questão não tenha um sistema adequado de medição da satisfação do cliente. Desta forma, o gerente da loja poderia usar qualquer variável que tivesse melhorado para considerá-la como determinante da satisfação do cliente, atingindo assim seu objetivo.

Portanto, é importante ter claramente definido o método ou sistema de medição que será usado para monitorar o objetivo.

A – Attainable (Atingível)

Os objetivos sempre devem ser agressivos, mas nunca impossíveis de atingir. É importante lançar um desafio para que a equipe se supere e lute por algo que parece ser difícil, mas isto é muito diferente de definir números que nunca poderão ser obtidos, o que causará frustração e desânimo.

Ao considerar um objetivo como “atingível”, não se deve pensar somente em “possível” ou “impossível”, e sim nos diversos aspectos que o afetam. Por exemplo:

• Nossa equipe e liderança têm as habilidades necessárias para atingir esta meta? Se não, há um plano de treinamento e desenvolvimento?

• Nossos produtos ou serviços possuem a qualidade necessária para tornar a meta realidade?

• Existe um potencial real no mercado que permita a definição deste objetivo?

Na prática, as perguntas para cada objetivo serão diferentes, mas o importante aqui é entender que a meta deve considerar os diversos aspectos do negócio, e não seguir somente o ideal de um chefe que não está observando a realidade.

O A também é algumas vezes chamados de “Agreed Upon” (feito em comum acordo). Isto significa que todos os envolvidos na definição e execução do objetivo o conhecem e estão de acordo com sua viabilidade e benefícios.

R – Realistic (Realista)

Muitas vezes o objetivo é possível, mas não é realista. Ao considerar o realismo, você deve pensar em fatores como:

• A equipe aceitará perseguir o objetivo?

• Este objetivo está alinhado com a missão e visão da organização?

• Algum princípio ético é ferido com este objetivo?

Por exemplo, o objetivo “Reduzir em 30% o gasto com planos de saúde” pode ser atingido simplesmente mudando a categoria dos planos dos funcionários para um nível inferior. No entanto, este não seria um objetivo realista em uma organização que historicamente sempre se preocupou com o bem-estar dos funcionários e não passa por nenhuma dificuldade financeira que justifique estes cortes.

Um líder que define um objetivo pouco realista está fora de sincronia com a empresa e com sua equipe.

T – Timely (Em Tempo)

Esta característica se mistura um pouco com o S (específico). Significa que além do inicio e fim do período de busca do objetivo serem bem definidos, este período não deve ser tão curto que torne o objetivo impossível nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo.

O T também pode ser “Tangible” (Tangível). Isto quer dizer que um objetivo que possa ser sentido, observado ou tocado terá maior chance de ser realizado. Tudo o que melhora o dia a dia da equipe será visto com melhores olhos e os incentivará.

24/01/2011

Besteirol

Fluxograma 3

Fluxograma 2

Fluxograma 1

Deixo algumas dicas que podem transformar seu Planejamento em “Planejação”:

a. Avalie as oportunidades com olhar financeiro do investimento, lucro e prazo de retorno


b. Acreditar na oportunidade é bom, mas avaliar competências disponíveis e recursos necessários é melhor ainda.

c. Discuta com outra pessoa (sócio, amigo consultor.) suas idéias antes de arriscar tudo somente pelo seu ponto de vista.

d. Avalie como suas propostas podem ser enxergadas como diferencial por seu público alvo

e. Conheça sempre os investimentos, custos, despesas e compare-os com a concorrência.

f. Deixe sempre uma folga (dinheiro, tempo, recurso.) para imprevistos.

g. Nunca consuma todo capital para apostar em qualquer nova idéia vai faltar capital de giro

h. Planeje também os recursos humanos envolvidos nos planos. Cuide das capacitações e treinamentos necessários.

i. Faça ações simples. Geralmente o mais certo é o mais simples!

Empresa "sob medida" !

"Ou você muda ou os outros te mudam".

Iniciando por conceituar – mudança – como uma alteração nos atributos de um objeto ou ainda, alterações comportamentais num grupo (organização ou comunidade) e, aproveitar para conceituar – transformação, posto que seja uma condição particular da mudança, onde a entidade perde parte (ou o todo) das características originais em detrimento de novas. Para exemplificar melhor uma mudança radical (transformação) podemos citar o exemplo da metamorfose da crisálida em borboleta ou a transformação do ferro em aço pela agregação ou perda de atributos (características originais).




As mudanças nas empresas podem ser entendidas, como um movimento de uma posição atual (presente) para uma posição desejada (futura), como acontece nas organizações que pretendem melhorar seu poderio ou conquistar a vantagem competitiva.



As mudanças podem ser graduais (incrementais) pelo encadeamento de ações no tempo, como as reformulações ou revitalizações e podem ser radicais (quânticas) onde ocorre um número significativo de alterações concomitantes, dificultando sua identificação com a configuração anterior.



A mudança pode ser motivada por forças externas à empresa, porém sempre por desejo dos dirigentes, pois serão os agentes da mudança e também, ser fruto de um sem número de orientações deliberadas ou emergentes, configurando o plano estratégico. Reengenharia ou TQM (qualidade total), outsourcing ou integração vertical, aprendizagem organizacional, reestruturação ou adaptação, estratégia defensivas, reativas ou pró-ativas são exemplos de mudanças deliberadas.



Mintzberg (2000-pag 238) critica o Gerenciamento de mudanças como algo inexeqüível. Mas o que é a condução do plano estratégico na organização? É um gerenciamento de mudança factível, ordenado, programado e controlado, senão seria melhor deixar os mercados imporem suas oportunidades e ameaças de forma impactante e desordenada na organização. Pró-atividade, determinação, tomada de decisão são atitudes necessárias em qualquer empresa que pretenda construir seu futuro, pois quando se é impactado por ondas inesperadas e contundentes já é tarde para promover a mudança e então, tem-se que administrar o caos como num tsunami.



O gerenciamento da mudança está implícito na formulação e implementação do projeto das melhorias (táticas ou estratégicas), pois as alterações provocadas em departamentos ou de forma holística na organização, irão redundar em novas configurações, posto que os objetivos almejem um novo posicionamento da empresa no cenário concorrencial.



Um dos vetores primordiais da mudança é a aprendizagem, pois tudo começa com ela e, uma questão envolvida na aprendizagem é a capacidade de desaprender. Gabriel Pensador aconselha: “Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo”, enquanto que Peter Senge nos ensina que “na vida executiva, um dos maiores desafios é aprender a desaprender.



Nunca confie que as razões do sucesso no passado garantirão o sucesso no futuro, pois “Muito da nossa experiência tem raízes em um mundo que não existe mais”. (Roberto Shinyashiki). Já Schein (2001) afirma que a “mudança cultural é transformadora, pois é preciso desaprender antes de aprender algo novo. Este é um processo doloroso e que causa resistência à mudança.



A liderança exerce um papel importante neste processo por que as pessoas devem estar estimuladas a desaprender alguma coisa antes de aprender coisas novas, ou seja, a renovação dos conhecimentos passados, mesmo aqueles que resultaram em sucesso.



Segundo essas visões, à medida que o conhecimento se consolida ele simultaneamente se torna obsoleto em função da constante mudança do ambiente.



Assim, a eficácia do gerenciamento da aprendizagem envolve tanto a aquisição de novos conhecimentos como a eliminação de conhecimentos obsoletos e inúteis. Neste sentido, a orientação ao ato de desaprender é considerada tão importante quanto à aquisição de novos conhecimentos e, quanto mais lento for o processo de desaprender ou renovar-los maior é a fraqueza da empresa na adaptação às dinâmicas do ambiente onde ela está inserida.



O aprendizado, num sentido amplo, envolve alguma forma de desaprendizado, especialmente quando as indústrias estão passando por transformações muito velozes.

