30/12/2006

Mãos




Há mãos que sustentam e mãos que abalam. Mãos que limitam e mãos que ampliam. Mãos que denunciam e mãos que escondem os denunciados. Mãos que se abrem e mãos que se fecham. Há mãos que afagam e mãos que agridem. Mãos que ferem e mãos que cuidam das feridas. Mãos que destroem e mãos que edificam. Mãos que batem e mãos que recebem as pancadas por outros. Há mãos que apontam e guiam. Mãos que são temidas e mãos que são desejadas e queridas. Mãos que dão com arrogância e mãos que se escondem ao dar. Mãos que escandalizam e mãos que apagam os escândalos. Mãos puras e mãos que carregam censuras. Há mãos que escrevem para promover e mãos que escrevem para ferir. Mãos que pesam e mãos que aliviam. Mãos que operam e que curam e mãos que "amarguram". Há mãos que se apertam por amizade e mãos que se empurram por ódio. Mãos furtivas que traficam destruição e mãos amigas que desviam da ruína. Mãos finas que provam dor e mãos rudes que espalham amor. Há mãos que se levantam pela verdade e mãos que encarnam a falsidade. Mãos que oram e imploram e mãos que "devoram". Mãos de CAIM que matam. Mãos de JACÓ que enganam. Mãos de JUDAS que entregam. Mas há também as mãos de Simão, que carregam a cruz, e as mãos de Verônica, que enxugam o rosto de JESUS. Onde está a diferença???
Não está nas mãos, mas no coração!!! É na mente transformada que dirige a mão santificada, delicada. É a mente agradecida que transforma as mãos em instrumentos de graça. Mãos que se levantam para abençoar, mãos que baixam para levantar o caído, mãos que se estendem para amparar o cansado. São como as mãos de Deus que criam, que guiam, que salvam; que nunca faltam. Existem mãos... e mãos... As tuas, quais são? De quem são? Para que são?
(Izac Aço)


Rabiscado por mim, Gabi Gabriela

17/12/2006

FIQUE ATENTO AOS DESPERDIÇADORES DE TEMPO


Ausência de foco - Reuniões onde tudo é discutido menos o que realmenteinteressa; pedidos confusos e projetos mais do que genéricos onde tudo - aomesmo tempo nada - é exigido, atrapalham a produtividade de qualquerprofissional.

Falta de Concentração - bate-papo no corredor, televisão, revistas, tudo émotivo para o profissional se desconcentrar e deixar de lado a tarefa queestava realizando.

Ausência de planejamento - alguns profissionais não têm o costume de listarsuas tarefas e realizam as atividades conforme elas vão surgindo. Com isso,deixam de dar prioridade àquelas que são mais importantes.

Acomodação - desmotivado, exercendo há muito tempo a mesma função, anos namesma empresa: seja qual for a razão muitas vezes o profissional se acomodae deixa de procurar fatos e processos novos em sua área de atuação.

Procrastinação - deixar para amanhã tarefas que poderiam ser feitas hoje. Aconseqüência é o acúmulo de trabalho e projetos mal feitos.

Ser refém do celular - há profissionais que não conseguem viver sem o 'dito'e, de ferramenta para maximizar o tempo, o telefone torna-se um suplício.Tocando incessantemente no meio de reuniões e projetos o celular é uminimigo da concentração e da produtividade.

Usar o e-mail de forma errada - checar a caixa de entrada toda hora, perdertempo com mensagens que nada tem a ver com o trabalho e ficar repassandopiadas e correntes são atitudes que fazem com que o profissional perca tempoe não consiga dar conta de todas as suas tarefas.

* Fonte: Relatório MR&G. Extraído do boletim informativo "Humor Esável nº17", da psicóloga Izabel Failde.
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes


1) Seja proativo. Com freqüência nos sentimos vítimas da tecnologia - e-mail,pagers, celulares, fax. Tornamo-nos escravos dela. A próxima vez que receberum e-mail, porém, considere como você pode gerenciar a tecnologia em suavida. Podemos decidir, por exemplo, realizar trabalhos mais importantes ecriativos nas primeiras horas da manhã, deixando para responder mensagens aolongo do dia. Você pode ainda avisar seus amigos que não responderámensagens até uma determinada hora do dia. Em casa, desencoraje ligaçõessobre trabalho e dê mais atenção a família.


