22/11/2006

CRISTO E EU


Eu, peregrino. Ele o caminho.
Eu, a pergunta. Ele a resposta.
Eu, a sede. Ele a fonte.
Eu, tão fraco. Ele a forca.
Eu, as trevas. Ele a luz.
Eu, o pecado. Ele o perdão.
Eu, a luta. Ele a vitória.
Eu, o inverno. Ele o sol.
Eu, doente. Ele o milagre.
Eu, o grão de trigo. Ele o pão.
Eu, a procura. Ele, o endereço.
Meu passado e meu presente:em suas mãos.
Meu futuro: todo dele.
Eu, no tempo...
E CRISTO a Eternidade.

(Desconheço autoria)
Rabiscado por mim, Gabi Gabriela.

TRABALHE COM INTELIGÊNCIA


O que é difícil?
O que é fácil?

É apenas uma questão de percepção e atitude.
Seja qual for o trabalho a ser feito ou a tarefa a ser realizada, encare-os como um compromisso com a excelência.
Em geral, isso só requer um esforço um pouco maior do que você normalmente faria.
Quando você está fazendo apenas um trabalho, este pode ser tedioso e difícil.
No entanto quando você o faz com excelência, mesmo que o esforço seja maior, ele não parece tão difícil. De fato, o que com freqüência torna o trabalho difícil é a relutância em fazê-lo.
Quando você encara seu trabalho como uma oportunidade de alcançar a excelência, ele se torna mais do que apenas um trabalho. Seja qual for a tarefa, ela é uma oportunidade para você se expressar e dar o seu melhor.
O fato é que existe trabalho a ser feito. E você tem uma escolha. Você pode encará-lo como uma irritação, e se atormentar enquanto o faz, ou enxergá-lo como uma oportunidade de alcançar a excelência e sentir a satisfação de ter criado algo valioso.

(Desconheço autoria)

Rabiscado por mim, Gabi Gabriela.

O Amor - Corintios 13


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece.Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos.Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

(Desconheço autoria)
Rabiscado por mim, Gabi Gabriela.

DEPENDE DAS MÃOS

Uma bola de basquete nas minhas mãos vale uns R$ 35,00Uma bola de basquete nas maõs do Oscar vale R$ 7.000,00Depende das mãos que a seguram.
Uma bola de volei nas minhas mãos vale uns R$ 25,00
Uma bola de volei nas mãos do Tande vale uns R$ 5.000,00
Depende das mãos que a seguram.
Uma raquete de tenis em minhas mãos nao tem uso algum
Uma raquete de tenis nas mãos do Guga o tornou o numero 1 do Mundo
Depende das mãos que a seguram.
Uma vara em minhas mãos vai manter os animais afastados de mim
Uma vara nas mãos de Moisés abriu o Mar Vermelho
Depende das mãos que a seguram.
Um estilligue nas minhas mãos e apenas um brinquedo
Um estilingue na mãos de Davi se tornou uma arma poderosa
Depende das mãos que o seguram
Dois peixes e cinco pães nas minhas mãos se tornam alguns sanduiches
Dois peixes e cinco pães nas mãos de Cristo alimentaram multidões
Depende das mãos que os seguram.

Pregos nas minhas mãos podem significar a construção de uma casa

Pregos nas mãos de Cristo significaram a SALVAÇÂO DO MUNDO

Depende das mãos ...........


Como voce pode concluir agora, tudo depende das mãos...
Então coloque suas preocupações, seus sonhos, seus anseios, seus temores, seus interesses, SUA FAMILIA, SUA VIDA Nas mãos de DEUS!
Pois TUDO depende das mãos que os tem.

(Desconheço Autoria)

Rabiscado por mim, Gabi Gabriela

21/11/2006

Assembléia na carpintaria


Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia.
Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.
Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa?
Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
"Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes."
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade.
Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!!!
Autor desconhecido
Rabiscado por mim, Gabi Gabriela

OITO BONS PRESENTES QUE NÃO CUSTAM UM CENTAVO.