Autoria Desconhecida

Princípios Administrativos

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE: Todas as atividades da Administração Pública é presa aos mandamentos da lei. Todo Servidor Público deve seguir corretamente as leis, sob a pena de invalidade do ato e responsabilidade de seu autor. O princípio da legalidade, não incide somente à administração pública, mas também às demais atividades do estado.




PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE: Em todas as atividades da Administração Pública, o servidor deve atender à todos os cidadãos, sem qualquer discriminação. Prestar serviço igual à todos.



PRINCÍPIO DA MORALIDADE: Além do Serviço Público obedecer às leis, deve-se obedecer também à moral. Ser legal e moral é seguir as leis e ser honesto, procurar fazer o melhor e mais útil para o interesse público.



PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE: Todo o ato praticado pela Administração Pública deve ser divulgado, publicado em um órgão oficial. O jornal Diário Oficial da União é o veículo utilizado para a comunicação da Administração Pública Federal.



PRINCÍPIO DA FINALIDADE: A prática da Administração Pública está voltada exclusivamente ao interesse público.



PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE: As atividades da Administração Pública são contínuas, ininterrupta, porque não param os anseios da coletividade.



PRINCÍPIO DA INDISPONIBILIDADE: Os bens, serviços e interesses não estão à livre disposição da Administração Pública e do administrador que os representa. Cabe-lhes tão somente guardá-los e aprimorá-los para a finalidade a que estão vinculados.



PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA: A Administração Pública é destinada a realizar o direito e a propiciar o bem comum. Se a mesma agir de forma contrária às normas jurídicas, deve-se espontaneamente invalidar o próprio ato.

Fundamentos Da Gestão Sobre A Arca De Noé


COMO PERDER DE VISTA UM OBJETIVO ; Os meios justificam o fim(A anti - lei de Maquiavel)”



A ARCA DE NOÉ


L’arche de Noé.

Tradução e adapatação: J.B.Xavier



Absalão era um homem que se podia conceituar como justo. Era um estudioso, e quando repetia aos sábios que os lados de um quadrado eram iguais, tornava-se realmente difícil entendê-lo.

Dos seus 60 anos de idade, a maior parte havia dedicado à arte da guerra, na qual eram aplicados conceitos técnico-científicos. Particularmente, era apaixonado pela organização das forças de combate e no uso de armas avançadas, tais como lança de grande alcance, setas orientadas e a última novidade bélica: o lançador de pedras!

Era um verdadeiro líder.

Com o avanço da idade e o correspondente aumento da sabedoria, Absalão também se preocupava com assuntos humanos os quais, porém, o perturbavam um pouco. O Criador já não era reverenciado como no seu tempo; os filósofos eram ridicularizados; havia uma inversão completa na política, acreditava-se mais na energia e estultice dos jovens do que na ponderação e sabedoria dos mais idosos. Um dia andava Absalão pela ravina quando de repente - PUFF! - uma nuvem de fumaça apareceu, acompanhada de uma voz tonitruante:

- ABSALÃO!!!

Absalão prostrou-se. Só podia ser o Criador! E era! Em pessoa!

-ABSALÃO! -voltou a voz- NÃO ESTOU CONTENTE COM OS HOMENS. ELES ESTÃO POLITIZADOS, GUERREIAM ENTRE SI E SÓ DEFENDEM INTERESSES PRÓPRIOS. O TRINÔMIO ADÃO-EVA-COBRA DEU NISSO... FAREI CHOVER POR 40 DIAS E 40 NOITES ATÉ COBRIR A TERRA DE ÁGUA, O QUE SERÁ CONHECIDO COMO DILÚVIO... MAS QUERO QUE UMA NOVA HUMANIDADE NASÇA DE UM HOMEM INTELIGENTE, PRÁTICO E COM OBJETIVOS. VÁ E CONSTRUA UM BARCO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA E COLOQUE NELE UM CASAL DE CADA SER VIVO. VOCÊ TERÁ 4 MESES PARA ESTE EMPREENDIMENTO. MEU CONTATO COM VOCÊ SERÁ O ARCANJO GABRIEL, QUE COSTUMAM CHAMAR DE MINISTRO DE DEUS. PUFF!!- e a nuvem se foi...

Absalão ergueu-se pálido. O Criador o elegera gerador de uma nova humanidade! todas as suas idéias seriam propagadas para o futuro. Absalão pouco conhecia de barcos ou de navegação mas nem pensaria em discutir a grande oportunidade que o Criador lhe oferecera. Mas precisava resolver um problema técnico-científico: construir um barco enorme! Que objetivo! Absalão provaria que era capaz de salvar a humanidade com a sabedoria dos mais velhos e a energia dos mais jovens.

Rebuscou a memória.

Conhecia um engenheiro naval chamado Neul, ou seria Neus? Não! Noé! Sim, era este o nome! Noé poderia construir-lhe o barco. Ele, Absalão seria o coordenador do Empreendimento e Noé seria o técnico. Famoso por sua objetividade, logo já conversava com Noé.

- Meu caro, quero encomendar-lhe um barco - e dos grandes!

- Perfeitamente, meu senhor, mas de que tipo e para que espécie de carga e navegação?

- Ora, Noé, isto são detalhes. É um barco para grande carga e águas pesadas. Quero fazer uma longa viagem com a família e levarei tudo.

- Esta bem, senhor, aqui mesmo temos floresta com madeira de densidade de 0.8 g/cm3 em quantidade suficiente. Se a carga é grande, faremos o centro de gravidade baixo e o centro de empuxo alto, de modo a obter grande estabilidade. Acho que com 10 bons carpinteiros que consigo arranjar na aldeia e um mês de trabalho duro, estaremos com o barco pronto.

- Perdão, Noé, não queria interrompê-lo, mas como pode ter certeza desta dencidade da madeira? Sabe se os homens são realmente competentes? Se trabalharão com eficiência?

- Senhor, a unidade a que me referi chama-se densidade, e os homens são carpinteiros, já meus velhos conhecidos...

- Não, não, Noé, disse Absalão com um sorriso de condescendência, este Empreendimento é grande e a coordenação é minha. Serei o presidente e você será o técnico. Combinado?

- Combinado, senhor, o barco é seu e quem manda é o senhor, replicou Noé, dando de ombros. Levantou-se para cumprimentar Absalão e retirou-se.

Absalão ficou pensando: "Puxa, não havia pensado nisso! São precisos carpinteiros para cortar as árvores e construir o barco! É preciso selecionar bem estes homens, pois o Empreendimento não pode falhar. Ah! Já sei! Meu auxiliar na Cruzada Santa das Três Pedras fez uma ótima seleção de lanceiros. Roboão é o seu nome. Hoje está selecionando beterrabas para uma indústria, mas virá trabalhar comigo por um salário um pouco maior.



* * *



- Mas, chefe, se o técnico disse 10 carpinteiros precisaremos de no mínimo 15! O senhor sabe, faltas, doenças, férias, turn over... e para selecionar bem 15 homens temos que explorar um universo de pelo menos 150 a 200 candidatos. Levarei algum tempo para isso e precisarei de auxiliares.

- Confio em você, Roboão. Já fez um bom trabalho para mim e tem grande experiência com Pessoal. Realmente achei Noé muito simplista. Convide quem você achar melhor para realizar o recrutamento e seleção dos homens para a tarefa. Mantenha-me informado.

- Certo, chefe, sairei em campo imediatamente. Obrigado pela confiança.



Nesta noite Absalão dormiu satisfeito. Em menos de 24 horas após receber a missão do Senhor já tinha o técnico e o especialista em pessoal. Dormiu embalado pela algazarra que ainda faziam os 20 membros de sua família na festa de inauguração do Empreendimento.

O segundo dia amanheceu tranqüilo e claro. O Presidente foi acordado por Roboão com boas notícias:

- Chefe, já tenho cinco homens anunciando no povoado - é a fase de recrutamento. De acordo com o mercado estamos oferecendo cinco dinheiros.

- Mas, Roboão, não será pouco? Minha mulher ganha 9 dinheiros cosendo para fora...