2) Comece tendo seus objetivos em mente. Pergunte-se "O que eu quero escritoem meu túmulo quando morrer? O que dá direção e significado à minha vida?Estou fazendo alguma coisa para atingi-los?" Muitas pessoas decidem não sóter uma lista de objetivos pessoais como também ma que inclua a família. Atecnologia pode facilitar essa tarefa porque torna a comunicação mais fácilentre as pessoas distantes. Saber das novidades via e-mail é uma ótima formade não perder contato com quem está longe. Parentes podem usar serviços demensagem instantânea - ICQ, entre outros - para se comunicar com maisfacilidade.

3) Ponha em primeiro lugar as coisas mais importantes. Sentimo-noscompelidos a parar tudo para atender um telefone.O problema é que,geralmente, essas interrupções muitas vezes são inúteis. A tecnologia podenos ajudar a organizar a vida e nos manter atualizados com nossoscompromissos.


4) Pense em vencer em conjunto. Lembre-se de que a tecnologia pode fazer acomuncação mais eficiente - mas não necessariamente mais efetiva. Paraconstruir relacionamentos de alta qualidade, é importante manter contatoscom as pessoas. A segunda melhor alternativa é conversar por telefone. Só emseguida vêm o e-mail e as mensagens de voz.


5) Procure primeiro compreeender e, então, ser compreendido. Aprenda aouvir. Se você conhece tecnologia profundamente, não seja intransigente comaqueles que têm dificuldade no assunto. Você vai estar se distanciando daspessoas. Ajude-as a aprender.


6) Crie sinergias. Quando as pessoas não podem se reunir pessoalmente pararesolver um problema, video-conferência e mensagens instanâneas permitem queelas interajam em tempo real. Para as famílias, é possível fazer a mesmacoisa usando sites que oferecem fóruns seguros e privados onde podemconversar, colocar avisos e agendar festas.


7) Mantenha-se afiado. O mau uso da tecnologia geralmente significa perdercontato com a natureza. Por isso, de vez em quando dê um tempo do computadore do celular para um passeio em algum parque.De todos os hábitos citados acima, Paulo Kretly coloca o de número 5 como omais desafiador. "Para praticar esse hábito você precisa se colocar no lugarda outra pessoa, ser humilde para admitir que errou e, acima de tudo,aprender a ouvir mais e falar menos".