O PRESENTE ESCUTAR...
Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.
O PRESENTE AFEIÇÃO...
Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem por família e amigos.
O PRESENTE SORRISO....
Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer, "Eu adoro rir com você."
O PRESENTE BILHETINHO...
Pode ser um simples bilhete de "Muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.
O PRESENTE ELOGIO...
Um simples e sincero, "Você ficou muito bem de vermelho", "Você fez um super trabalho" ou "Que comida maravilhosa" faz o dia de alguém.
O PRESENTE FAVOR...
Todo dia, faça algo amável.
O PRESENTE SOLIDÃO...
Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível à esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.
O PRESENTE DISPOSIÇÃO...
A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito.
Desconheço o autor.

08/11/2006

AS 20 PALAVRAS MAIS VENDEDORAS DO MUNDO


AS 20 PALAVRAS MAIS VENDEDORAS DO MUNDO
Por Maurício Góis*

Para aumentar suas vendas é bom começar a usar imediatamente essas palavras
poderosas - Ora, quer dizer que agora para vender é preciso usar palavras
bonitas?! - Palavras bonitas, não! Palavras certas! - Entenda isso e lucre:
para ganhar mais dinheiro hoje você precisa de atitudes vencedoras,
estratégias inovadoras, diagnósticos assertivos, vantagens competitivas,
argumentos dirigidos, capital intelectual, energia motivacional, disciplina,
ousadia, iniciativa e velocidade mas...se usar as palavras exatas você
chegará além do topo do sucesso. Há muito tempo que venho pesquisando essas
palavras incríveis que podem ajudar os profissionais de vendas. Essa
pesquisa mostrou que, para a realidade européia, americana e brasileira, as
20 palavras mais vendedoras do planeta são praticamente as mesmas:

1.NOME: Nunca converse com um cliente sem citar o nome dele várias vezes,
pois o nome é o som mais doce para uma pessoa. Parece óbvio mas há
vendedores que ficam horas a fio com um cliente e só perguntam o nome dele
na hora de preencher o pedido. Quer vender mais? Pronuncie o nome do cliente
com um tom de veludo vocal e sorrindo com os olhos. Você não vende para uma
entidade cósmica e, sim, para uma mente com um rosto.

2. DIMINUIR/ELIMINAR/EVITAR: Segundo nossa pesquisa essas 3 palavras estão
em segundo lugar no topo das mais vendedoras de todos os tempos. Não importa
o que você vende, diga ao cliente: - Meu produto elimina os atritos em até
17%...Ele diminui os índices de refugo e sucata em 9%...Este mecanismo evita
as perdas com eletricidade...Meu serviço elimina suas dores de cabeça na
área de...Levante o problema do cliente e diga a seguir: - Para evitar isso
é que eu estou aqui. Afinal, você é um detetive de necessidades e um
apresentador de alternativas de soluções.

3. COMO: É a terceira palavra mais vendedora do mundo. Ela serve para
abordar, refutar clientes e fechar negócios. Exemplos: Quero lhe mostrar
como o senhor poderá diminuir seus gastos com limpezas em 97%...como reduzir
custos administrativos...Vou lhe mostrar como você poderá aumentar suas
chances de...Como o senhor quer fazer o pagamento: boleto bancário ou
cheque?

4. MAIS: - É uma das palavrinhas mais importantes do mundo das vendas. Ela
tem duas finalidades fantásticas. A primeira é levantar alvos. Jamais
pergunte se o cliente gostou do que você vende, faça a pergunta certa: - O
que mais o senhor gostou? O que ele disser é o ponto fraco dele. Agora é só
atirar argumentos de ouro. Se não fizer essa pergunta você vai disparar
certo em alvos errados. A segunda finalidade do mais é você engatar
benefícios em vantagens, assim: - Se o senhor somar a durabilidade de meu
produto mais a certeza de fornecimento mais a manutenção, mais a garantia,
mais o valor de revenda e mais a tradição de nossa empresa notará que o
preço dele está correto...