- Deixe comigo, chefe. No recrutamento da última batalha pagamos 8 dinheiros para valentes combatentes, e economizamos um bom bocado. Estes são apenas carpinteiros que não podem ser comparados aos combatentes ou à sua senhora. Temos assim 5 recrutadores e 10 examinadores para a fase de seleção menos de 10% dos candidatos esperados!

- E quanto ganharão?

- O salário desta equipe varia de 8 a 12 dinheiros pois são especialistas. Chefe, um probleminha a mais: Não quero responsabilidade com o numerário e não sou bom de contas. O trabalho com o pessoal já é o bastante. Não acha melhor termos um homem para a gerência do Empreendimento?

- Bem lembrado, Roboão, mas não conheço nenhum e deve ser um homem de confiança.

- Chefe, se me permite, quero lembrar-lhe o Judas, que se ocupava do dinheiro das forças de combate.

- Não. Não. Roboão. Esse negócio de dinheiro com pessoal das armas não dá certo. Pensemos em outro! Deve ser um especialista na coisa, você me compreende?

- Então, chefe, poderemos fazer uma seleção entre candidatos. Sairei em campo.

O Empreendimento crescia de vento em pôpa. As equipe de recrutamento e seleção já estavam em plena operação. As finanças já tinham um responsável. Mas, onde colocar esse pessoal? Absalão partiu com seu habitual dinamismo e logo adquiriu uma grande cabana, já com divisórias e tapetes, e contratou imediatamente o pessoal da zeladoria e segurança. Eram todos velhos conhecidos das forças de combate.

Iniciou-se assim, a operação em grande escala.

-Senhor Presidente - falou timidamente a graciosa telefonista, está aqui o Dr. Noé com alguns desenhos e...

- Minha filha, já lhe disse para não interromper. Diga ao Noé que passe depois do almoço.

Absalão continuou a entrevista com o futuro gerente do material, Jacob, seu velho conhecido de carreira.

- Pois é, amigo Jacob, preciso cercar-me de gente de confiança, para o sucesso do Empreendimento. Material é uma área delicada e não tolerarei desvio de estoque!

- Certo, chefe! sabe que pode confiar em mim! Nunca sumiu uma flecha ou lança no meu tempo, mas o armazenamento de madeira exige um almoxarifado adequado. Para o controle vou precisar de alguns arquivos, armários, fichas, prateleiras e pessoal de apoio.

-Justo, Jacob! Encomende as prateleiras na carpintaria do povoado e fale com Roboão para o recrutamento do pessoal necessário.

Neste momento entrou Cloé, a secretária executiva do Presidente.

- Senhor Presidente, acaba de chegar um relatório da Segurança, indicando certos nomes que não devem ser contratados...Há suspeitas de que alguns não são muito confiáveis...

- Ótimo trabalho de Primus. Jamais lhe faltou a intuição! Precisamos estar alertas!

- Ah! outra coisa, senhor Presidente. o Dr. Noé telefonou novamente. Parece aflito para a aprovação de alguns desenhos.

-Ora, esse Noé! Sempre querendo me confundir com idéias de madeira, centros de fluxo...ele sabe que sozinho não posso me responsabilizar pela aprovação desses desenhos. Diga-lhe que nomearei um grupo de traba-lho do barco, o GT-Bar, para dar-me um parecer. O homem é bom de projetos, mas nada entende de custos ou de administração por objetivos. Teremos tudo nos eixos tão logo chegue meu chefe de administração. Ele vai colocar ordem e método nessa turma: Quero ver produção!

Quinze dias se passaram e o organograma proposto já se encontrava na mesa do Presidente: Uma Diretoria das Coisas (DC), uma dos Investimentos (DI) e uma de Barco (DB). O DB já havia montado um laboratório especializado para a medida da densidade da madeira, análise de fungos e cupins, e já estavam instalados os equipamentos para medir a elasticidade e flexibilidade.

Em apenas quinze dias a Administração havia elaborado as provas de seleção para arquivista e desenho naval, provas de seleção para selecionadores de pessoal de Seleção e Recrutamento, pessoal de apoio, etc...

Roboão, como um cumprimento ao chefe, havia mandado comprar uma charrete último tipo, de seis rodas e boléia separada, acompanhada de charreteiro, naturalmente. Houve um pequeno atrito com Jacob, (chefe do material), mas como eram companheiros de batalhas, o incidente foi esquecido e contornada a auditoria.

Naquela noite, o Presidente estava cansado, mas não esquivou-se de receber Noé em sua residência.

- Sr. Presidente, desculpe-me interromper seu descanso, mas o projeto já esta pronto e as pessoas do GT-Bar ainda não foram nomeadas. O material já está especificado, mas o laboratório ainda não emitiu o laudo de aprovação da madeira e não conseguiu os carpinteiros para o corte. Se o senhor pudesse me autorizar a trazer os carpinteiros conhecidos do povoado...

- Não se preocupe, Noé. Falarei amanhã com o DB e apressarei a contratação do pessoal. Você sabe, apesar de Presidente, não posso mudar as regras da Organização autorizando diretamente seus carpinteiros. Da chefia vem o exemplo do cumprimento às normas. Não se preocupe que o Empreendimento está nas mãos de profissionais - os melhores! Boa noite, Noé.

Noé afastou-se sem entender muito bem. Havia sido contratado para fazer um barco. Agora estava às voltas com normas, instruções, exames de seleção...Balançou a cabeça. As coisas deviam ser complicadas mesmo. Mas o Presidente era um homem capaz senão não seria Presidente! Partiu otimista para sua cabana. Se o Presidente disse, é porque tudo vai indo muito bem.

----------------------------------------------------------------------------------------------------



* * *





Vigésimo quinto dia.

Manhã linda. Cloé anuncia a chegada de Roboão.

- Entre logo, meu velho. Sente-se. Aceita um leite de cabra?

- Sim, chefe. Obrigado. Por falar nisso, segundo a lei, mandei distribuir leite de cabra pela manhã e a tarde, a todos. Já está até codificado o material para o computador. Fizemos pequenas despesas para chegar a esses resultados: Tivemos que adquirir 200 cabras, alugar um pasto e contratar 5 pastores. Jóia, chefe! Dá 40 cabras por pastor, e só ganham 10 dinheiros!

- Você é um bicho na administração do pessoal, Roboão. Falarei ao seu Diretor para propor sua promoção na próxima vez. Como vai sua avaliação?

- Realmente não sei, chefe, É confidencial...

- Darei um jeito para que seja boa. Afinal, já temos 500 pessoas no efetivo, e todas passaram por você. E você ainda conseguiu comprimir o quadro, que era de 800 pessoas! Quanto economizamos, em média?

- Nessas 300 pessoas, cerca de 4000 dinheiros, chefe - respondeu Roboão com um sorriso de falsa modéstia, e pensou consigo mesmo: " Quem sabe? talvez fosse aumentado para 30 dinheiros!"

- Roboão, não quero incomodá-lo e nem por sombra desfazer o belíssimo trabalho de sua equipe, mas Noé me disse que ainda não foram contratados os carpinteiros para o corte...

- Ora, chefe! Noé é um sonhador! Só pensa nos seus desenhos. Já lhe expliquei a complexidade da contratação. Por exemplo: aumentamos a oferta de salário para 6 dinheiros, porém todos os candidatos foram reprovados no primeiro psicotécnico. Não adianta contratar pessoal sem aptidão psicoprofissional para o corte da madeira. Também não adianta aumentar ainda mais a oferta de salário. Não podemos elevar demais nossos custos... E depois, se não passaram neste teste simples, imagine nos outros...

- Realmente você tem razão. Noé desconhece os rudimentos de Administração. Toque como você achar melhor. Se o contratei, é porque tenho total confiança em seu trabalho.





* * *





Quadragésimo dia.