(DESCONHEÇO AUTORIA)
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA

PONTOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ


Demétrio Luiz Pedro Bom Júnior


Este artigo segue a proposta e as colocações feitas num texto anterior,publicado pela minha pessoa, cujo título é "Será que comunicamos bem?".Neste texto, a intenção é definir alguns pontos para que podemos atingirnossos objetivos, sobre qualquer assunto, com uma comunicação bem aplicada.Lembro que este artigo não é uma auto-ajuda, mas trás informações que podemser úteis em nossas conversas, reuniões, relacionamentos, etc.Nos próximos textos procurarei detalhar mais sobre cada ponto aqui colocado,com a finalidade de "melhorar" a comunicação. O foco aqui é na comunicaçãopessoal, de forma verbal; mas como muitas empresas utilizam cartas, ofícios,e-mails, quadros de avisos, para divulgarem comunicações, este e os próximosartigos procurarão levantar exemplos e situações também sobre a comunicaçãopor gestos, escrita e de outras formas não-verbais.Abaixo seguem tais pontos ou abordagens para uma boa comunicação. Espero queconsigam compreender o que está sendo colocado aqui e que tenham uma leituraagradável, pensando como aplicar tudo isso da melhor maneira possível. Ospontos para uma comunicação mais eficaz são:* Saiba ouvir: podemos dizer que isso é o segredo de uma boa comunicação.Muitas pessoas nos falam que temos dois ouvidos, dois olhos... e só umaboca; que devemos pensar duas vezes antes de falar ou ouvir mais. Isto éverdade. É constrangedor quando queremos falar algo e uma pessoa não deixa,interrompendo com comentários e com suas razões, não é verdade?Também é válido dizer aqui que o líder, muitas vezes, é aquele que ouve aspessoas, e com isso tira conclusões ou decisões sábias, que conseguemagradar praticamente a todos ou a maioria. Portanto, devemos ouvir mais aspessoas (todas elas), mesmo que seja algo sem importância; mas só de ouvir edar atenção podemos ganhar respeito e confiança do interlocutor, além desempre aprendermos com o que ouvimos. Uma outra dica é repetir o que apessoas está falando, deixando entendido o recado ou a mensagem, evitandoconflitos e deixando a outra pessoa (emissora) mais segura sobre o fato damensagem ter sido compreendida.* Saiba ouvir críticas: se saber ouvir já é difícil, imagina ficar ouvindocríticas sobre os outros e sobre você! É complicado. Muitas pessoas nãoaceitam que outros falem "mal" sobre elas mesmas, principalmente se estaspessoas são de níveis hierárquicos mais baixos na empresa. Porém, ouvircríticas e realizar auto-críticas fazem parte de uma aprendizagem que nosleva a saber trabalhar e viver em equipe e conhecermos melhor nós mesmos.Ouvir críticas e pensar sobre isso é algo sábio e proveitoso, mas é umexercício que leva tempo e paciência; mas que, com certeza, nos fazem serpessoas melhores, principalmente num relacionamento interpessoal.* Conheça a cultura do lugar: nosso país é composto por diversas culturas,que influenciam nos costumes, nos gostos, nos gestos e nas falas. Antes deexpressar, saiba entender o que se passa no local ou com as pessoas, no mododelas falarem e ouvirem, as palavras ou expressões características etc. Issoé um exercício que faz com que você se aproxime das pessoas e consigatransmitir recados de um modo mais eficiente. Essa integração pode serfundamental para empresas que trabalham em várias regiões e com muitaspessoas. No artigo "Será que comunicamos bem?", expliquei sobre os filtrosque fazemos quando observamos ou ouvimos algo (recepção). Estes passoscomentados até agora nos ajudam também a trabalhar com estes filtros,buscando ampliar nossa percepção e diminuir estereótipos e rótulos quefazemos sobre coisas e pessoas.* Saiba expor: até este momento os pontos abordados no texto foram voltadosmais para a observação do que para a exposição da comunicação. Qualquer queseja a forma de expressar a comunicação (falada, escrita, gestual e outras).Expor bem o que deseja é fundamental para a qualidade da comunicação.Citando novamente os filtros, imagine agora que, ao comunicarmos algo, quemestá recebendo este estímulo também está filtrando, dentro de sua formação,experiência, cultura etc.Fazer com que a pessoa realmente entenda é uma tarefa um tanto difícil;muitas vezes ficamos com a impressão de que a pessoa entendeu o recado, porexemplo, sobre como fazer um trabalho e no momento de vermos o resultado,este está diferente do esperado, pois a pessoa não entendeu o que procuramosexplicar, fazendo da forma que ela pensou ter entendido...complicado, não?Exponha com objetividade e clareza o que você deseja, repetindo se fornecessário, usando de palavras adequadas e fáceis de serem lembradas. Sercalmo ou paciente ajuda numa comunicação e numa exposição de idéias maisseguras, gerando melhor receptividade do interlocutor.* Seja breve e objetivo: na verdade este ponto complementa o anterior. Alémde saber expor bem as idéias e o que deseja, seja breve... isto não cansatanto o interlocutor e cria menos confusão. Tenha objetividade, sem fazer"círculos", ou seja, indo mais direto ao assunto; isto evita expectativasnegativas e faz com que a comunicação seja mais proveitosa. Um exemplo: numquadro de avisos as pessoas preferem ler aqueles que possuem letras grandese poucas palavras, pois recebem o recado de forma rápida, do que ocontrário, pois há uma "resistência" em algumas pessoas em ficarem lendo ououvindo avisos, comunicados ou conversas demoradas e cansativas.O uso de expressões chamativas e agradáveis também ajuda neste caso.Perguntar algumas vezes se as pessoas ou interlocutores entenderam amensagem é uma forma de obter feedback da comunicação e saber melhor se orecado foi claro e objetivo.* Evite excessos: este ponto aprofunda um pouco mais sobre sermos claros eeficazes com a comunicação. Evitar excessos significa diminuir as repetiçõesde palavras ou da mensagem. Repetir pode ajudar a outra pessoa ou receptorentender, mas uma repetição exagerada pode gerar conflitos e tornar acomunicação monótona ou desagradável.Deve-se evitar também o excesso de jargões, sendo aconselhável falar numatonalidade compreensível, sem gritarias ou tons baixos de voz, mas sim comuma tonalidade agradável, frisando o que é importante. É importante reforçarque deve-se evitar palavras "chulas" ou aquelas complicadas.* Mantenha padrões: aqui é importante saber manter o padrão da comunicação.Se você costuma usar exemplos, é interessante manter isso. Porém, a forma deexpressar as mensagens e seus conteúdos, com objetividade e clareza, deveser adequada ao público, podendo ser mais formal ou mais informal dependendoda situação, das pessoas, do assunto etc.O importante é manter o estilo, afim de evitar confusões e conflitos; masevitar gírias e o excesso de formalidade (palavras não muito usuais, porexemplo) ajudam a manter um padrão bom de comunicação, além de saber seexpressar da forma correta o idioma, pois muitas vezes o que falamos oucomunicamos tornam-se exemplos para os interlocutores, especialmente aquelescom quem relacionamos em nossa família e no ambiente de trabalho. Masacompanhar tendências e ser flexível é importante também; este ponto serácomentado mais adiante.* Faça associações: o uso de exemplos pode ser eficiente quando foca arealidade ou quando é algo próximo da realidade do interlocutor,especialmente no seu cotidiano. Assim, há uma comprovação maior do que estásendo comunicado, gerando uma confiança e uma compreensão maior da mensagem.Neste sentido, o uso de fatos passados ou históricos também podem reforçar oque se deseja com o comunicado, fazendo associações com o que já foi feitoantes, usando também de exemplos sobre outros lugares ou pessoas (comparandoempresas, por exemplo) ou do cotidiano como já falado, é sempre uma forma dereforçar a importância da mensagem, sua aplicação e utilidade.* Seja coerente: além de manter um certo padrão, como já comentado antes,comunicar algo coerente transmite credibilidade e torna a compreensão e aexecução da comunicação mais fácil e eficaz. Fazer aquilo que fala tambémtorna coerente o que está sendo comunicado. Quantas vezes não percebemos,por exemplo numa empresa, a situação em que um líder ou "chefe" nos falapara fazermos algo (ordem), mas ele mesmo não cumpre o que foi pedido? Issogera descrédito, uma certa desmotivação e o ambiente organizacional ficaconfuso, podendo as pessoas perderem respeito pelas decisões. Então, oimportante é sempre ser transparente com aquilo que fala e faz, tornando-secomprometido com a sua própria comunicação.* Acompanhe as mudanças: sempre surgem novos conceitos, idéias, tecnologiasetc. Ser um comunicador voltado para as tendências, novidades e atualidadesé fundamental para transmitir maior credibilidade e mostrar competência coma comunicação. Sempre surgem novos termos, novas definições, novas formas(meios e canais) de se comunicar; usar tudo isso de forma bem aplicada,coerente e eficiente, gera uma comunicação igualmente eficaz, comcredibilidade, respeito e entendimento correto.Sempre surgem novos exemplos, novas situações e novas aprendizagens. Cabe acada um de nós percebemos estas mudanças, sendo flexíveis, para semprebuscarmos uma comunicação franca, aberta e moderna, sempre respeitando arealidade do meio organizacional ou de outros meios em que vivemos (cultura,expressões, nível de conhecimento, entre outros) para sermos realmenteeficazes.Este artigo procurou discutir alguns pontos primordiais para uma boacomunicação. Cada um de nós deve refletir sobre essas abordagens e devemostentar perceber como comunicamos. Estou ciente que cada um de nós podeinterpretar o conteúdo deste texto de forma diferente um do outro, poistemos nossos próprios filtros; mas se o texto conseguir criar uma reflexão euma percepção maior sobre a comunicação eficaz, o objetivo do estará sendoatingido.Concluindo, deixo uma frase como lembrança: "Idéias boas devem ser semprecomunicadas, mas se forem mal informadas ou compreendidas, podem sertransformar em idéias ruins".


RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA

AÇÕES QUE GERAM RESULTADOS


Por Gisèle de Oliveira*

O Feedback 360º é uma ferramenta que analisa um grupo de competências
essenciais e específicas. Por ser avaliado por pessoas do seu convívio, o
profissional tem uma fotografia de como ele é visto pelo meio

O mundo dos negócios tem exigido cada vez mais um aperfeiçoamento constante
e o desenvolvimento de habilidades que, muitas vezes, o profissional não
possui ou simplesmente não sabe em qual grau as possui, o que pode acabar
ocultando um talento em potencial. Por isso uma avaliação objetiva e prática
torna-se tão relevante na condução de uma carreira bem-sucedida. É nesse
contexto que o Feedback 360º pode ser tornar uma ferramenta importante no
desenvolvimento de potenciais que estão apenas esperando para ser
despertados.

A grande vantagem do Feedback 360º é que ele proporciona ao avaliado a
percepção que as pessoas com as quais ele se relaciona têm a seu respeito,
possibilitando a identificação de pontos fracos e deficiências a serem
corrigidos, reforçar as características positivas, ou seja, propicia um
conhecimento melhor de si mesmo, confrontando a imagem que ele faz de si
mesmo - que muitas vezes não está de acordo com a realidade - com aquela que
os outros têm a seu respeito e que pode estar mais próxima do "eu real". "O
360º é uma ferramenta que analisa um grupo de competências essenciais e
específicas. Por ser avaliado por pessoas do seu convívio, o profissional
tem uma fotografia de como ele é visto pelo meio. E contra fatos não há
argumentos", afirma Jorge Gounaris, diretor da Brightlink.