5. RESULTADO: Diga ao cliente: - Esses são os resultados que seu concorrente
conseguiu em 5 semanas...As pessoas adquirem esse produto/serviço por causa
de 3 resultados que são...Eu não sou um vendedor de produtos, eu sou um
gerador de resultados...Nossa empresa não vive de vendas, vive da satisfação
dos resultados de nossos clientes...

6. COMPROVADO: Em sexto lugar ficou essa palavra poderosa. Ela tem que estar
presente em todo argumento convincente: - ...Esse é um produto de resultados
comprovados...Os efeitos do que estou lhe dizendo podem ser comprovados por
esse laboratório suiço...Os releases destes jornais, esses gráficos, as
estatísticas e esses testemunhais comprovam o que lhe afirmei...

7. IMAGINE: Se imaginação vale mais que conhecimento, segundo Einstein e
estamos vivendo na Década da Imaginação, então, use a palavra "imagine" para
vender: - Senhor Cardoso, imagine os resultados que conseguirá com este meu
produto/serviço, imagine a ausência deste problema que solucionaremos,
imagine que a mercadoria não custa nada, pois se paga por si só, imagine os
elogios que receberá por ter tomado essa decisão...

8. RETORNO: ...O retorno que o senhor terá deste investimento virá em suas
mãos em menos de 7 semanas...Esse meu serviço retorna para o senhor em forma
de liquidez, rentabilidade e lucratividade imediata...

9. NOVO: Tudo que é novo tende a chamar a atenção, suscitar curiosidade.
Então, abuse da palavra: - Este é um novo produto para se conseguir esse
resultado...É um novo conceito para transformar novidades em soluções...É
uma nova maneira para acabarmos com esse problema...

10. MERECE: Não importa o que o cliente diga, ele sempre merece. Se ele
disser: - Seu preço está alto, diga-lhe: - Senhor Cardoso, o senhor merece
adquirir o melhor pelo menor...O senhor merece um produto deste que
envelhece melhorando...Até na abordagem, use o merece. Se o cliente diz: - O
senhor tem tal produto?, - responda: - Temos, as pessoas gostam muito dele e
eu sei que o senhor merece um produto que reduz custos e maximiza lucros,
concorda?

11. FÁCIL: - Demonstre o que você vende e comente: - ...fácil
manuseio...fácil manutenção...fácil utilização no dia a dia...fácil de
operar...fácil retorno do investimento...fácil revenda...

12. VITAL:...Vital é um adjetivo de forte significado linguístico que, por
não ser apelativo, produz um efeito que outros adjetivos não conseguem.
Diga, então: - Vital importância para sua empresa...é um serviço de retorno
vital para o desempenho de seu fluxo de caixa... é um benefício vital para
sua organização...

13. CONFIANÇA: Vender é agregar valor de confiança: confiança em você, em
sua empresa e, depois, em seus produtos/serviços. Por isso, diga: - Nós
temos um livro de clientes satisfeitos e eles fazem negócios conosco por
causa da confiança que...A confiança que os clientes tem nesse produto
nasceu por causa de três fatos interessantes...

14. SUCESSO: Particularmente, acho essa palavra desgastada mas ela figurou
entre as mais importantes para o ato de vender: ...Esse meu produto/serviço
lhe dá sucesso comprovado em produtividade, competitividade e lucratividade.
Com essa nova máquina o senhor terá uma empresa mais produtiva, competitiva
e lucrativa. Sucesso hoje é ser produtivo para ser competitivo e ser
competitivo para ser lucrativo, o senhor concorda?...Meu produto tem o preço
do sucesso...Esse não é um sapato, é o sucesso em forma de calçado...

15. ECONOMIA: Experimente argumentar com um cliente que acabou de afirmar
que alarmes eletrônicos são caros: - Senhor Souza, pense na economia que
fará com mão de obra difícil, na economia de aborrecimentos com assaltos
insolúveis, no fato de os ladrões evitarem lojas protegidas eletronicamente,
na economia com estresse e....