Finalmente, a primeira reunião da Diretoria. Era o momento solene das grades decisões de cúpula do Empreendimento. Todos com sua melhores túnicas sentaram-se à Plenária com suas pastas de executivos. O Presidente, satisfeito, relatava que o Empreendimento era o orgulho do povoado. Havia muito trabalho e emprego para todos.

Aproveitando o clima de satisfação, o DC informou que havia feito convênio com a Escola de Carpintaria, pois a mão-de-obra necessária estava aquém do desejável. Além disso havia criado o Departamento de Recursos Humanos, com a missão de retreinar os carpinteiros em técnicas de construção naval, além de apoiar todos os demais departamentos, capacitando, de quebra, datilógrafas, secretárias e auxiliares administrativas. Criara também o Departamento de Segurança e Higiene do Trabalho, por força de lei. O ambulatório já atendia 20 pessoas por dia! Todos se olharam admiradíssimos pelas inovações revolucionárias, e tão logo o Presidente emitiu o primeiro elogio, todos parabenizaram o DC por suas brilhantes idéias.

Cloé aproveitou para informar que os preços dos cabeleireiros do povoado haviam subido demais depois do início do Empreendimento, e que inclusive o clube local estava criando problemas na admissão de novos associados. Todos esperaram o Presidente se manifestar, e quando ele delegou ao Relações Públicas a missão de conversar com os cabeleireiros e com o Clube para conter esses abusos, a Reunião Plenária quase foi interrompida pelo burburinho causado pelas reações de indignação de todos os presentes devido à falta de cidadania dos dirigentes do povoado. Quando a calma foi restabelecida, o DB ponderou timidamente que faltava pessoal para desenho, e que a eficiência dos carpinteiros era baixa. Havia só um - disse ele - que conseguira cortar três árvores, duas das quais, bichadas, segundo o relatório do Controle de Qualidade. Noé estava tentando suprir a falta desenhando em folhas de bananeira e cortando as árvores à noite, depois do expediente. A proposta era então aumentar o salário de Noé para 15 dinheiros.

O DC explodiu, seguido de perto pelo DI:

- Esses sabichões! pensam que sabem tudo! Atrapalham a organização, trabalham mal e ainda querem aumento! Sr. Presidente, sou de opinião que devemos aumentar a equipe de recrutamento e apertar nos exames de seleção! Nossa equipe técnica deixa muito a desejar!

- Perdão - retrucou o DB - o laboratório funciona! vejam como detectou as árvores bichadas. Acontece que não temos o apoio necessário. o senhor desvia recursos para a área de Operação do barco, recrutando timoneiros, veleiros etc...

- Mas e lógico! - interveio o Presidente - Temos que agir com antecedência no treinamento. Afinal, treinar é investir no futuro!

O DB achava correta essa linha de pensamento do Presidente, desde que o treinamento fosse direcionado para as prioridades. Mas achou melhor não comentar nada. Todos conheciam muito bem o temperamento do Presidente e sabiam que, quando contrariado, seus modos brandos desapareciam completamente. Muitos já havia sido demitidos - comentava-se - nesses acessos de cólera.





* * *





Octogésimo dia.

Absalão passeava na ravina. Estava orgulhoso. Era Presidente de um Empreendimento que contava com 1200 pessoas. As vêzes Noé e suas preocupações lhe vinham à cabeça. Mas eram todas infundadas. Noé não passava de um tecnocrata pessimista. Felizmente havia o Diretor de Barco para despachar com ele - um aborrecimento a menos! Subitamente... PUFF !! - uma nuvem de fumaça.

O ministro do Senhor - exclamou Absalão prostrando-se.

- ABSALÃO, PONHA GENTE DE MAIS PESO NO TOPO, CASO CONTRÁRIO O EMPREENDIMENTO AFUNDARÁ ! PUFF !!

Absalão correu a cabana de Noé.

- Noé, Noé! ponha um convés no alto do mastro! vou colocar as pessoas mais pesadas em cima!

- Mas Presidente, isto é impossível! Sempre o convés é embaixo e o mastro aponta para cima! Se aumentarmos a massa em cima, o centro de gravidade ficará muito alto e o barco emborcará...

- Não estou falando do suprimento de comida, droga! O ministro de Deus mandou colocar as pessoas mais pesadas em cima e isso que vou fazer!

Noé não retrucou. O Presidente estava nervoso. Talvez Cloé - que acumulava as funções de gerente de treinamento e dominava as técnicas de persuasão - pudesse fazê-lo ver mais claro.

Noé correu à secretaria Geral, mas lá encontrou o Comandante de Operação do Barco, que esperava há mais de uma hora. Com ele estavam o subcomandante nível 3, o imediato, o pré-imediato, dois assistentes e três assessores.

- Noé - disse o comandante - o seu projeto não anda! Como vou treinar meus homens sem barco? Vim pedir a autorização do Presidente para adquirir um simulador de barco, caso contrário não me responsabilizo! O DI diz que a curva de aproveitamento de meus treinandos não bate com a curva histórica do manual de navegação. E com essa mania de se meter no departamento dos outros, ele acaba tumultuando. Preciso de mais instrutores! Já reparou quantas pessoas de apoio tem o Departamento de Apoio?

Noé balançou a cabeça e retirou-se vagarosamente. Realmente o que ele conseguira ? uma meia dúzia de desenhos em folhas de bananeira. Isto em 80 dias! Ele havia prometido ao Presidente que faria o barco em 30 dias! Estava acabrunhado e sentia-se incompetente. O que estaria errado consigo? Já lhe haviam dito que com o tempo tudo estaria bem, que não se precipitasse, que não deveria andar mais depressa que a Organização. Mas - lembrava-se - havia sido contratado exatamente por seu espírito prático e descomplicado!

O Presidente entrou furioso, desabafando em Cloé.

- Veja! só faltam 40 dias e a Divisão de Importação diz que há crise de transporte e a madeira só chegará no prazo médio de 10 dias! O pessoal de PO mais o de O&M e o CPD fez tudo para diminuir o caminho por onde deverá vir a madeira.

- Noé ligou há pouco e disse que há uma empresa, a P.E.R.T.O., especializada em transporte rápido, senhor...

- Noé, Noé! Não estou mais agüentando esse sujeitinho que tem sempre solução para tudo! Para ele parece tudo muito fácil, como se não houvesse uma estrutura por trás do Empreendimento! Se não faltasse tão pouco tempo, eu o substituiria imediatamente! Ele só tem atrapalhado, retardado e confundido os executivos que tocam a obra!

Cloé conhecia bem o Presidente, e sabia que um copo de leite quente o acalmaria.

- Quero uma reunião de emergência com os diretores. Vou despedir o Setor de Carpintaria e contratar outro. Se não fosse o Roboão e sua equipe de recrutamento, não sei o que seria... - Senhor... - disse Cloé timidamente - faltam 40 dias para o quê?

- Para o Dilúvio, minha filha, para o Dilúvio!

Absalão rabiscou algumas linhas num papel.

- Passe este Telex:

"DE: ABSALÃO

PARA: SENHOR

SOLICITO PRORROGAÇÃO PRAZO RESTANTE 40 DIAS: DIFICULDADES INTRANSPONÍVEIS. CRISE INTERNACIONAL DE MADEIRA. PROSTRAÇÕES. ABSALÃO.

O ruído monótono da teleimpressora deixava Absalão ainda mais nervoso, mas a resposta veio finalmente:

PARA: ABSALÃO

CONCEDIDO PRAZO CINCO DIAS IMPRORROGÁVEIS. ELEVAÇÃO DE ÁGUAS EM ANDAMENTO.

Absalão desesperou-se e partiu para a reunião. Pelo telefone interno, Cloé iniciou a telefofoca do Dilúvio.





* * *









Octogésimo segundo .

Primus adentra o gabinete do Presidente.

- Chefe, tenho aqui um relatório dizendo que há desvio de cipós de amarração do almoxarifado. A listagem do computador não bate com a auditoria.