Se, por um lado, ser avaliado e olhar-se no espelho dá medo, por outro, o
feedback pode revelar expectativas que os outros têm a nosso respeito e que
julgávamos não ser capazes de corresponder. Na verdade, dependem mais de um
esforço pessoal na tentativa de desenvolver habilidades que ainda não foram
trabalhadas do que da falta de talento para ocupar uma posição. "Com o
resultado em mãos, o profissional sabe como é visto pelas pessoas e, se ele
souber trabalhar suas deficiências e investir em seus pontos fortes, pode
tornar-se um talento dentro da empresa", diz Gounaris.

O fato de ser avaliado por pessoas de seu convívio é outro ponto positivo do
360º, já que seu resultado acaba tendo mais credibilidade do que uma
avaliação tradicional, normalmente feita por um psicólogo. "Muitas vezes, a
avaliação tradicional acaba gerando controvérsias e dúvida do avaliado, que
pega o resultado e diz: 'eu não sou assim'. O 360º é um modelo muito mais
real e pode provocar uma auto-avaliação, uma reflexão muito maior e, a
partir daí, ajudar no desenvolvimento de talentos", declara o diretor.

Como é a avaliação

Para evitar um resultado tendencioso e manter a credibilidade da avaliação,
certos critérios são respeitados ao se aplicar o Feedback 360º. O avaliado
escolhe um número mínimo de pessoas que irão avalia-lo. O chefe também
escolhe o mesmo número de avaliadores e assim se compõe o grupo que irá
aplicar o processo. "Dessa forma mantém-se o equilíbrio na hora da
avaliação, já que o grupo - formado por superiores, pares e subordinados -
não é composto apenas por pessoas amigas do avaliado e nem somente por
aquelas que poderiam ter uma postura nem tão amigável em relação ao
profissional, o que dá credibilidade à avaliação", conta Gounaris.

Mas, assim como quase tudo na vida, para se tornar um talento é preciso
buscar as respostas dentro de si mesmo. Não adianta ter os resultados de uma
avaliação em mãos e não processa-los de forma produtiva. O Feedback 360º é
uma ferramenta e cabe ao profissional saber usá-la da melhor maneira
possível para o seu desenvolvimento pessoal e de sua carreira também.


RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA

09/12/2006

TENHA ESPERANÇA


Porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido!
Você faz idéia de como a sua vida está mudada? Você tem consciência que vive um momento rico, importante e intenso?
É porque na verdade, estamos presenciando um momento de transformação em todos os campos, principalmente no campo da informação, né? E o ritmo de mudança em nossa vida tem sido muito acelerado.
Estamos avançando velozmente para uma nova era de percepção e consciência e não nos damos conta disso.
Nada tem ficado fora dessa transformação. Ninguém sabe o que irá acontecer de um dia para outro. Como é que você está reagindo a estes tempos de mudanças cada vez mais rápidas?
Está se agarrando ao passado, ou acompanhando o fluxo das mudanças? Onde estão depositadas suas esperanças?
E apesar de todos os desencontros, de todos os obstáculos, das dificuldades... Apesar das portas fechadas, e que as vezes estão aparentemente fechadas, ainda sim é preciso manter a esperança que vive em você!
A esperança que amanhece com você e percorre o dia todo e se fortalece com as horas.
E quando estiver com os pensamentos confusos e com as idéias não muito claras, não desista! Quando seu caminho estiver tortuoso e sentir que suas chances estão diminuídas, lembre- se da esperança que deve ter sempre.
Afinal, esperança é a certeza de que algo de bom vai acontecer, certo? É a confiança que tudo vai dar certo!
Lembre-se sempre que a esperança move a sua vida, faz você andar pra frente, faz você se sentir gente! E gente importante! Por isso que é bom perguntar todos os dias quais são seus projetos de vida?
Por que e por quem você tem lutado tanto?
Desendureça o seu coração e abra mais a sua mente! Acolha as pessoas em sua vida! Deixe a fé brotar em sua vida. Tenha fé na vida, em você! Tenha fé em Deus! Tenha fé em realizações grandiosas, tá?
E pare de ter sonhos vagos e esperanças pequenas!
Desejo que você nunca desista, porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido! Nenhum!
Bom Dia! Bom divertimento! Sucesso, Saúde e Paz!
"O amor está em você! E a esperança será sempre a sua aliada para libertar os seus medos, o seu orgulho"

(Desconheço Autoria)

Raviscado por mim, Gabi Gabriela

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