16. TAMBÉM: É uma das mais poderosas palavrinhas para se criar empatia e
relacionamento sinérgico com o cliente. Serve em todos os tipos de vendas e
situações. Se o cliente disser que o preço está alto, fale: - Então, o
senhor também gosta de bons produtos com preços baixos? Se ele disser que o
prazo de entregas é demorado, empatize: - O senhor também gosta de prazos
curtos como eu?...Bem, até aí você não vendeu, mas deixou claro na mente do
cliente que você tem os mesmos sentimentos dele. Lembre-se: antes da
persuasão, vem a empatia, pois vender é transferência de sentimentos.

17. CONFORTO: Não economize essa palavra. Argumente sempre: - Meu serviço
lhe dará o conforto na área de...Esse sapato é mais que durável, resistente
e bonito, ele lhe dará conforto nos pés enquanto anda...Nosso serviço lhe
dará o benefício do conforto porque...

18. DESCONTO: Em muitas áreas, vender ainda é atrair pelo preço baixo,
conseguir prestígio pelo preço alto e vender pelo preço intermediário. Há
uma atração incrível em vendas quando você diz a um cliente prospectivo: -
Eu vou brigar por um desconto para o senhor...

19. CONCORDA: É uma palavra tão poderosa, mas tão esquecida, que quase
ninguém a usa como recurso de venda. Para vender mais deixe o cliente falar,
mas é preciso que você o escute ativamente. Para isso, apresente um
benefício interessante, seguido de uma pergunta de concordância, assim: -
Conseguir os mesmos resultados com uma peça que lhe dá o triplo de
durabilidade e metade dos custos de manutenção é um bom negócio, concorda?
Uma gravata como essa que combina com elegância máxima e preço mínimo faz
bem à saúde do bolso, concorda? Faça um silêncio empático, ouça a resposta
ativamente e prossiga como um diagnosticador de problemas e gerador de
soluções.

20. POSSO: É uma das mais antigas e mais modernas palavrinhas do planeta
vendas. É moderna porque em tempos de Marketing da Permissão vender é ter
"agressividade afetiva", perguntando ao cliente: - Posso lhe dizer como
aumentar seu faturamento em 17% na área tal e já no segundo bimestre? Posso
lhe contar como seus concorrentes estão ganhando pontos no mercado? Vender é
ainda solicitar o pedido, portanto, abuse do posso: - Posso encomendar duas
peças para começar? Posso lhe entregar segunda pela manhã ou terça pela
tarde? Bem, cada negócio tem suas palavras vendedoras. Existem mais 25 que
são excelentes como lucro, ganhar, qualidade, beneficia, grátis, prestígio,
proposta, serviço, prático, facilita, maior, menor, melhor, combina,
prolonga, rende, dispensa, remove, verdade, valor, otimizar, poderoso,
direito, dinheiro e segurança mas as 20 que apresentamos são as essenciais
para você atingir mais cedo suas metas de vendas. Você merece!


* Maurício Góis é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação e Desempenho de
Alto Impacto.