- Que inferno! Coloque sua equipe em campo! Jacob está fora de suspeita por ser meu amigo. Verifique o pessoal da Carpintaria. Mande um memorando ao Roboão para aumentar a equipe de segurança. Cloé! ponha o Roboão na linha!

- Roboão, aqui é o Presidente! Já recrutou os carpinteiros?

- Infelizmente não passam nos testes, chefe. Até afrouxamos as provas, mas o reconhecimento de tipos genéticos de cupins reprova todo mundo! É por isso que a madeira do estoque está bichada, segundo relatório do Departamento do Material.

- Presidente - interrompeu Cloé - é urgente! Há dois pastores na ante-sala dizendo que há crise de leite nas cabras, e não haverá distribuição aos funcionários por uma semana. O Suprimento não estocou capim para a época de seca...Qual a sua decisão?







* * *





Centésimo dia.

Reunião da Diretoria.

- Sr. Presidente - falou o DI - dentro de uma semana vencem nossos empréstimos internacionais com os povoados vizinhos e o Caixa não é suficiente. Nosso Empreendimento economicamente vai bem, mas financeiramente estamos à beira de uma crise. Sugiro uma redução do pessoal.

- Toda vez que se fala em redução de pessoal, todos olham para mim! - desabafou o Comandante de Operações - Sem meus homens não há Operação do Barco, que nem sairá do porto. E meu simulador ainda nem foi aprovado!

- Sr. Presidente - tentou timidamente o DB - acho que o Comandante tem razão: Não prometemos ao Ministro que o barco estaria logo pronto?

- Mas como, sem material?! - gritou o DC - Por acaso posso fabricar madeira? Seu laboratório não acha boa madeira local e há crise de transporte! Os carpinteiros são incompetentes! E esse tal de Noé? Que fez ele até agora? E ganha 10 dinheiros!

- Senhores - falou gravemente o Presidente, enquanto todos o olhavam esperançosos - a situação do Empreendimento é razoável, mas temos que tomar uma atitude mais séria quanto ao projeto do barco.

- Presidente, não quero interrompê-lo, mas em nossos arquivos não existiam as normas do Empreendimento. Isso é falta grave, e sou obrigado a demitir Noé. Gostaria que o senhor providenciasse, através do Roboão.





Noé ficou realmente furioso com a notificação. Nem exigiu a fração do 13o salário a que tinha direito. Estava disposto a sair daquela terra e o caminho mais fácil era pelo rio. Partiu para a floresta e reuniu cinco amigos.

- Companheiros, vamos cortar essas árvores bichadas mesmo, construir um barco e sair daqui!

- Mas Noé, não somos carpinteiros nem sabemos construir barcos...

- Não importa. Ensinarei a cortar a madeira, e tenho os desenhos. Seremos uma equipe motivada com o objetivo de construir um barco e partir para uma vida melhor em outras terras! levaremos uns bichos a bordo para comermos no caminho. Só falta meter mãos à obra!

A madeira começou a ser cortada. Lascas voavam para todos os lados. As partes mais bichadas eram isoladas e deixadas de lado. Mosquitos voavam ao tombar as árvores. Em poucos dias o casco do barco começava a tomar forma.





* * *





Centésimo vigésimo quinto dia.

O Presidente acordou preocupado. A madeira tinha chegado. mas só havia três carpinteiros. Sua charrete tomou o caminho mais rápido para o escritório, para fugir ao mau tempo. O céu estava carregado. Nuvens negras pairavam no horizonte, anunciando tempestade. Foi direto ao Telex, mas Cloé só chegava às 9 horas. Correu ao CPD .

- Que há por aqui? O expediente ainda não começou? Quem é você?

- Sou uma digitadora senhor. O pessoal não gostou muito do Plano de Reclassificação de Cargos e salários, e eu acho que se a nova Política de Promoções for mesmo implantada, não vai sobrar ninguém!

Absalão voltou ao escritório. No caminho encontrou Primus muito aflito que lhe disse ter ouvido um zum-zum acerca de um tal Plúvio, que poderia ser um terrorista, por seus modos muito estranhos de agir, mas que sua equipe já estava providenciando o seu afastamento.

Absalão ficou branco e voltou ao telex.

- Rápido, Cloé, rápido!

DE: ABSALÃO

PARA: SENHOR

DIFICULDADES COM PROJETISTA ATRASARAM EMPREENDIMENTO SOLICITO PRORROGAÇÃO DO PRAZO.



A resposta veio imediata.



DO: SENHOR

PARA: ABSALÃO

PRORROGAÇÃO NEGADA. ELEVAÇÃO DAS ÁGUAS EM ANDAMENTO.

Absalão ia praguejar quando um relâmpago violentíssimo seguido de um trovão ensurdecedor estourou nos céus. Vários vidros se partiram, e começou a chover. Absalão correu para fora, seguido de Jacob. Chovia torrencialmente.

- Veja, chefe - gritou Jacob - há um barco descendo o rio! Olhe a prôa...Não dá para ler direito...

Absalão colocou as mãos em concha sobre os olhos e leu:



ARCA...DE...NOÉ...
OBSERVAÇÃO: SORRIA DISCRETAMENTE, SE VESTIU A CARAPUÇA DURANTE A LEITURA..


* * * * * *

Conheça o livro de contos motivacionais "Caminhos" - de J.B. Xavier
 

O que nos une é o amor de mãe e filha. E o amor fraternal também.

Iluminados


Ivan Lins

Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

ILUMINADOS



O amor tem feito coisas



Que até mesmo Deus duvida



Já curou desenganados



Já fechou tanta ferida



O amor junta os pedaços



Quando um coração se quebra



Mesmo que seja de aço



Mesmo que seja de pedra



Fica tão cicatrizado



Que ninguém diz que é colado



Foi assim que fez em mim



Foi assim que fez em nós



Esse amor iluminado...

As coisas mudou, mas meu amor por você(Rebeca), isso nunca.

Como Uma Onda


Lulu Santos

Composição: Lulu Santos / Nelson Motta

Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa

Tudo sempre passará



A vida vem em ondas

Como um mar

Num indo e vindo infinito



Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente

Viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo

No mundo



Não adianta fugir

Nem mentir

Pra si mesmo agora

Há tanta vida lá fora

Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar



Nada do que foi será

De novo do jeito

Que já foi um dia

Tudo passa

Tudo sempre passará



A vida vem em ondas

Como um mar

Num indo e vindo infinito



Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente

Viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo

No mundo



Não adianta fugir

Nem mentir pra si mesmo agora

Há tanta vida lá fora

Aqui dentro sempre



Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

23/01/2011

Por que 5W2H?

O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:


What – O que será feito (etapas)

Why – Por que será feito (justificativa)

Where – Onde será feito (local)

When – Quando será feito (tempo)

Who – Por quem será feito (responsabilidade)

How – Como será feito (método)

How much – Quanto custará fazer (custo)

Há ainda outros 2 tipos de nomenclatura para esta ferramenta, o 5W1H (onde exlui-se o “H” referente ao “How much”) e o mais recente 5W3H (onde inclui-se o “H” referente ao “How many”, ou Quantos). Todas elas podem ser utilizadas perfeitamente dependendo da necessidade do gestor, respeitando sempre as características individuais.

O que é o 5W2H?

O que é o 5W2H?


O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.

Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito!

21/01/2011

Lembranças de quando morei na Avenida Magalhães Barata 1185 8 andar

Vento Ventania Biquini Cavadão


Vento, ventania, me leve para as bordas do céu

Pois vou puxar as barbas de Deus

Vento, ventania, me leve para onde nasce a chuva

Pra lá de onde o vento faz a curva



Me deixe cavalgar nos seus desatinos

Nas revoadas, redemoinhos

Vento, ventania, me leve sem destino



Quero juntar-me a você e carregar os balões pro mar

Quero enrolar as pipas nos fios

Mandar meus beijos pelo ar



Vento, ventania,

Me leve pra qualquer lugar

Me leve para qualquer canto do mundo

Ásia, Europa, América



Vento, ventania, me leve para as bordas do céu

Pois vou puxar as barbas de Deus

Vento, ventania, me leve para os quatro cantos do mundo

Me leve pra qualquer lugar



Me deixe cavalgar nos seus desatinos

Nas revoadas, redemoinhos

Vento, ventania, me leve sem destino



Quero mover as pás dos moinhos

E abrandar o calor do sol

Quero emaranhar o cabelo da menina

Mandar meus beijos pelo ar



Vento, ventania,

Me leve pra qualquer lugar

Me leve para qualquer canto do mundo

Ásia, Europa, América



Me deixe cavalgar nos seus desatinos

Nas revoadas, redemoinhos

Vento, ventania, me leve sem destino



Quero juntar-me a você e carregar os balões pro mar

Quero enrolar as pipas nos fios

Mandar meus beijos pelo ar



Vento, ventania, agora que estou solto na vida

Me leve pra qualquer lugar

Me leve mas não me faça voltar. (3X)


19/01/2011


" Elevo meus olhos para os montes;de onde me virá o socorro?O meu socorro vem do Senhor, quefez o céu e a terra.Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormiráEis que não cochilará nem dormirá o guarda de Israel.O Senhor é quem te guarda; oSenhor é a tua sombra à tua direita.O sol não te molestará de dia nema lua de noite.O Senhor te guardará de todo mal;Ele guardará a tua alma.O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." -Salmo 121-

Deus sabe...


Quando você esta cansado e desencorajado por esforços que não deram frutos, nosso Deus sabe o quanto você tentou...

Quando você chorou por longo tempo com o coração cheio de angustia, Ele contou suas lágrimas... Se você sente que sua vida está perdida e que há muito tempo se perdeu, Ele esta confortando você...

Quando você esta solitário e seus amigos estão muito ocupadospara um simples telefonema, Ele acompanha você...

Quando você sente que já tentou de tudo e não sabe por onde recomeçar, Ele tem a solução... Quando nada mais faz sentido e você se sente frustrado e deprimido, Ele tenta lhe mostrar respostas...Se de repente tudo lhe parece mais brilhante e você percebe uma luz de esperança, nesse momento, Ele soprou nos seus ouvidos...

Quando as coisas vão bem e você tem muito para agradecer,Ele esta festejando com você... Quando algo lhe traz muita alegria e você se sente fortalecido,Ele esta sorrindo pra você... Quando você tem um propósito a cumprir e um sonho para seguir,Ele abre seus olhos e o chama pelo nome...Lembre-se que onde você estiver seja na tristeza ou na felicidade, mesmo que ninguém mais saiba, Deus sabe...


"Jesus disse: E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". (Mateus 28:20)

Chorar Diante de DEUS


“...e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”(Apocalipse 7 :17) Há momentos em nossas vidas, que passamos por situações que ninguém pode nos ajudar ou nos consolar. Não sabemos nem explicar o que realmente estamos sentindo, só sabemos que a dor é tão grande, que a única coisa que queremos fazer é chorar.Se você está passando por momentos que ninguém pode te ajudar, feche-se em seu quarto em secreto, somentevocê e Deus e chore, chore diante do Senhor, que com toda certeza Ele virá te consolar, talvez, Ele só esteja esperando você chamar por Ele."...invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás."(Salmos 50.15)

15/01/2011

Passos para um Plano de negócio


Marcos Gonçalves da Piedade + 24.04.1991


Letra da musica Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim:

Meu coraçao

Sem direçao

Voando só por voar

Sem saber onde chegar

Sonhando em te encontrar

E as estrelas

Que hoje eu descobriNo seu olhar

As estrelas vao-me guiar

Se eu nao te amasse tanto assim

Talvez perdesse os sonhos

Dentro de mimE vivesse na escuridao

Se eu nao te amasse tanto assim

Talvez nao visse flores

Por onde eu vim

Dentro do meu coraçao.

Hoje eu sei

Eu te amei

No vento de um temporal

Mas fui mais

Muito além

Do tempo de um vendavalnos desejos num beijo

Que eu jamais provei igual

E as estrelas dao um sinal

Se eu nao te amasse tanto assim

Talvez perdesse os sonhos

Dentro de mim

E vivesse na escuridao

Se eu nao te amasse tanto assim

Talvez nao visse flores

Por onde eu vim

Dentro do meu coracao. http://letras.azmusica.com.br/letras_ivete_sangalo/letras_perfil/letra_se_eu_nao_te_amasse_tanto_assim.html

14/01/2011

Outra Vez



Outra Vez
Ana Carolina

Composição: Isolda
Você foi o maior dos meus casos

De todos os abraços o que eu nunca esqueci

Você foi dos amores que eu tive

O mais complicado e o mais simples pra mim.

Você foi o melhor dos meus erros

A mais estranha história que alguém já escreveu

E é por essas e outras que a minha saudade

Faz lembrar de tudo outra vez.

Você foi a mentira sincera

Brincadeira mais séria que me aconteceu

Você foi o caso mais antigo

O amor mais amigo que me apareceu

Das lembranças que eu trago na vida

Você é a saudade que eu gosto de ter

Só assim sinto você bem perto de mim outra vez.

Esqueci de tentar te esquecerResolvi te querer por querer

Decidi te lembrar quantas vezes eu tenha vontade

Sem nada perder. Você foi toda a felicidade

Você foi a maldade que só me fez bem

Você foi o melhor dos meus planos

E o pior dos enganos que eu pude fazer

Das lembranças que eu trago na vida

Você é a saudade que eu gosto de ter

Só assim sinto você bem perto de mim outra vez.

Garota do meu coração, da minha vida(Rebeca)


Garota De Ipanema
Tom JobimComposição: Antônio Carlos Jobim / Viní­cius de Moraes
Olha que coisa mais lindaMais cheia de graçaÉ ela meninaQue vem e que passaSeu doce balanço, a caminho do mar
Moça do corpo douradoDo sol de IpanemaO seu balançado é mais que um poemaÉ a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, porque estou tão sozinhoAh, porque tudo é tão tristeAh, a beleza que existeA beleza que não é só minhaQue também passa sozinha
Ah, se ela soubesseQue quando ela passaO mundo inteirinho se enche de graçaE fica mais lindoPor causa do amor [Bis]

Muitas saudades de você meu pai Espedito Magalhães



Retrovisor
Fagner

Composição: Fausto Nilo
Onde a máquina me leva

Não há nadaHorizontes e fronteiras

São iguaisSe agora tudo

Que eu mais quero

Já ficou prá trás...
Qualquer um que leva a vida

Nessa estradaSó precisa de uma sombra

Prá chegarA saudade vai batendo

E o coração dispara...
Mas de repenteA velocidade chora

Não vejo a hora

De voltar prá casa

A luz do teu olhar

No fim do túnel

E no espelho

A minha solidão...
O céu da ilusão

Que não se acaba

A música do vento

Que não pára

Será que a luz do meu destino

Vai te encontrar...
Vejo a manhã de sol

Entrando em casa

Iluminando os gritosDas crianças

Os momentos mais bonitos

Na lembrançaNão vão se apagar...
Ai quem me dera encontrarContigo agora

E esquecer as curvasDessa estrada

Eu prefiro sonhar com os rios

E lavar minh'alma...
Alguém sentandoÀ beira do caminhoJamais entenderáO que é que eu sinto agoraSou levado pelo movimentoQue tua falta faz...
Havia tanta paz no teu carinhoNa despedida fez um dia lindoQuem sabe tudo estará sorrindoQuando eu voltar...
Ai quem me dera encontrarContigo agoraE esquecer as curvasDessa estradaEu prefiro sonhar com os riosE lavar minh'alma...
Alguém sentandoÀ beira do caminhoJamais entenderáO que é que eu sinto agoraSou levado pelo movimentoQue tua falta faz...
Havia tanta paz no teu carinhoNa despedida fez um dia lindoQuem sabe tudo estará sorrindoQuando eu voltar...
Quando eu voltarAh!Quando eu voltarAh! Ah! Ah! Ah!Quando eu voltarAh! Ah!Quando eu voltar...