O PODER DAS 15 TROCAS POR MAURÍCIO GÓIS


O PODER DAS 15 TROCAS Por Maurício Góis* Para ter mais sucesso como empreendedorcomece agora a fazer essas trocas.Você, como empreendedor, está tendo dificuldades em faturar mais? Acha queestá vendendo o almoço para comprar o jantar? É daqueles que dizem: "Se eucomprar um circo, o anão cresce?" Ora, pare de reclamar. Sucessoempreendedor é muito fácil. É apenas uma questão de fazer trocas.
1. TROQUE O FOCO NO CLIENTE PELO FOCO DO CLIENTE.É o começo do sucesso financeiro. Para ter mais resultados comoempreendedor, o importante não são mais as necessidades e desejos docliente, mas o próprio cliente. Ele é maior que suas decisões racionais esuas compras emocionais. Ele não é uma parte de meu negócio. Ele é todo omeu negócio. O foco no cliente continua sendo o meu foco. O foco do clienteé o foco dele. É preciso ouvir mais que necessidades e desejos dele. Osempreendedores campeões ouvem aversões, objeções, reclamações, ansiedades einquietações. Isto é o mesmo que dizer: Troque a venda pela compra. Não váao seu cliente para vender. Vá para comprar. Para comprar seus maisprofundos pensamentos e sentimentos e transformá-los em produtos e serviçossedutores.
2. TROQUE O DE DENTRO PELO DE FORA.Não entendeu? É simples: transforme toda sua empresa num negócio e todo estenegócio num campo de batalha pela preferência do cliente. Lembre-se do velhoconselho do sempre novo Peter Drucker: dentro da organização só existemcustos e expectativas. O lucro está lá fora. O empreendedor burocrata (visãode dentro) sempre será esmagado pelo empreendedor mercadocrata (visão defora).
3. TROQUE OS RICAÇOS PELAS EGUINHAS POCOTÓS.Não é ofensa. É constatação. O Abílio Diniz é um bom pagador. O AntonioErmírio é um bom pagador. O Sílvio Santos é um bom pagador. Mas o povãopobretão lá do bairro Esculhamba a Cueca também é. Vender para pobre estádando mais resultado do que vender para quem está "desclassificado", isto é,não sabe de que classe é. Lembre-se de que o pobre carrega, o rico paga paracarregar e o Zé Classe Média tem vergonha de carregar e não tem dinheiropara pagar. Empreendedores que descobriram os pobres ficaram ricos.
4. TROQUE A SOBREVIVÊNCIA PELA EXPANSÃO.Uma empresa não existe para a sobrevivência e, sim, para a expansão, poiscrescer é você aumentar sua parte no bolo da disputa. Se você quer crescer2% em dois anos, vai tirar estes números de onde? De suas entranhas? Claro,de seus concorrentes. Porém, você poderá pensar: "Mas quem disse que euquero crescer?" Ora, se você não quer, o seu concorrente quer e ele vaitirar espaços de você. Crescer é a única saída, seja para os lados, parafrente ou para cima. Então, no mundo dos negócios, não existe sobrevivênciae sim expansão. Sobrevivência é morte. Crescimento é vida.
5. TROQUE SEUS ANÚNCIOS EM MÍDIAS MASSIFICADAS POR ANÚNCIOS EM MÍDIASSELETIVAS.Se você é um pequeno empreendedor, tudo bem que seu cliente assiste à TVGlobo. Mas como você não tem dinheiro para surpreendê-lo lá na telinha plinplin, então, convença seu cliente com ótimas peças promocionais emmala-direta ou com um texto eficaz de telemarketing. Troque os ataquestiros-de-míssel-para-matar-minhocas pela força direcionada das mensagens derespostas diretas.
6. TROQUE SEUS "SUBORDINADOS" POR COLABORADORES-PARCERIOS-ASSOCIADOS.Em outras palavras: transforme seus funcionários em fãs e seus operários emadeptos. Faça com que seus vendedores comprometidos se tornem clientes; ecom que clientes encantados se tornem vendedores que contem para todo mundoque você existe e é excelente.
7. TROQUE SEUS EXECUTIVOS-GERENTES POR EXECUTIVOS-LÍDERES.É importante "gerir" e "gerar" saídas criativas para seu negócio e, paraisso, troque sua equipe de ação fraca por agentes de reação forte e líderesda mudança. É a única saída.