Morena de Angola (Rebolo)


Morena de Angola Clara Nunes. Letra: Chico Buarque Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela? Será que a morena cochila escutando o cochicho do chocalho? Será que desperta gingando e já vai chocalhando pro trabalho? Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela? Será que ela tá na cozinha guisando a galinha à cabidela? Será que esqueceu da galinha e ficou batucando na panela? Será que no meio da mata, na moita, a morena ainda chocalha? Será que ela não fica afoita pra dançar na chama da batalha? Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela Passando pelo regimento ela faz requebrar a sentinela Será que quando vai pra cama a morena se esquece dos chocalhos? Será que namora fazendo bochicho com seus penduricalhos? Será que ela tá caprichando no peixe que eu trouxe de Benguela? Será que tá no remelexo e abandonou meu peixe na tigela? Será que quando fica choca põe de quarentena o seu chocalho? Será que depois ela bota a canela no nicho do pirralho? Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela Eu acho que deixei um cacho do meu coração na Catundela Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela Morena, bichinha danada, minha camarada vem me vela.




O SENTIDO DA VIDA RESTAURADO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO




Como fizemos alusão acima, o real sentido, tanto agora como na eternidade, é encontrado ao se restaurar o relacionamento com Deus, relacionamento que foi perdido quando Adão e Eva caíram em pecado. Hoje, este relacionamento com Deus somente é possível através de Seu Filho, Jesus Cristo (Atos 4:12; João 14:6; João 1:12). A vida eterna é recebida quando alguém se arrepende de seu pecado (ao não querer mais continuar nele, mas que Cristo o mude e faça dele uma nova pessoa) e começa a confiar em Jesus Cristo como Salvador (veja a questão “Qual é o plano da salvação?” para mais informações sobre este assunto tão importante).Porém, o real sentido da vida não é encontrado meramente em descobrir Jesus como Salvador (apesar do quão maravilhoso ser). Ao invés disso, o real sentido da vida é encontrado ao se começar a seguir a Cristo como Seu discípulo, aprendendo Dele, passando tempo com Ele na Sua Palavra, a Bíblia, tendo comunhão com Ele em oração e caminhando com Ele em obediência aos Seus mandamentos. Se você é um descrente (ou talvez um novo crente), você deve estar dizendo a si mesmo: “Isto não me soa assim tão incrível e realizador!” Mas por favor, leia um pouco mais. Jesus fez as seguintes declarações:“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). “...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10b). “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 16:24-25). E nos Salmos encontramos o seguinte: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4).O que todos estes versículos estão dizendo é que nós temos uma escolha. Nós podemos continuar buscando guiar nossas próprias vidas (com o resultado de vivermos uma vida vazia) ou podemos escolher seguir a Deus buscando Sua vontade para as nossas vidas com todo o nosso coração (o que resultará em uma vida vivida por completo, tendo os desejos do nosso coração atendidos e encontrando contentamento e satisfação). Isto é assim porque o nosso Criador nos ama e deseja o melhor para nós (não necessariamente a vida mais fácil, mas a com mais satisfação).Para finalizar, eu gostaria de compartilhar uma analogia emprestada de um amigo pastor. Se você é um fã de esportes e decide ir a um jogo profissional, você pode poupar algum dinheiro e pegar um lugar “bem baratinho”, longe da ação, nas posições mais altas do estádio, ou você pode gastar bem mais e ficar bem perto e aproveitar com mais vivacidade a ação. É assim na vida Cristã. Assistir à obra de Deus EM PRIMEIRA MÃO não é para os cristãos de domingo. Eles não pagaram o preço. Assistir à obra de Deus EM PRIMEIRA MÃO é para o discípulo de Cristo que o é de todo o coração, aquele que parou de ir atrás das suas próprias vontades a fim de seguir os propósitos de Deus em sua vida. ELES pagaram o preço (rendição completa a Cristo e a Sua vontade); eles estão vivendo a vida ao máximo; e eles podem encarar a si próprios, seus amigos e seu Criador sem remorsos! Você já pagou o preço? Sente vontade? Se a resposta é sim, você nunca mais sentirá fome de sentido e propósito

Qual é o Sentido da Vida?



Qual é o sentido da vida? Como posso encontrar propósito, realização e satisfação na vida? Terei o potencial de realizar algo de significância duradoura? Há tantas pessoas que jamais pararam para pensar no sentido da vida. Anos mais tarde elas olham para trás e se perguntam por que seus relacionamentos não deram certo e por que se sentem tão vazias, mesmo tendo alcançado algum objetivo anteriormente estabelecido. Um jogador de baseball que alcançou o hall da fama deste esporte foi questionado sobre o que gostaria que lhe tivessem dito quando ainda estava começando a jogar baseball. Ele respondeu: “Eu gostaria que alguém tivesse me dito que quando você chega ao topo, não há nada lá.” Muitos objetivos revelam o quanto são vazios apenas depois que vários anos foram perdidos em sua busca.
Em nossa sociedade humanística, as pessoas vão atrás de muitos propósitos, pensando que neles encontrarão sentido. Entre eles estão: sucesso nos negócios, prosperidade, bons relacionamentos, sexo, entretenimento, fazer o bem aos outros, etc. As pessoas já viram que, mesmo quando atingiram seus propósitos de prosperidade, relacionamentos e prazer, havia ainda uma grande lacuna interior – um sentimento de vazio que nada parecia preencher.O autor do livro Bíblico de Eclesiastes expressa este sentimento quando diz: “Vaidade de vaidades, ...tudo é vaidade.” Este autor tinha prosperidade além da medida, sabedoria maior que de qualquer homem de seu tempo ou do nosso, mulheres às centenas, palácios e jardins que eram a inveja de outros reinos, a melhor comida e o melhor vinho e toda a forma possível de diversão. E ele disse, em dado momento, que qualquer coisa que seu coração quisesse, ele buscava. E mesmo assim ele resumiu a “vida debaixo do sol” (a vida vivida como se tudo o que nela há é o que podemos ver com nossos olhos e experimentar com nossos sentidos) como sendo sem significado! Por que existe tal vazio? Porque Deus nos criou para algo além do que nós podemos experimentar aqui e agora. Disse Salomão a respeito de Deus: "Ele também pôs a eternidade no coração dos homens..." Nos nossos corações, nós sabemos que o “aqui e agora” não é tudo o que há.Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, vemos que Deus criou a humanidade à Sua imagem (Gênesis 1:26). Isto significa que nós somos mais parecidos com Deus do que com qualquer outra coisa (qualquer outra forma de vida). Nós também vemos que antes da humanidade cair em pecado e a maldição vir por sobre a terra, as seguintes afirmações eram verdadeiras: (1) Deus fez o homem uma criatura social (Gênesis 2:18-25); (2) Deus deu trabalho ao homem (Gênesis 2:15); (3) Deus tinha comunhão com o homem (Gênesis 3:8); e (4) Deus deu ao homem domínio sobre a terra (Gênesis 1:26). Qual o significado disto? Eu creio que Deus tinha como intenção, com cada uma destas coisas, acrescentar realização a nossa vida, porém tudo isto (especialmente a comunhão do homem com Deus) foi adversamente afetado pela queda do homem em pecado e conseqüente maldição sobre a terra (Gênesis 3).No Apocalipse, o último livro da Bíblia, ao final de muitos outros eventos do fim dos tempos, Deus revela que Ele irá destruir a atual terra e céu que conhecemos e conduzir-nos ao estado eterno, criando um novo céu e uma nova terra. Neste tempo, Ele irá restaurar a comunhão total com a humanidade redimida. Alguns da humanidade terão sido julgados indignos e jogados ao Lago de Fogo (Apocalipse 20:11-15). E a maldição do pecado será eliminada; não haverá mais pecado, tristeza, doença, morte, dor, etc. (Apocalipse 21:4). E aqueles que crêem herdarão todas as coisas; Deus habitará com eles, e eles serão Seus filhos (Apocalipse 21:7). Portanto, chegamos ao ponto inicial de que Deus nos criou para termos comunhão com Ele; o homem pecou, quebrando tal comunhão; Deus restaura esta comunhão completamente no estado eterno com aqueles julgados dignos por Ele. Agora, passar a vida inteira alcançando qualquer coisa e todas as coisas apenas para morrer separado de Deus pela eternidade seria mais do que fútil! Mas Deus providenciou uma maneira não apenas de tornar possível a eterna alegria espiritual (Lucas 23:43), mas também para vivermos esta vida com satisfação e sentido. Então, como esta eterna alegria espiritual e o “céu na terra” são obtidos?

Toda Mulher dever Ser...


Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.Como a esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.

Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.

Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitórias do povo de Deus.

Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor!Como Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.

Como Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta.

Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo!

Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida!

Como Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada a té hoje!

Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou!Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagem de Deus.

Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difíceis!

Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como nós, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança!

Que eu e você sejamos como elas, todos os dias, aliançadas com Jesus!

O Caminho, a Verdade e a Vida


Sem o Caminho, não há progresso; sem a Verdade, não há conhecimento; sem a Vida não se pode viver. Eu sou o Caminho que tu deves seguir; a Verdade em que deves acreditar; a Vida em que deverás ter esperança. Eu sou o Caminho imperecível, a Verdade infalível, a Vida eterna. Eu sou o mais nobre dos Caminhos, a Verdade última, a Vida verdadeira, abençoada e não criada. Se percorreres o Meu caminho, conhecerás a Verdade, e a Verdade libertar-te-á, e será tua a Vida eterna.

Se quiseres entrar na Vida, observa os Meus Mandamentos. Se desejas conhecer a Verdade, crê em Mim. Se quiseres ser perfeito, vende tudo o que tens. Se quiseres ser Meu discípulo, renuncia a ti mesmo. Se desejas possuir a Vida abençoada, despreza a tua vida presente. Se queres ser exaltado no Céu, sê humilde neste mundo. Se desejas reinar Comigo, leva a cruz Comigo(...)

"Eis que estou à porta e bato. Se abrires, entrarei e cearei contigo!"Hoje Jesus está batendo à porta do seu coração. Ele conhece sua vida, seus sofrimentos, suas necessidades e sabe que a única coisa que pode fazer você feliz, é esse encontro de amor com Ele.Mesmo sem que você O reconheça, sem que O mereça, Ele vem ao seu encontro com o desejo de transformar todas as coisas em sua vida. Ele quer mudar sua história e fazer você encontrar o tesouro que o mundo esconde de você. Jesus quer lhe mostrar o caminho para você chegar a esse precioso legado. Essa herança quem conquistou para você, foi o próprio Jesus quando morreu na cruz no seu lugar por causa dos seus pecados: você se tornou filho de Deus, herdeiro do reino do céu.Mas, talvez, pelas circunstâncias da sua vida, você nem soubesse disso ou, quem sabe, com o passar do tempo, você tenha se esquecido e se tornou tão auto-suficiente que achou não precisar de Deus.Hoje é o dia em que o Senhor está batendo porque ouviu seu lamento, viu suas lágrimas... Ele espera que você ouça seu chamado, abra seu coração e O convide a entrar na sua vida definitivamente como seu Senhor e Salvador.Não endureça seu coração! Não deixe passar essa oportunidade porque pode ser sua última chance.Se você quiser, você pode orar assim :" Eu abro as portas do meu coração, te dou livre acesso Senhor!Pois com Teu braço forte, realizas podígios.Pois com Teu braço forte, Senhor, me ergues do chão!"Jesus, eu desejo que sejas o meu Salvador. Quero que o Senhor venha renovar todas as coisas em mim. Eu preciso que venhas tomar posse do que é Teu e expulses todas as obras do malignoque trazem a morte para minha vida. Reconheço que não sou digna do Teu amor e da Tua misericórdia, mas sei que posso confiar e me entregar em Tuas santas mãos sem medida.Agora, ouvindo Tua voz me chamando pelo nome, respondo com toda a minha alma:Vem, Senhor Jesus, fica comigo até que eu possa estar contigo na eternidade para Te adorar com os anjos e com os santos num louvor sem fim! Fica comigo, Senhor, para que eu jamais Te abandone novamente!!!

10/01/2011

Análise SWOT


O termo SWOT é uma combinação das primeiras letras das palavras (em inglês) Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e costuma ser creditada a dois professores da Harvard Business School, nos Estados Unidos.
A ferramenta – conceito Análise SWOT é utilizada para fazer a análise de um ambiente, que visa o planejamento estratégico ou o gerenciamento de uma empresa. Ela é tão simples de usar que pode ser empregada desde a criação de uma pequena empresa até a gestão de uma grande multinacional.Esta análise é exposta em uma grade do tipo 2×2 e divide o ambiente em: ambiente interno ( Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e as fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa no mercado e se relacionam, quase sempre, a fatores internos – pessoas, modelo de gestão, etc. Já as oportunidades e ameaças são as antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos (novos concorrentes, mudanças econômicas, etc).Se no ambiente interno houver algum ponto forte, ele deve ser incentivado, e se um ponto franco ficar evidente, ele deve ser controlado ou minimizado.No ambiente externo que esta fora do controle da empresa, deve ser monitorada com freqüência, para aproveitar oportunidades e evitar ameaças, para que elas sejam combatidas e não causem grandes percas a empresa.
A comparação entre pontos fortes e fracos junto com as oportunidades de mercado e
ameaças lhe permitirá responder as seguintes questões:
1. Como posso tirar vantagem das novas oportunidades, utilizando meus pontos
fortes?
2. Quais pontos Fracos posso melhorar?
3. Com quais pontos fortes é possível neutralizar as ameaças?
4. Quais ameaças, aliadas às fraquezas, preciso temer mais?
Conclusão
Logo, após ter realizado uma Análise SWOT você será capaz de observar as vantagens e
os pontos fracos de sua organização de maneira mais transparente, bem como sua
situação perante o mercado. O Uso da técnica de mapeamento mental para desenvolver
uma Análise SWOT, irá lhe ajudar a estruturar a
informação disponível da sua companhia ou um produto no mercado, bem como ter uma
boa visão de sua situação atual e do desenvolvimento de seus prospectos.

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas como parte do plano de marketing ou do plano de negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). A idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação. Neste tutorial serão detalhados os conceitos que envolvem a realização de uma análise SWOT.
· (S) Strengths (Pontos Fortes, de origem interna)
· (W) Weaknesses (Pontos Fracos, de origem interna)
· (O) Opportunities (Oportunidades externas)
· (T) Threats (Ameaças externas)


· Resumo
·
· Uma análise SWOT pode trazer à organização que a utiliza um conjunto de informações importantes para a tomada de decisões.
·
· Quando realizada através de Mapas Mentais, temos condições de conduzir reuniões rápidas com clientes e membros da equipe para o levantamento de pontos que irão nos ajudar em uma análise mais completa.
·
· Para completar, os Mapas Mentais nos permitem rapidamente ampliar a visão que temos dos pontos registrados durante a reunião, de forma a identificarmos seus componentes mais importantes (como em uma estrutura analítica de projetos) e até mesmo trabalhar em uma rápida divisão de tarefas entre os participantes de uma reunião para uma efetiva tomada de decisão.
A análise SWOT pode servir para se avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma equipe, etc. Para cada um destes itens, fazemos perguntas similares a:

Pontos Fortes:
· O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem?
· Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
· O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?

Pontos Fracos:
· No que você pode melhorar?
· Onde você tem menos recursos que os outros?
· O que outros acham que são suas fraquezas?

Ameaças:
· Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ?
· O que seu concorrente anda fazendo?

Oportunidades:
· Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
· Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor?

Arquivo do blog