8. TROQUE ESPECIALISTAS QUADRADOS POR GENERALISTAS MÚLTIPLOS, MAS SEM PERDERO FOCO PRINCIPAL.O especialista fanático só enxerga o que há em seu mundinho. E é tristesaber que, de repente, pode acontecer uma terceira guerra mundial e algunsde seus profissionais fanáticos só sabem mexer com relatórios, tabelas ecálculos.
9. TROQUE SEU ENFOQUE DE CURTO PRAZO POR UM DE LONGO PRAZO.Faça exercícios de futurologia para "prever" possíveis reações de futuro emseu negócio. Liste os possíveis hábitos futuros de seus clientes. Perguntesempre: "Como será meu negócio daqui a cinco, 10 anos?" Não é melhor pensarassim do que ficar apenas corrompido pelo curto prazo? Ou fazer o trimestrepróximo ser melhor que o anterior?
10. TROQUE O GANHO DE PREÇO PELO GANHO DE GIRO.Uma regra esquecida: em tempos turbulentos, é melhor você ganhar no giro doque no preço alto de uma unidade. Todo mundo sabe isso. Mas, por que, então,muitos ainda insistem pelo lado errado?
11. TROQUE AMEAÇAS POR OPORTUNIDADES DE OURO.Seja um profissional de oportunidades, não um oportunista. Para isso,desconvencionalize e abra a sua mente para o futuro. A gigante do passadoWester Union recusou uma nova invenção da Bell que "falava" - o telefone -por julgá-la "sem sentido" (que pena, hem?). Alguns donos de "armazéns daesquina" riram quando surgiram os supermercados. Eles diziam que o clientequeria mesmo é ser atendido pelo dono da loja. Esteja atento: ou vocêaproveita ou cria suas oportunidades, ou fala da crise e se desespera nahistória. Sem fazer história.
12. TROQUE A INCERTEZA PELO PLANEJAMENTO.Se é verdade que não seria necessária a estratégia se não existissemconcorrentes, também é verdade que ninguém precisaria de planejamento se nãohouvesse a incerteza. Liste suas incertezas e depois antecipe as ações esoluções com planejamento. Mas, por favor: cuidado para não ter em mãos umaincerteza bem planejada.
13. TROQUE A DÚVIDA PELO AUTOCONHECIMENTO.Está em dúvida? Não sabe o que fazer com ela? Que tal trocá-la peloquestionamento que gera conhecimento? A primeira coisa a fazer é dividir adúvida em duas partes pelo menos. Exemplo: Eu estoco ou vendo? Fabrico ourepresento? Especializo ou diversifico? Segmento ou globalizo? Trabalho comum só produto ou vários? Invisto no lucro imediato ou no crescimento a longoprazo? Centralizo ou descentralizo? Arrumo um sócio ou agüento a barrasozinho? Devo ser grande num lugar só ou pequeno em vários? Permaneço nestaempresa ou monto um negócio próprio? A seguir, mergulhe nas perguntas quedesentocam respostas: Tenho gosto pelo risco a ponto de assumir a coragemempreendedora? Ora, se tenho espírito empreendedor, mas não quero abrir mãoda segurança do emprego, que tal eu me tornar um empreendedor interno?Vencedores quando estão em dúvida sabem que é do autoconhecimento que nascea autoconfiança.
14. TROQUE DE RAMO OU TROQUE DE RUMOFaça o teste decisivo. Se não der para mudar de ramo, mude de rumo. Façadiferente, vá por outros caminhos, tente um avanço inovador e ataque poroutros flancos. Mas, se depois de fazer tudo certo, a coisa continuar namesma, então, mude de ramo.
15. POR FIM TROQUE O NEGATIVO PELO POSITIVO.Para vencer, você precisa reforçar o positivo que há em você para que onegativo morra de morte natural. Então, comece agora a fazer trocas. Troqueo desânimo pela iniciativa. Troque a reclamação pela ação. Troque aindecisão pela convicção. Troque o temor pelo amor. Troque a vergonha pelacoragem. Troque o fanatismo pelo equilíbrio. Troque o medo de vencer pela féem Deus.É claro que há outras trocas na vida empresarial e não apenas essas 15!Muitas vezes você terá que trocar suas horas com a família pelas engolidasde sapos do mundo dos negócios. Mas acredite: se fizer, agora, essas 15ações essenciais, a vida lhe dará a melhor das trocas que é a do fracassopelo sucesso, a do prejuízo pelo lucro e da ansiedade pela paz. Amém.
*Maurício Góis é palestrante e consultor nas áreas de motivação e desempenhode alta performance.

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